Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Private: Priva Do Que ? De Mim Mesmo ?


Inufelipe

Pergunta

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

O modificador Private impede que outras classes acessem a variavel (ou funcao) de forma direta. Isso é bom pra voce garantir a integridade dos dados dentro da classe. Por exemplo, voce pode não querer que um programador que esteja usando uma classe sua para Pilha tenha acesso aos dados dentro da pilha. Apenas as operacoes de uma pilha (empilha, desempilha, olha o topo, etc). Assim voce garante que ela ira cumprir suas funcoes. Voce tambem impede que o codigo dos outros fiquem dependentes da forma como sua classe esta implementada pois se ele for obrigado a usar setters e getters, quando voce modificar a estrutura da sua classe, voce tambem modifica os setters e getters e assim o codigo dele não precisa ser modificado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

A explicação do Jonas, Inufelipe, se refere ao fato de privar *membros* da classe. Por exemplo:

Eu crio uma classe para representar automovéis. Nessa classe, eu possuo o método (um método é uma ação que objeto pode fazer) "Ligar". Porém, ligar um carro, depende de outras ações como, por exemplo, acionar bomba de gasolina. Sendo assim:

class Carro

{

public:

void Ligar()

{

if(!ligado) {

.

.

AcionarBombaGasolina();

.

.

ligado = true; }

}

private:

bool ligado;

void AcionarBombaGasolina()

{

.

.

.

}

.

.

.

};

Observe: além de ter métodos privados, posso ter "variáveis pública" na classe (nesse caso, como estamos falando de classes, chamadas de "campos"). Ou seja, observe que minha classe fornece membros (nesse caso, apenas o método "Ligar") externos (públicos) para uso da classe por você ou outro programador e também membros privados (nesse caso, campo "ligado" e método "AcionarBombaGasolina") que possuem função de cuidar da estrutura interna da minha classe e, por isso, não deve ser expostos, já que o funcionamento correto da classe, nesse caso, depende dos métodos privados (além da semântica da classe ficar muito mais legível).

Bom, qualquer dúvida, pergunte. Falows!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...