Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Compartilhar Arquivos Access E Mysql


dammy

Pergunta

Olá pessoal !

Preciso da experiência de vocês...

(Não entendo nada de access, ODBC, etc... )

Um cliente usa o bd do access na máquina dele, gera o arquivo .mdb e envia pro servidor por FTP.

Vou criar um bd MySQL no servidor (LINUX) com os mesmos campos do bd access.

Agora as dúvidas:

1- Como faço para pegar este arquivo .mdb que está no servidor e alimentar o bd MySQL dinamicamente usando o PHP (sendo que preciso deixar agendado no cron para fazer isso de madrugada)?

2- Também tenho que disponibilizar uma forma (um botão) do cliente importar o bd MySQL, gerando um arquivo .mdb.

Já tenho pesquisado sobre isso e até que encontrei algumas opções, mas não sei qual a forma mais adequada, pois o bd tem várias tabelas e o .mdb tem 160Mb, além disso, o bd contém dados de Nota Fiscal, então não pode falhar porque o representante se baseia nessas informações.

Posso usar esse código de alguma forma ou tem outro meio mais adequado ao que preciso?

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...4&hl=access

Agradeço imeeensamente a quem puder me dar uma força nisso porque estou "boiando"...

Abraços.

Dammy

Editado por dammy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Sugiro duas coisas a que você ajar melhor:

1. criar um arquivo xml para servir de base:

php lê .mbd -> grava no arquivo xml;

php lê o arquivo xml e grava no mysql;

ou você adota o mesmo procedimento mas usando arquivo .txt;

Eu prefiro o arquivo xml, já que você pode customizar da forma que fico do jeito que você quider.

Espero ter dado alguma ajuda.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá, Itibere !

Obrigada por sua atenção.

Acho que é meio complicado usar o .txt por causa da quantidade de dados.

O problema é que não sei trabalhar com .xml.

Também preciso de ajuda para fazer a leitura do .mdb e depois a exportação pra ele.

Dammy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Seguindo essa linha de raciocínio, dá pra mandar o Access gerar direto o XML (claro, dependendo da versão que o cara usa do Access...) e enviar o xml direto para ser inserido com o script php, economizando assim uma "etapa de risco"...

Ps.: Pena que o Access não exporta pra CVS, senão era barbada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Oi, ESerra ! Tudo bem? Vocês realmente são muito legais, aqui no fórum.

Então, com cvs eu já trabalhei, mas já vi que não tem como.

Agora, como faço a manipulação dos dados do .xml para alimentar as tabelas do MySql?

Nesse caso, não terei que usar uma conexão diferente para ler os dados? Uso de forma habitual o php?

Bom, isso ainda preciso ver com o cliente se ele tem como gerar o bd do access em xml, pois é tudo automático na máquina dele, sabe? ele deixa a máquina ligada e à noite o sistema importa os dados do access e manda por ftp pro servidor.

Agora, a exportação do bd do mysql tem que gerar o .mdb para o funcionário baixar na máquina. Como faço isso?

Olha, muito obrigada a vocês.

Abraços,

Dammy

Editado por dammy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Uma parte do problema você resolve com isso -> http://www.phpclasses.org/browse/package/782.html

Edit: Se você conseguir convencer o seu cliente a usar -> http://superdownloads.uol.com.br/download/...ccess-to-mysql/, menos dor de cabeça e o resultado final dá na mesma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Pessoal, não estou conseguindo resolver isso... Podem me ajudar novamente?

Meus conhecimentos de PHP não vão tão longe ainda...

É o seguinte:

Ainda não testei com o BD real, que é enorme... mas usei as Classes que o ESerra indicou e consegui exportar uma tabela MySQL para um arquivo .XML

Mas e aí??? Não sei mais como resolver, tenho pesquisado na internet, mas não consegui achar nada que eu consiga adequar ao que preciso...

1- como vou transformar esse arquivo .XML em .MDB sem perder informações?

2- não tenho idéia de como criar o script PHP para ler o .MDB e exportar para .XML (tenho que fazer isso tudo na web, o cliente não quer mexer em nada na máquina, ele simplesmente vai mandar o arquivo .mdb pro servidor via FTP).

Para exportar o .XML para o Mysql, ainda não testei, mas tenho as Classes aqui.

Agradeço imensamente se puderem colaborar comigo.

Abraços,

Dammy

Editado por dammy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Pessoal, por favor, preciso muito da ajuda de vocês.

Encontrei também estes arquivos http://www.phpclasses.org/browse/package/1700.html, mas deu erro.

Talvez vocês saibam usá-lo e dizer se resolve o que eu preciso ou não.

Naõ tem como eu ler direto o arquivo .mdb (mesmo sem ter o BD Access no servidor) e enviar as informações pro banco MySQL???

bem, obrigada mesmo!!!

Dammy

Editado por dammy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Obrigada !

Mas, então... eu tenho que fazer isso direto no servidor e, outra coisa, eu consigo ler um arquivo .mdb sem ter o Access no servidor?

Desculpe se a pergunta for muito boba, mas eu ainda não consegui entender isso...

Editado por dammy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Sim, para você ler o aquivo não precisa de ter o access instalado, basta um programa que o interprete, no caso do php ele não permite que voce acesse direto, então voce cria um acesso via dsn para ele(driver obdc), o php usa esse dsn que você criou para acessar ele.

O problema e que se o php estiver em um servidor linux, o obdc não funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

usa o mdbtools, se você tiver usando uma destribuição baseada em debina fassa:

apt-get instal mdbtools

você tem que estar com privilegio de root,

eu instalei aqui e to vendo como funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

puxa, desculpa pela ignorância, Itibere, mas não consegui acompanhar...

Eu procurei no Google agora e achei esse link http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verAr...php?codigo=2251

Mas não entendo tanto assim de programação e não sei se conseguirei usar... a não ser que você possa me orientar.

Estou disposta a aprender, claro, só preciso resolver esse drama do mdb...

Obrigada por seu interesse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...