Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Fedora


Eder

Pergunta

Ola..pessoal

Tou querendo aprender linux de todo jeito...mas como iniciante tou com mtas dificuldades..e gostaria de saber de nossos colegas mais experientes o seguinte:

Tou tentando instalar o Fedora..porem quando é pra criar a partição do tipo Swap ele não abre a seleção de cima pra mim colocar a barra (/)

e ai não deixa eu prosseguir...

se eu escolher outro tipo de partição ai ele habilita a opssão deixando eu colocar a barra.

será que estou fazendo algo de errado?? ou posso usar outro tipo de partição.

meu HD é um SATA.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Tou tentando instalar o Fedora..porem quando é pra criar a partição do tipo Swap ele não abre a seleção de cima pra mim colocar a barra (/)

e ai não deixa eu prosseguir...

se eu escolher outro tipo de partição ai ele habilita a opssão deixando eu colocar a barra.

será que estou fazendo algo de errado?? ou posso usar outro tipo de partição.

seguinte, o "/" significa o ponto de montagem da partição, ou seja, a raíz de seu sistema operacional será montada ali.

a partição SWAP é a memoria virtual, voce não vai conseguir instalar nada nela.

para instalar o SO voce precisa formatar uma partição em algum formato fornecido pela distribuição, geralmente o ReiserFS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

humm...bza acho que entendi...tenho que criar uma swap de mais ou menos uns 500 mb sem a barrinha...e depois em outra particição criar uma um tipo novo tipo este que você mencionou ou até mesmo uma ex3 ...é isto né??

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
humm...bza acho que entendi...tenho que criar uma swap de mais ou menos uns 500 mb sem a barrinha...e depois em outra particição criar uma um tipo novo tipo este que você mencionou ou até mesmo uma ex3 ...é isto né??

isso mesmo.

e a swap voce pode criar ela com o dobro de sua memoria ram até 1Gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

VALEU :D

amigão..quanto a partiçãO Testei e deu certo..mas quando fui reiniciar a maquina deu erro na tela no monitor um quadrinho abril assim:

90.3 khs / 60.2 hz

frequency out of range

trey other resolulation

e não aparece nada...

tem solução??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
tem solucão sim,

voce instalou algum gerenciador de boot?

grub, lilo.

Resposta...eu instalei o pacote completo..mas tem boot sim..pois tenho também winxp na maquina e ai tenho opção de escolher

quando o sistema é iniciado aparece direto a interface gráfica?

Resposta: quando liga a maquina só aparece a tela tipo DOSÃO........mas nada de figuras....

valeu por ajudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Resposta: quando liga a maquina só aparece a tela tipo DOSÃO........mas nada de figuras....

valeu por ajudar...

certo, ai quando aparece esse erro? a interface gráfica é iniciada?

voce usa o comando: startx?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
certo, ai quando aparece esse erro? a interface gráfica é iniciada?
R. quando sai das telas dosão....que vai pra entrar na parte grafica...ai não entra...aparece um quadrinho no monitor com o erro.

voce usa o comando: startx?

R....shi agora ferrou....não conheço este comando....uso como usuario desktop...nada de comandos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
R. quando sai das telas dosão....que vai pra entrar na parte grafica...ai não entra...aparece um quadrinho no monitor com o erro.

está acontecendo isso:

O x "servidor gráfico" está iniciando com uma configuracão que não é correta para seu hardware, ele verifica basicamente o vídeo, teclado e mouse.

Seu problema específico está no valor de frequencia horizontal e vertical de seu monitor, para uma configuracão correta voce precisa identificar seu monitor e através de algum manual obter essa informacão.

O arquivo de configuracão do x é: /etc/X11/xorg.conf ou se for xfrre /etc/X11/xfree86

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
O x "servidor gráfico" está iniciando com uma configuracão que não é correta para seu hardware, ele verifica basicamente o vídeo, teclado e mouse.

Seu problema específico está no valor de frequencia horizontal e vertical de seu monitor, para uma configuracão correta voce precisa identificar seu monitor e através de algum manual obter essa informacão.

carinha.....O monitor é um Proview 17 polegadas tela placa...e o pior é que não tenho o manual dele....tens alguma ideia??

O arquivo de configuracão do x é: /etc/X11/xorg.conf ou se for xfrre /etc/X11/xfree86

Aonde eu digite este comando acima?

muito Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

carinha.....O monitor é um Proview 17 polegadas tela placa...e o pior é que não tenho o manual dele....tens alguma ideia??

tente achar alguma informacão na internet.

Ex:

http://www.magazineluiza.com.br/produto/in...26;pagina=setor

Aonde eu digite este comando acima?

isso deve ser digitado no terminal.

quando a inicializacão gráfica falha ele volta oo terminal pedindo login?

como ele deve estar usando uma configuracão genérica, talvez diminuindo a resolucão voce consiga entrar no X até que voce o configure corretamente.

use esse comando no gerenciador de boot:

linux resolution=800x600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

amigão no site que você colocou...eu olhei e é este mesmo o meu monitor...la está assim:

Resolução recomendada: 1024 x 765,85Hz.

Resolução máxima: 1280 x 1024Hz.

Freqüência horizontal: 30 - 70KHz.

Freqüência vertical: 50 - 160Hz.

Largura de banda: 150MHz (típica).

Tipo: OSD.

e o que devo colocar então???resolução maxim, recomendada que você acha??

Isso deve ser digitado no terminal.

quando a inicializacão gráfica falha ele volta oo terminal pedindo login?

como ele deve estar usando uma configuracão genérica, talvez diminuindo a resolucão voce consiga entrar no X até que voce o configure corretamente.

use esse comando no gerenciador de boot:

linux resolution=800x600

Reposta: não entendi direito.....não consegui achar aonde digito este comando...no meu caso aparece o boot pra mim escolher FEDORA OU WINXP

se escolho fedora aparece uma monte de comandos correndo na tela(dosão) logo em seguida ele já aparece o quadrinho na tela e não me permite digitar nada......o monitor parece que desliga sozinha...e fica piscando o quadradinho com o erro:

90.3 khs / 60.2 hz

frequency out of range

trey other resolulation

Amigão perdão a ignorância minha...mas até pegar o jeito é assim mesmo....meio perdido...

muito Grato pela ajuda e paciência.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Amigão perdão a ignorância minha...mas até pegar o jeito é assim mesmo....meio perdido...

que isso, no comeco é assim mesmo.

o Linux não é muito amigável.

:P

quando o gerenciador de boot estiver pedindo pra voce selecionar entre o Fedora e o WinXP, lê o que está embaixo

acho que é: aperte 'c' para linha de comando.

ai quando ele devolver o prompt pra voce, digite:

linux resolution 800 x 600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
quando o gerenciador de boot estiver pedindo pra voce selecionar entre o Fedora e o WinXP, lê o que está embaixo

acho que é: aperte 'c' para linha de comando.

ai quando ele devolver o prompt pra voce, digite:

linux resolution 800 x 600

Amigão fiz o que você mencionou...e deu tipo assim comand invalid ou algo parecido....

nãu deu certo........quando digitei c pra entrar no boot.

Ai eu tenho uma outra maquina e tentei ao invés de instalar o Fedora instalei o Kurumim.....e as duas maquinas minhas tem monitor proview 17 polegados iguais.....e o Kurumin não deu problema....mas quando fui no Kurumin alterar o monitor de Generic pra Philips (no Kurumin não tem opção pra Monitor=Proview)........e reinicia a maquina...adivinha o que aconteceu?? o mesmo erro da maquina do Fedora....igualzinho...então resumindo o erro é por causa da marca do monitor...que o Fedora não colocou como Generic ou algo parecido...ai tive que instalar o Kurumin todo de novo......

O que você acha??...será que tem jeito de a gente arrumar o Fedora......??

será inslando o Fedora de novo não tem uma configuração que eu configure na hora da inslação pra monitor Generic??

Bom é isto ai...amigão.....

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ai eu tenho uma outra maquina e tentei ao invés de instalar o Fedora instalei o Kurumim.....e as duas maquinas minhas tem monitor proview 17 polegados iguais.....e o Kurumin não deu problema....mas quando fui no Kurumin alterar o monitor de Generic pra Philips (no Kurumin não tem opção pra Monitor=Proview)........e reinicia a maquina...adivinha o que aconteceu?? o mesmo erro da maquina do Fedora....igualzinho...então resumindo o erro é por causa da marca do monitor...que o Fedora não colocou como Generic ou algo parecido...ai tive que instalar o Kurumin todo de novo......

sabe o que deve acontecer?

o kurumin deve ter uma faixa de frequencia horizontal e vertical genérica que funciona pra quase tudo e quando voce alterou o nome do monitor muito provavelmente ele alterou as configuracões genéricas.

Simplesmente o nome não iria afetar nada.

O que você acha??...será que tem jeito de a gente arrumar o Fedora......??

será inslando o Fedora de novo não tem uma configuração que eu configure na hora da instalação pra monitor Generic??

entrei na página da redhat e como citado abaixo o comando que se deve digitar no Grub é "e" para editar o boot do fedora.

Tente executar aquele comando de mudar a resolução e se não funcionar voce precisa trocar o runlevel para não inicializar o X, como citado abaixo.

Voce pode usar a opção single ou o runlevel 3.

if using GRUB, follow these steps:

*

In the graphical GRUB boot loader screen, select the Red Hat Linux boot label and press [e]to edit it.

*

Arrow down to the kernel line and press [e] to edit it.

*

At the prompt, type the number of the runlevel you wish to boot into (1 through 5), or the words single or emergency and press [Enter].

*

You will be returned to the GRUB screen with the kernel information. Press the key to boot the system.

fonte: www.redhat.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
sabe o que deve acontecer?

o kurumin deve ter uma faixa de frequencia horizontal e vertical genérica que funciona pra quase tudo e quando voce alterou o nome do monitor muito provavelmente ele alterou as configuracões genéricas.

Simplesmente o nome não iria afetar nada.

R. Nâo deu certo

entrei na página da redhat e como citado abaixo o comando que se deve digitar no Grub é "e" para editar o boot do fedora.

Tente executar aquele comando de mudar a resolução e se não funcionar voce precisa trocar o runlevel para não inicializar o X, como citado abaixo.

Voce pode usar a opção single ou o runlevel 3.

R. Carinha não entendi esta parte.....tem que digitar estes codigos todos que você passou.....no mesmo lugar que digitei la em cima resolution 800x600 ?

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

R. Carinha não entendi esta parte.....tem que digitar estes codigos todos que você passou.....no mesmo lugar que digitei la em cima resolution 800x600 ?

tem que digitar na linha de comando que se abrirá no seu gerenciador de boot, pela dica da redhat apertando a tecla 'e' sobre o boot que voce quer modificar algum parametro.

Olha a dica ai:

if using GRUB, follow these steps:

*

In the graphical GRUB boot loader screen, select the Red Hat Linux boot label and press [e]to edit it.

*

Arrow down to the kernel line and press [e] to edit it.

*

At the prompt, type the number of the runlevel you wish to boot into (1 through 5), or the words single or emergency and press [Enter].

*

You will be returned to the GRUB screen with the kernel information. Press the key to boot the system.

fonte: www.redhat.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...