Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Sobre Slackware


slipknot

Pergunta

E ae galera....queria saber de vocês que usam o Slackware 8.0 ou > ....o que muda do slack para outras distribuições.....fiquei sabendo que o slackware não usa pacotes rpm para instalar seu programas? é serio?

para instalar é td na compilação??? (melhor!) hehehe...

essas e mais coisas queria ir sabendo sobre o slackware.....se vocês puderem me ajudar......

estou usando no meu curso o Conectiva 9 ...e usei por um tempo (1 mes) o mandrake 8.......como já disse estou aprendendo td no Conectiva 9...e em casa vou botar o slacware....mesmo que muitos não recomendem e outros recomendem....

vlw galera....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

O Slackware, assim como muitas outras distribuições, não usa os pacotes do tipo RPM.

Isso é veridico, é uma pena apenas que ele não tenha um sistema de pacotes que cheque dependencias(se ele checa eu ainda não sei).

Mas fora isso ele é muito estável e seguro.

Eu ouvia boatos falando mal da versão 9.1, porém instalei a mesma e não me arrependo.

Os extras eu nem olhei, apenas com o primeiro disco eu já achei bom.

Usei muito o 8.1, porém, hoje para utiliza-lo teria que atualiza-lo do mesmo jeito, pois as bibliotecas dele são muito antigas, e isso na hora de instalar programas, principalmente gráficos, faz muita falta(gtk+, qt, etc.).

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Cara, eu estou usando o slack e estou gostando bastante, embora ainda não tenha conseguido iniciar o serviço do apache, mas creio que em pouco tempo eu encontro o erro, alias, se alguém passou pelo mesmo problema, por favor, um help!

Ele está muito estável, nenhum crash até o momento, nem em aplicações. Me surpreendi bastante com o reconhecimento de hardware, está realmente muito bom. Quanto a rpm realmente não tem, mas na minha opinião não faz falta! Mas ele tem um outro gerenciador de pacotes e os softwares estao vindo no formato dele. Eu ainda prefiro o velho e bom ./configure && make && make install

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

hehehe...beleza...q coisa assim do slackware q estiver nova postem aki...vlw ae...

entaum...não sou um expert em linux...vou começar agora com o slackware como disse...td bem se eu instalar a 9.1??? ou é melhor eu estudar muito mais...porque ainda to no segundo modulo de linux ...Admnistração de Sistemas 1 .....e o dois fika pra fim de janeiro....hehhee...

vlw galera...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Só presta bastante atenção porque a instalação do slacl não é tão amigável assim como a de outras distribuições, é em modo texto ainda, mas nada com que tu precise te preocupar muito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

é isso já me avisaram e muito....eu vou tentar instalar.....se nio meio eu travar em alguma especificação de hardware ou alguma coisa q ele peça e eu não saiba posso recorrer a vocês e a um belo manual ??? posso?

hehehe...falou...abraços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

entaum ai vai a primeira..

particionei meu hd assim utilizando o CFDISK

- /boot - Primaria e bootavel com 30 mb (ext3)

- Partição NTFS para Windows XP Pro com 15 GB bootavel

-- PARTIÇÃO EXTENDIDA

--- Partição NTFS para Backup do windows com 10GB

--- / Partição ext3 para o Slackware de 8 GB bootavel

--- Partição Para Linux Swap de 700MB

instalei primeiramente o linux (achu q esse foi meu erro), beleza...(após a terceira vez q errrei hehehe)..instalou perfeito...beleza...funcionando com o blackbox normalmente e o LILO como gerenciador de boot instalado na minha MBR

dps fui lá e instalei meu windows na partição 2 (hda2).....instalou tb bonitinhu sem problemas detectou td ...beleza.....

mas como td não saum flores....o lilo desaparerceu e o pc carrega automaticamente o Xp.....

como posso resolver isso????????

fiz um diskete de boot do meu slackware .....

por favor isso é urgente....

vlw..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

eu arrumei...só quero saber se o q fiz tah certo...

bootei o meu slack pelo diskete.....beleza...execute o lilo novamente e funcionou....mas ele não mostrou o windows para logar....bzl....editei o

/etc/lilo.conf e adicionei as seguintes linhas

other=/dev/hda2
label = WindowsXP
read-only

eu vi isso no manpage do lilo

man lilo

tah certo o q fiz...??? posso dizer q funcionou....masa achei facil demais.......

ah!! tava dando uns problemas dai decidi formstar e fazer td denovo...agora q já tenho uma experiencia em instalação do slack...hauha..já posso perguntar e esclarecer mihhas duvias

vou organiza-las aki na minha mente dai quando tive td organizado eu posto aki...é q to com sono hehehehe....

PS: Ae eddy achei bem intuitivo a instalação do slacware...só não é muito bonitinha.....mas é facil dps q você erra tres vezes!!! hauhaua......

falou acar vlw ae;;;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Cara, tu fez exatamente o q eu ia postar pra ti fazer... já tava pensando na resposta mas dai vi que tu já havia resolvido... é isso ai mesmo, mas da proxima vez, é melhor colocar o window$ primeiro, porque senao ele esculhemba teu mbr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

eu percebi isso...mas agente só aoprende errando mesmo não é?! hehehehe...resolvi refazer td,....sou meio q perfeccionista.....instalei o windows primeiro..e tah bem melhor...auahuahuahauhu!!!

agora vou dar um tempo ateh instalar o slack...vou ajeitar o windows certinhu e td mias!!! hahauah!! falou cara....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Cara, eu estou usando o slack e estou gostando bastante, embora ainda não tenha conseguido iniciar o serviço do apache, mas creio que em pouco tempo eu encontro o erro, alias, se alguém passou pelo mesmo problema, por favor, um help!

Ele está muito estável, nenhum crash até o momento, nem em aplicações. Me surpreendi bastante com o reconhecimento de hardware, está realmente muito bom. Quanto a rpm realmente não tem, mas na minha opinião não faz falta! Mas ele tem um outro gerenciador de pacotes e os softwares estao vindo no formato dele. Eu ainda prefiro o velho e bom ./configure && make && make install

smile.gif

Eddie,

Realmente é bom o velho ./configure && make && make install.

Porém as veses o sistema obtém um desempenho maior usando um gerenciador de pacotes.

Eu tenho um nojo meio sem fundamento dos pacotes RPM, talvez pelos traumas do tempo que eu usava Red Hat.

O slackpkg quebra o galho, porém é uma pena que não cheque dependencias.

Tu não podes atualizar teu sistema inteiro instalando com o gmake pacote por pacote...

Isso da MUITO trabalho...

Eu que o diga, sofri muito para instalar o bluefish uma vez.

Ele dependia do GTK mais novo, ai pra atualizar o GTK tinha que atualizar o glib, que dependia do atk, pango, libmtiff, libpgn, e mais alguns outros.

Um deles(não lembro-me exatamente qual) dependia da zlib.

Sofri...

Hehehe.

É para evitar a bola de neve que eu se usam gerenciadores de pacote...

Também pelos outros motivos, mas para mim este é o maior.

biggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

isso é foda mesmo...

o slackware não usa o APT???

mais uma coisa..

instalei meu windows...ficou show de boal...td beleza......

as partiçoes estão do mesmo jeito q mostrei anteriormente...

posso instalar meu slackware e o lillo vai reconhecer q tenho o windows?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

sim, tu pode configurar, so não faz que nem eu que na falta de atenção, coloquei a windows e esqueci da linux (hehehe) mas consegui consertar com o disco de boot...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

o q quero dizer é q o lilo proprio já encointra o q é bootavel na hd e já configura o seu lilo.conf para mostrar os dois SO.....

heheh vouprestar atençao....ehehehehee

vlw cara...

e o negohciu o APS o Slack usa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...