Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Listas


Wagner_Araxa

Pergunta

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Bom, listas estão em basicamente 4 categorias:

A primeira, mais geral, é onde você guarda valores e acessa, remove e insere qualquer posição.

Ela útil para muita coisa, como algoritmos de ordenação e busca.

A segunda, é a pilha que pemite a remoção e a inserção apenas em uma ponta e possivelmente restringe o acesso a apenas essa ponta também.

Ela é útil para recursão (todo algoritmo recursivo depende da pilha do sistema), busca em profundidade em grafos e backtrack (que não deixa de ser uma busca em grafos).

A terceira é a fila, onde a inserção é em uma ponta e a remoção é na outra ponta e o acesso é possivelmente limitado a ponta de saida da fila. É como uma fila do banco, quem entra por último é acessado por último.

Ela é útil para busca em largura em grafos, ou seja achar o menor caminho de um vértice ao outro num grafo simples ou direcionado, mas sem pesos nas arestas.

A quarta é a fila dupla que permite a inserção e remoção em ambas as pontas. Agora pra que serve eu já não sei, acho que nunca usei uma dessas.

Bibliografia Recomendada:

Donald E. Knuth - The Art of Computer Programming Vol I Capitulo 2.2 Linear Lists que contém algumas imagens que mostra melhor os tipos de listas.

Cormen et al - Introduction to Algorithms Cap 10.1 - Stacks ans queues pg 200

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...