Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Ler Banco De Dados Em Cd


jfranco

Pergunta

Boa tarde,

Estou desenvolvendo um programa que será distribuído e executado diretamente do CD. Estou usando o Delphi 7 e banco de dados Access.

Há uma rotina que lê um banco que está gravado no próprio CD. Quando executo a aplicação a partir do HD, tudo funciona bem. Mas quando abro a aplicação a partir do CD, recebo a seguinte mensagem:

"O mecanismo de banco de dados Microsoft Jet não pode abrir o arquivo '...' Ele já foi aberto em modo exclusivo por outro usuário ou você precisa de permissão para exibir seus dados."

Além disso, há uma rotina que lê arquivos PDF que estão gravados no próprio CD. Mas essa rotina funciona bem quando o programa roda no meu HD que tem o Adobe Reader instalado; quando tento ler do CD, o programa "empaca" e não lê nada (não trava, apenas não lê).

Alguém poderia me ajudar a resolver esses problemas?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

quando você executa uma aplicação access ele cria alguns arquivos adicionais e temporários, então como o CD não permite isso ele não consegue concluir a operação! Creio que seja isso que está impedindo de funcionar corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
quando você executa uma aplicação access ele cria alguns arquivos adicionais e temporários, então como o CD não permite isso ele não consegue concluir a operação! Creio que seja isso que está impedindo de funcionar corretamente.

deixar o cd aberto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Se você finalizou o CD ele não grava mais, portanto ele não poderá continuar sendo utilizado...

Acontece que essa aplicação não vai gravar nada no banco de dados que é apenas para consultas...

Resolvi responder aqui porque a minha aplicação também é algo do género da sua ...!!

também tenho uma aplicação que pretendo que corra através do CD, e na minha aplicação em Access também vou ter que abrir uma listagem de ficheiros em PDF.

Contudo a minha aplicação é apenas em Access e abre a listagem de ficheiros através de consultas ou simplesmente botões que abre os ficheiros!!

Tudo funciona perfeitamente a nível do CD que é RW, com um senão, apresenta uma mensagem inicial ao arrancar a aplicação, a dizer que a base de dados é somente de leitura, apesar do CD ser RW....

Contudo tem-se que ter em conta os seguintes factores:

1) Embora estando no CD, se a aplicação encontra-se em Access 2002, o utilizador deverá ter essa mesma versão de Access senão pode dar problemas!!

2) No que respeita ao Acrobat é possível que também tenha que ter o mesmo formato, com que foram adicionados os ficheiros ...

Não sei se usas mas também podes usar um Autorun !!

Já agora caro moderador .... se o utilizador não tiver a mesma versão do Access mas tiver por exemplo o Access 2007, ele pode abrir a minha aplicação caso eu disponibilize o Access 2002 Run Time??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Versões posteriores conseguem abrir facilmente arquivos de versões anteriores, pode ser que surja uma mensagem ou outra (geralmente questões de segurança), quanto ao runtime irá sim funcionar desde que esteja previamente instalado, o que claro não se faz necessário caso você tenha uma versão igual ou superior a da que gerou a aplicação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Versões posteriores conseguem abrir facilmente arquivos de versões anteriores, pode ser que surja uma mensagem ou outra (geralmente questões de segurança), quanto ao runtime irá sim funcionar desde que esteja previamente instalado, o que claro não se faz necessário caso você tenha uma versão igual ou superior a da que gerou a aplicação!

Mas o problema continua: quando tento rodar a partir do CD recebo a mesma mensagem de sempre; além do mais, se a aplicação vai rodar numa máquina qualquer, ninguém garante que haja a versão compatível de Access instalada; portanto, seria interessante instalar um runtime: mas, como fazer isso?

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

jfranco sinceramente num consigo imaginar o que pode estar acontecendo com sua aplicação, pois se você está trabalhando com o CD-RW aberto a aplicação teria de funcionar bem, talvez o BD possa estar corrompido ou alguma falha no CD já que você não precisa do access nem de runtime para gerenciar a aplicação já que seu projeto é feito em Delphi.

Bom pra quem precisa do runtime o link abaixo tem uma versão para baixar.

http://www.microsoft.com/downloads/details...;displaylang=en

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Boa tarde,

Estou desenvolvendo um programa que será distribuído e executado diretamente do CD. Estou usando o Delphi 7 e banco de dados Access.

Há uma rotina que lê um banco que está gravado no próprio CD. Quando executo a aplicação a partir do HD, tudo funciona bem. Mas quando abro a aplicação a partir do CD, recebo a seguinte mensagem:

"O mecanismo de banco de dados Microsoft Jet não pode abrir o arquivo '...' Ele já foi aberto em modo exclusivo por outro usuário ou você precisa de permissão para exibir seus dados."

Além disso, há uma rotina que lê arquivos PDF que estão gravados no próprio CD. Mas essa rotina funciona bem quando o programa roda no meu HD que tem o Adobe Reader instalado; quando tento ler do CD, o programa "empaca" e não lê nada (não trava, apenas não lê).

Alguém poderia me ajudar a resolver esses problemas?

Obrigado.

JFranco...

Para aplicações em Delphi, o banco de dados FireBird é uma boa cara...

é só uma sugestão...já pensou na hipótese?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Boa tarde,

Estou desenvolvendo um programa que será distribuído e executado diretamente do CD. Estou usando o Delphi 7 e banco de dados Access.

Há uma rotina que lê um banco que está gravado no próprio CD. Quando executo a aplicação a partir do HD, tudo funciona bem. Mas quando abro a aplicação a partir do CD, recebo a seguinte mensagem:

"O mecanismo de banco de dados Microsoft Jet não pode abrir o arquivo '...' Ele já foi aberto em modo exclusivo por outro usuário ou você precisa de permissão para exibir seus dados."

Além disso, há uma rotina que lê arquivos PDF que estão gravados no próprio CD. Mas essa rotina funciona bem quando o programa roda no meu HD que tem o Adobe Reader instalado; quando tento ler do CD, o programa "empaca" e não lê nada (não trava, apenas não lê).

Alguém poderia me ajudar a resolver esses problemas?

Obrigado.

JFranco...

Para aplicações em Delphi, o banco de dados FireBird é uma boa cara...

é só uma sugestão...já pensou na hipótese?

E como eu faço para converter o Banco em Access que já criei? Tem como fazer isso rapidinho (pois estou com meu prazo estourando)?... Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Boa tarde,

Estou desenvolvendo um programa que será distribuído e executado diretamente do CD. Estou usando o Delphi 7 e banco de dados Access.

Há uma rotina que lê um banco que está gravado no próprio CD. Quando executo a aplicação a partir do HD, tudo funciona bem. Mas quando abro a aplicação a partir do CD, recebo a seguinte mensagem:

"O mecanismo de banco de dados Microsoft Jet não pode abrir o arquivo '...' Ele já foi aberto em modo exclusivo por outro usuário ou você precisa de permissão para exibir seus dados."

Além disso, há uma rotina que lê arquivos PDF que estão gravados no próprio CD. Mas essa rotina funciona bem quando o programa roda no meu HD que tem o Adobe Reader instalado; quando tento ler do CD, o programa "empaca" e não lê nada (não trava, apenas não lê).

Alguém poderia me ajudar a resolver esses problemas?

Obrigado.

JFranco...

Para aplicações em Delphi, o banco de dados FireBird é uma boa cara...

é só uma sugestão...já pensou na hipótese?

E como eu faço para converter o Banco em Access que já criei? Tem como fazer isso rapidinho (pois estou com meu prazo estourando)?... Obrigado.

ixi cara...dae você me lasco...rsrs

não tenho experiência com FireBird...só fiz meu tcc em delphi utilizando o firebird e nunca obtive problemas...

em relação a exportar dados do access até posso te ajudar...agora, pra importar dados no firebird, dae já não sei...

lamento.. . =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...