• 0
Sign in to follow this  
McBlade

[resolvido] Dúvida Sobre Objects Do Stringgrid

Question

Olá pessoal. Estava eu testando a propriedade Objects do StringGrid do Delphi 2007 (Trial) e atribui da seguinte forma:

StringGrid1.Objects[1,1] := BitBtn1;

Objects espera um TObject e BitBtn1 é um TObject... Contudo o botão não aparece no Grid. Embora se eu parar o mouse debugando no Objects[1,1] o Delphi me mostra exatamente os dados do BitBtn1. Maaaaaaaaasssssss (Sempre tem um "mas"), quando eu altero o Caption do BitBtn1 (Visual) o Objects[1,1] também muda...

então o Objects[1,1] virou um ponteiro do BitBtn1 só pela atribuição que eu fiz?

E se eu quisesse fazer aparecer o botão no grid aproveitando o Objects... Sem ter que fazer Rect := StringGrid1.CellRect[1,1]?

Obs.: Já tentei passar Parent e não funcionou

4 answers to this question

Recommended Posts

• 0

McBlade, acho que não vou ajudar muito, mas vou fazer alguns comentários mesmo assim.

Olá pessoal. Estava eu testando a propriedade Objects do StringGrid do Delphi 2007 (Trial) e atribui da seguinte forma:

StringGrid1.Objects[1,1] := BitBtn1;

Objects espera um TObject e BitBtn1 é um TObject... Contudo o botão não aparece no Grid. Embora se eu parar o mouse debugando no Objects[1,1] o Delphi me mostra exatamente os dados do BitBtn1. Maaaaaaaaasssssss (Sempre tem um "mas"), quando eu altero o Caption do BitBtn1 (Visual) o Objects[1,1] também muda...

então o Objects[1,1] virou um ponteiro do BitBtn1 só pela atribuição que eu fiz?

Exato. Objects guarda um TObjecs que é a classe base de todas (ou de pelo menos 99,9%) as outras classes existentes no Delphi. Com sua atribuição, você guardou uma cópia do ponteiro para a classe TButton (endereço da instância alocada para seu botão).

E se eu quisesse fazer aparecer o botão no grid aproveitando o Objects... Sem ter que fazer Rect := StringGrid1.CellRect[1,1]?

Obs.: Já tentei passar Parent e não funcionou

O que exatamente você pretende fazer?

O uso do parent funciona no sentido em que você vai ter o botão colocado dentro da área do componente StringGrid, mas isso parece meio estranho e pode ter efeitos colaterais.

O que já vi por aí (em artigos na net) é que o componente é sim desenhado dentro da célula do grid. Como é feito para mostrar bitmap's, checkbox, ....

• 0

Então Micheus, eu sei desenhar um componente "dentro" de uma StringGrid. Mas é que eu pensei que essa propriedade Objects facilitadia o desenho de um BitBtn, por exemplo, dentro da StringGrid sem ter que fazer...

TheRect := StringGrid1.CellRect(1,1);
BitBtn1.Left := StringGrid1.Left + TheRect.Left;
BitBtn1.Top := StringGrid1.Top + TheRect.Top;
BitBtn1.Height := TheRect.Bottom - TheRect.Top;
BitBtn1.Width  := TheRect.Right - TheRect.Left;

Há de convir que isso é chato... se eu passasse StringGrid1.Objects[1,1] := BitBtn1; e a célula assumisse / desenhasse o botão nela seria muito interessante.... ;)

• 0

McBlade, é meio chato sim, mas se buscar na net, é capaz de achar um componente que já faça isto.

Se você utiliza D7, a título de exemplo, dê uma olhada neste componente - NextGrid. Eu já havia citado ele lá na sessão de Links. No canto inferior esquerdo da janela você vai achar um demo, dê uma olhada no que ele tem. É um StringGrid lindo de se ver. Mas como nem tudo é perfeito e por esta versão ser gratuita, não tem justamente opção para botão. :(

Abraços

• 0

Hahaha... Na empresa onde eu trabalho nós desenvolvemos um componente baseado no StringGrid... ele tem até Add :D

Mas era mesmo curiosidade minha quando eu vi o D2007...