Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0
Sign in to follow this  
design design

Fechamento De Arquivo - Dúvidas Diversas

Question

Boa noite, pessoal. :rolleyes:

Tenho algumas dúvidas com relação ao fechamento de arquivos no Corel.

Eu tenho feito alguns freelas, mas até então sempre trabalhei com uma gráfica conhecida, então o pessoal de lá finalizava os arquivos para mim. :unsure:

Agora precisarei trabalhar com outra gráfica e não sei direito como fazer, se alguém aqui puder me ajudar, agradeço muito. ;)

1 - Se eu mandar o arquivo em .cdr com as fontes convertidas em curvas, posso deixar degradês, sombras e transparências do jeito que estão no arquivo .cdr?

2 - No caso de um tamanho para aproveitamento de papel, por exemplo, um panfleto tamanho A5, que será impresso em lâminas A3, eu mando o arquivo em A5 ou em A3? Como faço para sangrar num caso como este?

3 - Preciso colocar aqueles risquinhos indicando os cortes e vincos? Como se faz para colocar essas coisas?

4 - No caso de material com frente e verso, se mandar o arquivo em .cdr, posso deixar a frente na página 1 e o verso na página 2? Como posiciona-los?

5 - No caso de mandar o material em jpg, na hora de converter para bitmap, qual a resolução que devo escolher?

6 - Se enviar em .cdr, oque fazer com imagens psd que estão no arquivo?

Desculpem perguntar tanta coisa, mas é que realmente eu nunca precisei disso antes, apesar de já ter feito vários trabalhos... Quem sabe com a ajuda de vocês eu consigo melhorar um pouco mais a qualidade dos meus serviços, né?

Obrigada a todos! :)

design design

3 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Eita! aí o bom e velho Fechamento de Arquivo na moda de novo...

Amigo curitibano,

Infelizmente, a maior parte das gráficas(pelo menos as que eu conheço) não possuem um tipo padronizado para especificar o fechamento de arquivos...

Geralmente, o que acontece é que cada gráfica adota uma série de critérios, que por sua vez diferem das escolhas de outras gráficas!

Mas acredito que na maior parte das gráficas as repostas serião:

1 - Sim! Mas verifique a versão do corel utilizada pelo artefinalizador de gráfica e finalize o arquivo na mesma versão. LIGA PRA ELES

2 - Na maior parte dos casos, a montagem na folha e as medidas de sangrias são especificadas e realizadas pela gráfica. LIGA PRA ELES

3 - Isso é necessário, evita muita confusão. As marcas de corte, picote ou vinco podem ser desenhadas por cima da arte, porém utilize o gerenciador de objetos para garantir que eles não serão impressos e apenas exibidos na tela. Em alguns casos é necessário enviar a arte da faca de corte, picote e vinco para a gráfica. LIGA PRA ELES

4 - Pode. Mas avise o pessoal da gráfica. LIGA PRA ELES

5 - Depende de quantos dpi a máquina de impressão aceita! utilize sempre o máximo possível(mas não exagere, 300pdi já fica bom! 600 fica ótimo). LIGA PRA ELES

6 - Converter em Bitimap. LIGA PRA ELES

Cara, faz o seguinte:

LIGA PRA GRÁFICA E CONVERSA COM ELES!!!

é o melhor jeito de se entender e evitar erros!

um abraço e sucesso!

• 0
Guest Daniel ABC
Eita! aí o bom e velho Fechamento de Arquivo na moda de novo...

Amigo curitibano,

Infelizmente, a maior parte das gráficas(pelo menos as que eu conheço) não possuem um tipo padronizado para especificar o fechamento de arquivos...

Geralmente, o que acontece é que cada gráfica adota uma série de critérios, que por sua vez diferem das escolhas de outras gráficas!

Mas acredito que na maior parte das gráficas as repostas serião:

1 - Sim! Mas verifique a versão do corel utilizada pelo artefinalizador de gráfica e finalize o arquivo na mesma versão. LIGA PRA ELES

2 - Na maior parte dos casos, a montagem na folha e as medidas de sangrias são especificadas e realizadas pela gráfica. LIGA PRA ELES

3 - Isso é necessário, evita muita confusão. As marcas de corte, picote ou vinco podem ser desenhadas por cima da arte, porém utilize o gerenciador de objetos para garantir que eles não serão impressos e apenas exibidos na tela. Em alguns casos é necessário enviar a arte da faca de corte, picote e vinco para a gráfica. LIGA PRA ELES

4 - Pode. Mas avise o pessoal da gráfica. LIGA PRA ELES

5 - Depende de quantos dpi a máquina de impressão aceita! utilize sempre o máximo possível(mas não exagere, 300pdi já fica bom! 600 fica ótimo). LIGA PRA ELES

6 - Converter em Bitimap. LIGA PRA ELES

Cara, faz o seguinte:

LIGA PRA GRÁFICA E CONVERSA COM ELES!!!

é o melhor jeito de se entender e evitar erros!

um abraço e sucesso!