Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

aprendiz_ce

Membros
  • Total de itens

    48
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que aprendiz_ce postou

  1. Será que ninguém pode ajudar? Ainda continuo aguardando qualquer orientação.
  2. Prezados, Tenho um painel de informações semelhante ao que existe em aeroportos e consultórios médicos. O mesmo funciona super bem e foi desenvolvido em Delphi acessando um banco de dados Firebird. Apesar deu ter caprichado no layout do mesmo, confesso que ainda não me agradei, pois fica uma coisa com pouca riqueza virtual. Gostaria de saber dos colegas o que eu poderia estar usando para aproveitar esse aplicativo e melhora-lo, ou até mesmo fazer um outro com um virtual bem mais legal. Grato e aguardo qualquer orientação.
  3. Entendido. Eu achei bom demais para ser verdade! (rs) Quando menciono "subutilizado", é porque o mesmo só irá "prover" um único e exclusivo script/serviço (RESTful) . Por isso, chego a pensar que é demais instalar e configurar um servidor Web (gosto do Apache) somente para esse fim.
  4. Pois é, eu vou acabar instalando é logo tudo mesmo. Só fico chateado pelo fato do mesmo (Apache) fica totalmente subutilizado. Haja vista que o mesmo só "provera" esse único e exclusivo script (RESTful) que será criado. Mas é isso mesmo. Esse script "provera" dados para serem consumidos por um outro sistema. Não seria isso. O mesmo via "prover" os dados e não consumir. Eu quero prover e não consumir esse RESTful. Esse seu material vai servir para o que eu necessito?
  5. Prezados, Teria como eu executar um script PHP em um servidor Linux sem ter que instalar o Apache? O problema é que eu quero executar um pequeno script (RESTful) e como seria somente isso, acho demais ter que instalar um servidor Web (Apache) completo só para essa finalidade. Caso não seja possível, o que vocês recomendariam? Grato.
  6. Prezados, Qual seria a forma mais correta/usual para se evitar a duplicação de registros durante um processo de importação entre tabelas? Quero levar em conta também a questão de performance. Eu sempre faço uma verificação com um "SELECT" antes do "INSERT". Caso o registro não exista na tabela de destino é que eu faço o "INSERT" do novo registro. Penso que esse método não seja muito legal quando tenho uma volume de registros muito grande, apesar deu nunca ter tido nenhum tipo de problema. Pergunta: Seria melhor utilizar um "INSERT CONDICIONAL", ou seja, utilizar um "WHERE NOT EXIST" e fazer a verificação no próprio momento da inserção? Grato e aguardo qualquer comentário.
  7. Quero dizer como isso... que quando o usuário "SUBMETA" a coisa seja feita dos dois lado (client-side/server-side) e que os alerta seja exibidos da mesma forma, ou seja, valida client e depois server, mas que para o usuário seja exibido de forma igual. Não importando aonde a VALIDAÇÃO foi feita. Seria isso!
  8. Stoma, Antes de mais nada, muito obrigado pela sua determinação em me ajudar. Pois é, eu também já usei algo semelhante assim conforme você recomenda, mas dessa forma caso o server-side falhe, eu estarei informando ao usuário algo genérico, e não exatamente o que ocorreu, ou seja, o campo que não foi preenchido de forma indevida. Eu já pensei em retornar um array/json completo indicando o que falhou e o que não falhou e conseguintemente mostra de forma correta para o usuário o ocorrido, mas penso que dessa forma o "remendo ficará maior que o soneto". O que você acha? Pois é, queria algo seguro que mostrasse o que ocorre para o usuário tanto no CLIENT-SIDE como no SERVER-SIDE, mas de forma elegante e transparente para o mesmo. Mas parece que ainda não encontrei! Separadamente sei fazer, mas juntar os dois de forma satisfatória tá difícil (rs). Mais uma vez obrigado pela sua atenção e se tiver algo a acrescentar não se furte. Forte abraço! Pois é, queria algo seguro que mostrasse o que ocorre para o usuário tanto no CLIENT-SIDE como no SERVER-SIDE, mas de forma elegante e transparente para o mesmo. Mas parece que ainda não encontrei! Separadamente sei fazer, mas juntar os dois de forma satisfatória tá difícil (rs). Mais uma vez obrigado pela sua atenção e se tiver algo a acrescentar não se furte. Forte abraço!
  9. Stoma, Antes de mais nada, muito obrigado pela sua determinação em me ajudar. Pois é, eu também já usei algo semelhante assim conforme você recomenda, mas dessa forma caso o server-side falhe, eu estarei informando ao usuário algo genérico, e não exatamente o que ocorreu, ou seja, o campo que não foi preenchido de forma indevida. Eu já pensei em retornar um array/json completo indicando o que falhou e o que não falhou e conseguintemente mostra de forma correta para o usuário o ocorrido, mas penso que dessa forma o "remendo ficará maior que o soneto". O que você acha?
  10. Entendido. Pra ficar melhor, vou criar um exemplo pequeno de como utilizo. html: <form> <div class="form-group"> <label class="control-label" for="firstname">Nome:</label> <div class="input-group"> <span class="input-group-addon">$</span> <input class="form-control" placeholder="Insira o seu nome próprio" name="firstname" type="text" /> </div> </div> <div class="form-group"> <label class="control-label" for="lastname">Apelido:</label> <div class="input-group"> <span class="input-group-addon">€</span> <input class="form-control" placeholder="Insira o seu apelido" name="lastname" data-menssage-required="ola mundo" type="text" /> </div> </div> <button type="submit" class="btn btn-primary">Submit</button> </form> js: function enviaForm() { $.ajax({ type: "POST", url: "ajax-form.php", data: $("#form").serialize(), dataType: "json", success: function(data){ }, error: function(){ } }); } $('form').validate({ rules: { firstname: { minlength: 3, maxlength: 15, required: true }, lastname: { minlength: 3, maxlength: 15, required: true } }, highlight: function(element) { $(element).closest('.form-group').addClass('has-error'); }, unhighlight: function(element) { $(element).closest('.form-group').removeClass('has-error'); }, errorElement: 'span', errorClass: 'help-block', errorPlacement: function(error, element) { if(element.parent('.input-group').length) { error.insertAfter(element.parent()); } else { error.insertAfter(element); } }, }); submitHandler: enviaForm php: $sql = "INSERT INTO empresas ( firstname, lastname ) VALUES ( '".mysql_real_escape_string($_POST['firstname'])."', '".mysql_real_escape_string($_POST['lastname'])."' )"; $resultado = mysql_query($sql); Grato e aguardo retorno.
  11. Entendido. Pra ficar melhor, vou criar um exemplo pequeno de como utilizo. Até já.
  12. Uso um FORM com SUBMIT, mas o POST para o DB (server-side) é AJAX. O plugin jquery,validate que estou utilizando é esse: https://jqueryvalidation.org/validate/.
  13. Stoma, É exatamente esse que estou utilizando. Eu já dei uma olhada na net procurando por algo que me desse uma "luz", mas não encontrei nada. Te confesso mesmo dando uma olhada no link passado por você ainda não consegui entender com fazer o que necessito. O problema todo é fazer a segunda validação (server-side) junto com a primeira validação (client-side) mas de transparente. Mais uma vez obrigado pela sua atenção.
  14. Olá, boa noite. Pois é, quando eu menciono "simultaneamente" é só modo de falar. Eu sei que a "coisa" ocorre em duas fases, ou seja, primeiro o client e depois o server. Não se preocupe com isso, foi só um descuido meu. Agora sobre o seu exemplo está exatamente como eu faço quando não uso o plugin jquery.validate. Eu quero é fazer isso daí, mas com o referido plugin junto. Como eu faço? Só necessito de uma dica, orientação que daí eu me viro sozinho. Muito obrigado pela sua atenção e aguardo seu comentário.
  15. Prezados, Gostaria da ajuda de vocês para implementar uma validação de dados tanto client-side como server-side simultaneamente. Eu sei fazer isso usando o jquery e o PHP criando as devidas verificações quando necessito. Sobre esse assunto propriamente dito, não tenho dúvidas. A questão é que recentemente passei a utilizar o plugin jquery.validate e não sei como "unir" o mesmo ao PHP e assim validar dados simultaneamente. Será que alguém sabe como faço isso? Isso é possível? Se sim, adoraria que alguém me mostrasse um pequeno exemplo de como faz, só para que eu pudesse adaptar para a minha realidade. Lembrando: Também tenho dúvidas sobre o uso jquery.validate separadamente. Grato e aguardo qualquer tipo de ajuda.
  16. Prezados, Como faço para executar um "SELECT" contendo diversos "INNER JOIN" ligando várias tabelas e junto usar um "GROUP BY" para agrupar o resultado por media dúzia de colunas da tabela principal? Consegui fazer funcionar, mas tenho que informa todas as colunas relacionas no "SELECT", só que o resultado não fica como necessito, pois como já mencionei, quero agrupar somente por media dúzia de coluna listadas no "SELECT". Só para constar: Fiz um simulação no MySQL e o mesmo funciona prefeitamente, mas no Interbase/Firebird não dá certo. SQL (Teste): SELECT t1.oco_descricao,t1.emp_codigo,t1.oco_usuario,t2.emp_fantasia,t3.usu_nome FROM ocorrencias t1 INNER JOIN empresas t2 ON t2.emp_codigo = t1.emp_codigo INNER JOIN usuarios t3 ON t3.usu_codigo_interno = t1.oco_usuario GROUP BY t1.emp_codigo,t1.oco_descricao,t1.oco_usuario ORDER BY t1.emp_codigo,t1.oco_descricao Grato e aguardo qualquer tipo de ajuda.
  17. Denis, boa tarde! Fico tranquilo em saber que a "formatação" desse SELECT está correto. A minha preocupação era somente essa mesma. Agora, sobre o índice eu já estava atento quanto a isso. Dúvida: Se eu estiver utilizando índice para o campo/coluna "ace_acesso" e no momento de executar o SELECT eu utilizar DATE(ac.ace_acesso) o índice não terá mais efeito, é isso? Se sim, como resolvo isso, ou seja, manter um índice ATIVO para o uso do DATE(ac.acesso).? Muitíssimo obrigado pela sua atenção e aguardo seu comentário. Forte abraço!
  18. Olá Denis, bom dia! Entendido. Só uma colocação: O campo/coluna "ac.ace_acesso" é do tipo datetime. Na hora de postar aqui, acabei errando essa informação, sendo assim, devo manter o DATE(ac.ace_acesso), Correto? Fora esse possíveis ajustes, o meu SELECT está correto? Muitíssimo obrigado pela sua valiosa atenção e fico no aguardo de seu comentário.
  19. Prezados,Gostaria de saber se o SELECT logo abaixo está correto. O mesmo tem que me retornar os registros com datas dos últimos 5 (cinco) dias levando em conta a maior data encontrada entre todos os registros existentes.SQL:SELECT ac.*, us.* FROM acessos acLEFT JOIN usuarios us ON ac.ace_login = us.usu_loginWHERE DATE(ac.ace_acesso) >= (SELECT DATE(date_sub(MAX(ace_acesso), INTERVAL 5 DAY)) FROM acessos)ORDER BY ac.ace_acesso DESCEstrutura reduzida da tabela acessos:ace_date - dateace_login - varchar(10)Estrutura reduzida da tabela usuarios:usu_login - varchar(10)Fiz vários testes e aparentemente está funcionando corretamente, mas como não quero correr o risco de falhas na utilização do mesmo, conto com a ajuda de vocês para confirmar o resultado dos meus testes.Grato e aguardo qualquer comentário.
  20. Prezados, Aonde está o erro nessa minha instrução SQL?. SQL: SELECT ace_acesso, DATE_FORMAT(DATE_SUB( (SELECT MAX(ace_acesso) FROM acessos), INTERVAL 2 DAY), '%Y-%m-%d') as teste FROM acessos WHERE DATE_FORMAT(ace_acesso, '%Y-m-%d') >= DATE_FORMAT(DATE_SUB( (SELECT MAX(ace_acesso) FROM acessos), INTERVAL 2 DAY), '%Y-%m-%d') ORDER BY ace_acesso DESC Quero que a mesma sempre me retorne o movimento dos dois últimos dias conforme a sua data de registro (coluna ace_acesso - DATETIME). O "DATE_SUB" está funcionando, pois retorna a data certa mediante a data "passada". O problema é que o "WHERE" não filtra de forma alguma. Só para constar: A coluna "teste" é usada só para efeito de verificação. Grato a todos e aguardo qualquer orientação.
  21. <script type='text/javascript'>window.mod_pagespeed_start = Number(new Date());</script> Pois é, até hoje não conseguir descobrir como faço isso. Os link passados por você explicam a teória de com funciona o RestFUL e não como eu faço para via VARIOS regitros em uma única requisição. Grato. Ps. Desculpa pela demora em responder.
  22. Prezados, Como eu faço para enviar vários registros para um Webservice (RestFul/JSON)? Ou seja, quero dar um "post" e enviar cercar de 2500 registros em uma única requisição. Fiz um laço e tentei postar registro por registro, mas além de ficar SUPERHIPERMEGA lento, o processo não consegue ir até o fim. Grato e aguardo qualquer orientação.
  23. Olá! Veja no exemplo do próprio site do PHP: Tutorial site PHP Flws! Dei uma olhada, mas te confesso que não entendi se o mesmo se aplica para o meu caso. Grato e se tiver algo acrescentar será bem vindo. Olá! Se você realmente viu o link que te passei, basta ver os exemplos que contem lá. Toda a página, explica como usar a váriavel $_SERVER. Por exemplo, veja o que significa o "Server_Name": "O nome host do servidor onde o script atual é executado. Se o script está rodando em um host virtual, este será o valor definido para aquele host virtual." Para ver nome do servidor, basta usar: <? echo $_SERVER['SERVER_NAME']; ?> Portanto, por exemplo se quiser ver o "Server_Name", basta dar um $_SERVER['Server_name'];. Outro exemplo, para mostrar somente o nome do script: <? echo $_SERVER['SCRIPT_FILENAME']; ?> Flws! Penso que não estamos em sintonia! (rs) O que eu quero é navegar normalmente pela minha aplicação web (PHP) normalmente e que lá na URL do browser só apareça o nome do dominio ($_SERVER['SERVER_NAME']) e não o caminho completo das pasta e subpasta aonde os scripts estão. Dá forma como você está me passando, eu sei utilizar, mas o que estou querendo é outra coisa, acho que ficaria mais voltado para JavaScript ou coisa similar, e não tão somente em PHP. Grato pela sua pronta atenção e aguardo sua orientação. Olá! Por que não faz assim: Exemplo: Tem uma subpasta chamada "exemplo" e um script chamdo "exemplo.php" dentro dela. Aí você quer exibi-lá, só que sem mostrar na url por exemplo "site.com/exemplo/exemplo.php" não é? Simples! Na pasta raiz, crie por exemplo um arquivo chamado "exibepg.php" e coloque isto: <? $pg= $__GET['pg']; if ($pg>"1"){ //Caso algum parametro seja enviado pela array if (file_exists("$pg.php")){//Vamos ver se existe a página //Caso exista: include "$pg.php"; }else{ //Caso não exista Echo "Erro 404 - a página não existe"; } }//Fecha 1 IF ?> Aí para testar,digite na URL: (Ex: "site.com/exibepg.php?pg=./exemplo/exemplo") e teste. Flws! Interessante! Vou dar uma testada nisso com mais calma e ver como fica aqui no meu caso. Grato pela sua atenção.
  24. aprendiz_ce

    Array/Matriz/JSON

    Por gentileza, dè uma olhada nessa rotina. Segue: <?php // Conexão com o banco de dados $con = mysql_connect('localhost','XXXX','XXXX') or die('Erro de conexão com o DB'); mysql_select_db('XXXX',$con); // Contatos $sqlContatos = "SELECT * FROM contatos"; $resultContatos = mysql_query($sqlContatos, $con) or die('Query erro: ' . $sqlContatos); // Gera array com os dados dos contatos while ($rowContatos = mysql_fetch_array($resultContatos)) { // utilizado para definir o array quando houver mais de 1 registro retornado. $i = 0; foreach($rowContatos as $key => $value) { if (is_string($key)) { // Cria um array com o nome do campo e valor. $fieldsContatos[mysql_field_name($resultContatos, $i++)] = $value; } } // Fones $sqlFones = "SELECT * FROM fones WHERE cli_codigo = " . $rowContatos['cli_codigo']; $resultFones = mysql_query($sqlFones, $con) or die('Query erro: '.$sqlFones); // Gera array com os dados dos fones while ($rowFones = mysql_fetch_array($resultFones)) { // utilizado para definir o array quando houver mais de 1 registro retornado. $i = 0; foreach($rowFones as $key => $value) { if (is_string($key)) { // Cria um array com o nome do campo e valor $fieldsFones[mysql_field_name($resultFones, $i++)] = $value; } } $result_json_fones[] = $fieldsFones; } } $fieldsContatos['fones'] = $result_json_fones; header('Content-type: application/json'); echo json_encode(array('contatos'=>$fieldsContatos)); /* disconnect from the db */ @mysql_close($con); ?> Grato pela sua atenção e aguardo pelo seu comentário.
  25. Olá! Veja no exemplo do próprio site do PHP: Tutorial site PHP Flws! Dei uma olhada, mas te confesso que não entendi se o mesmo se aplica para o meu caso. Grato e se tiver algo acrescentar será bem vindo. Olá! Se você realmente viu o link que te passei, basta ver os exemplos que contem lá. Toda a página, explica como usar a váriavel $_SERVER. Por exemplo, veja o que significa o "Server_Name": "O nome host do servidor onde o script atual é executado. Se o script está rodando em um host virtual, este será o valor definido para aquele host virtual." Para ver nome do servidor, basta usar: <? echo $_SERVER['SERVER_NAME']; ?> Portanto, por exemplo se quiser ver o "Server_Name", basta dar um $_SERVER['Server_name'];. Outro exemplo, para mostrar somente o nome do script: <? echo $_SERVER['SCRIPT_FILENAME']; ?> Flws! Penso que não estamos em sintonia! (rs) O que eu quero é navegar normalmente pela minha aplicação web (PHP) normalmente e que lá na URL do browser só apareça o nome do dominio ($_SERVER['SERVER_NAME']) e não o caminho completo das pasta e subpasta aonde os scripts estão. Dá forma como você está me passando, eu sei utilizar, mas o que estou querendo é outra coisa, acho que ficaria mais voltado para JavaScript ou coisa similar, e não tão somente em PHP. Grato pela sua pronta atenção e aguardo sua orientação.
×
×
  • Criar Novo...