Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Programa Banco


n0visk

Pergunta

Eae galera!

Vou tentar expressar direito aqui o meu problema.

É o seguinte, estou fazendo um programa tipo um "caixa eletronico", só que estou com um problema na hora de cadastrar um cliente.

Estou usando struct e para essa struct uso um vetor, para cada cliente.

O que eu preciso na hora de cadastrar o Cliente é:

Saber se a conta que eu digitar para esse novo cliente eu já não digitei e não é igual a nenhum outro, ou se a posicao que eu for colocar esse Cliente não esta com um cliente cadastrado. Já tentei de varias maneiras.

Eu estou usando a conta do cliente com 5 digitos, na forma de uma cadeia de caracteres.

O problema não esta sendo na hora de comprar se o numero da conta já existe, pois uso um: EX.: "strcmp(cliente.nroConta,nroCliente)==0" no caso o nroCliente seria a conta que o Funcionario digitou para cadastrar o cliente.

Até ai sem problemas.

Agora o problema é saber se em um "cliente" já não foi cadastrado um cliente, tentei da seguinte maneira: EX.: "if(cliente.nroConta==NULL){" ou seja, se fosse NULL esse espaço de memoria é por que nenhum cliente ainda teria sido cadastrado lá, então eu colocava aqui no meu programa para se isso fosse NULL ai então eu cadastrava um cliente nessa posicao .

Só que este esquema de usar o NULL não esta dando certo, to horas tentando pensar em um jeito de saber como que eu faço para o programa ver que não tenha nada em uma certa posicao para mim cadastrar o cliente.

E como sou leigo ainda no assunto não sei se o NULL seria só usado para ponteiro, que é quando ele não aponta para nada.

É isso então pessoal, se puderem tirar minha duvida, quanto ao o que fazer para saber se tem um cliente cadastardo em uma certa posicao do vetor eu ficaria muito grato.

Agradeço desde já.

falou, abraço!

--------------------------RESUMINDO------------------------------------

Olha meu codigo esta assim:

do{

contNroConta=0;

printf("\n Digite o numero da conta que deseja cadastrar(10000-10098): ");

scanf("%s",&nroCliente); //DIGITA UM NUMERO PRA CONTA DE UM CLIENTE

for(i=0;i<=TAM_MAX_CONTAS-1;i++){

if(strcmp(func.nroConta,nroCliente)==0){ //CORRE O VETOR PARA VER SE não TEM OUTRA CONTA COM Nº IGUAL

printf("\n Numero da conta já existente.");

contNroConta=1;

}

}

}while(contNroConta==1); //FAZ ISSO ATEH O FUNCIONARIA DIGITAR UMA UM NUMERO D CONTA que AINDA não FOI USADA

strcpy(func.nroConta,nroCliente); // COPIA O NUMERO DA CONTA DIGITADA PARA A STRUCT DO CLIENTE NA POSICAO DO VETOR

agora minha pergunta:

Como eu faço para saber que não há nenhum cliente cadastrada em um certa posicao ?

Como faço para saber que não há nada em uma posicao de um vetor!?

Se alguém puder me ajudar

Vlw! falou!

Editado por n0visk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

eae cara blza

seria assim: if (strcmp(vetor, "\ 0") == 0)

DETALHE: o "\ 0" sem espaço entre a barra e o 0 ok? aqui no forum se juntar os dois não aparece nada quando postar...

o caractere "\ 0" representa um vetor vazio.

espero ter ajudado.

abraço

Editado por Douglas.ti.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...