Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

El Guerrero

Membros
  • Total de itens

    10
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por El Guerrero

  1. Alguns chamam esse efeito de "Preto & Branco de alto contraste". No Photoshop, em inglês, há um comando que faz isso, o Threshold (="Limiar", na versão em português).

    Aqui tem um tutorial meu, em português, explicando como fazer o efeito em uma foto: você pode usar a técnica em desenhos também.

    Dicas:

    • Esse comando "Limiar" também pode ser acessado pelo quarto botão, na base da janela de camadas;

    • Nem sempre o efeito fica 100%, varia de imagem para imagem. Para isso, há três soluções: 1) retocar a imagem no próprio Photoshop;

    2) Exportar a imagem e vetorizá-la em um programa vetorial. Recomendo o Inkscape, um programa gratuito e que dá bons resultados. veja este tutorial para a vetorização e baixe o programa no site;

    3) Fazer as duas coisas;

  2. O Inkscape, além de ser um ótimo editor gráfico vetorial (e gratuito!) vem com uma função muito legal que te permite gerar um calendário. Como 2019 está chegando, resolvi fazer um. Distribuí o arquivo para alguns amigos e familiares...e vi que seria uma boa idéia distribuir para mais pessoas.

    Então, editei o calendário em várias versões (quem quiser saber maiores detalhes, veja no final desta postagem) e estou disponibilizando para download. Para baixar, clique aqui.

    Os arquivos estão zipados e será necessário descompactá-los em um computador que possua Windows ou Linux (ou outro sistema operacional que faça isso). A pasta contém quatro arquivos em formato pdf, conforme segue:

    • cld2019_01.pdf - Este arquivo contém um mês por página. É o maior, números grandes e bem legíveis;
    • cld2019_02.pdf - Contém dois meses em cada página. Um pouco menor do que o anterior;
    • cld2019_03.pdf - Menor ainda: aqui serão quatro meses por página;
    • cld2019_04.pdf - Todos os meses do ano em uma única página.

    Configurei todos de modo a serem impressos em folhas de tamanho A4 (21,0 cm x 29,7 cm), na orientação paisagem, com margens de 1 cm de cada lado. Se você utilizar folhas com outras medidas, talvez seja necessário ajustar as artes nos arquivos. Atenção: mesmo imprimindo em A4, é aconselhável configurar a impressora para usar margens de 1cm de cada lado, antes...ou o calendário sairá menor do que o planejado.

    Para quem quer mais detalhes: eu gerei um calendário seguindo as instruções deste tutorial. No meu caso, eu desmarquei a opção "Prencher dias vazios com dias de meses vizinhos", em "Configurações". As cores eu defini antes, conforme o autor do tutorial aconselha. Você deverá informar o código html da cor desejada.  Neste site você poderá consultar três tabelas de cores: escolha as que gosta, não esquecendo de copíar o código, claro.

    Infelizmente não é possível configurar certas coisas no calendário, antes dele ser gerado. Os feriados, por exemplo, precisam ser marcados depois, bem como a descrição deles, na base de cada página. A mesma coisa se você desejar mudar as fontes e cores das letras e números ou adicionar detalhes como bordas ou outros elementos decorativos. Aí você precisará possuir uma maior conhecimento do Inkscape...

     

  3. O Photoshop conta com a Ferramenta de Correção (Patch Tool), este tutorial explica o básico dela. Mas, antes, um aviso: nas minhas experiências com essa ferramenta (embora poucas, porque meu forte não é edição de fotos), notei que essa ferramenta pode ser uma boa solução em algumas imagens...porém não tão boa em outras. Às vezes, a solução era usar, mesmo a velha e boa Ferramenta Carimbo...e se for o caso, consulte este outro tutorial.

    ==>> Importante: antes de fazer qualquer modificação em sua imagem, faça uma cópia dela, por segurança. Assim, em caso de problemas, você sempre terá a imagem original.

  4. Isso parece mais ser um efeito de plástico. Geralmente ele é feito com Estilos de Camada (Layers Styles) no Photoshop. Dá um certo trabalho você configurar um estilo de camada (principalmente por você precisar de mexer e experimentar em vários controles)... porém, a vantagem é que esses estilos de camada podem ser salvos, para serem usados outras vezes.

    Este tutorial explicar como dar (mais ou menos) um efeito plástico a um texto. Estou indicando-o por ser mais simples e para você entender como funciona os estilos de camada...e testá-los. Depois de vê-lo, veja este outro tutorial ensinando como salvar estilos de camada (apesar do tuto ser antigo, funciona nas versões recentes do Photoshop).

    E depois? basta você dar uma busca no Google por "plastic text tutorial" (sem as aspas) e ver qual mais se assemelha ao resultado que você quer...

  5. Se entendi direito, você quer colocar o tapete em perspectiva, é isso? Este tutorial explicar como usar a ferramenta. Porém, um aviso: você precisará ter alguma noção de perspectiva, veja este material também. Talvez seja bom você praticar com a imagem do caminhão, antes de experimentar com o tapete...

    O Illustrator é outro programa  que oferece um recurso para perspectiva, conforme mostrada neste outro tutorial... mas ainda não tentei nele, portanto não posso dizer muita coisa a respeito.

  6. Bom, vou responder seguindo a ordem da sua segunda postagem, OK? E veja também os links que estou indicando. Outra coisa: antes de qualquer mudança, faça uma cópia de segurança do seu arquivo, assim se algo der errado você tem chance de recomeçar.

    Para deixar uma máscara no brasão: coloque um contorno em todos os elementos do brasão e configure a cor desse contorno para que ele tenha a mesma cor do papel do fundo. Para saber qual cor é use a ferramenta conta-gotas (veja a terceira dica desta página).

    Faça a mesma coisa com aqueles objetos em vermelho, acima dos textos. Já que o fundo está apenas como efeito decorativo, veja se é possível apagar as flores que estão caindo embaixo dos objetos vermelhos e do brasão. Ou, então, aplique uma cor mais clara nessas flores e folhas do fundo.

    Outra solução, mais rápida: crie um retângulo, do mesmo tamanho dessa imagem do fundo e deixe-o com a mesma cor do papel do fundo. Em seguida, você deve fazer com esse retângulo fique com alguma transparência. Aí você coloca esse retângulo entre o fundo e os elementos do cartão.

    Agora, uma opinião minha: Não fica legal usar muitas fontes diferentes num trabalho. Se possível, use duas ou três. Veja este Infográfico contendo dicas para combinação correta de fontes.

  7. Como sempre acontece, há mais de um meio de se fazer isso. O mais simples seria você buscar um brush que desse esse exato efeito...baixar, instalar e usar. Dica: procure, também, por brushes que imitam desenhos feitos com giz em lousa (se você reparar, os traços são muito parecidos com os de batom.).

    Caso não houver, pegue um brush o mais similar possível, trace as letras (ou o desenho) com ele e dê uns retoques com outras ferramentas. Os pincéis de Fernando Magaldi imitam lápis, talvez algum deles sirva. Atenção: Você precisa ter conta no 4Shared para baixá-los...ou, se preferir, crie seu próprio brush usando este tutorial dele.

    Também é possível traçar com brush comum e retocar com filtros e ferramentas até conseguir uma aparência mais ou menos igual...mas, aí, já é um pouco mais difícil.

  8. Bem, seu tópico é um tanto antigo, mas como é uma dúvida comum, compensa tentar responder...

    Seguinte: você teria que selecionar os contornos e ir no quadro de diálogo onde se faz a configuração dos contornos (das cores e outros atributos deles). Ali você encontrará uma opção que nos programas em inglês era "Scale with image", ou seja "Escala com a Imagem".

    Se essa opção está desmarcada, os contornos permanecerão com a mesma espessura quando você amplia o desenho (como aconteceu no seu caso). Portanto, você precisa marcar essa opção, para que o Corel aumente os contornos na proporção. Caso tenha dúvidas, consulte este tutorial.

×
×
  • Criar Novo...