Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Transferência De Rgb Para O Modo Cmyk


Emerson Mattos

Pergunta

Bom quando eu importo uma imagem para o pagemaker no modo RGB e fica como a foto realmente é e quando eu mudo para o modo CMYK ela fica estranha no Pagemaker, com cor diferente da original.Então eu gostaria de saber como eu faço para modificar a imagem do modo RGB para o CMYK sem perder as configurações da imagem original.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Oi

Num tem jeito, o modo rgb é para apresentação em tela, para web, e o modo cmyk é para impressão.

A cor é modificada para que você possa fazer os ajustes necessários para que ela tenha uma boa aparência na hora de imprimir.

É sempre necessário fazer a conversão para que você tenha uma idéia do que vai acontecer depois, já que na tela você nunca vai saber exatamente o que vai acontecer.

Mesmo uma prova em laser 4 cores não te dá o resultado final mas chega a 80%, por isso ela é importante.

Uma galera que ganha dinheiro com a parte gráfica é a galera que simplesmente já sabe por experiência entre erros e acertos, o que vai acontecer.

Uma parada que sempre acontece é a imagem ficar meio escura na tela, e na hora de imprimir ela aparece boa, clara e nítida.

Converta sempre para não ter surpresas, afinal ela será convertida quando você fechar o arquivo para imprimir, mas aí será tarde, vai imprimir uma 5000 revistas com o azul que virou verde e o verde que virou azul.

Convertendo antes você não terá surpresas.

O que aparece na tela, nunca é o que vai sair na impressão profissional, já nas impressoras em jato de tinta que temos em casa, é tudo igual.

Quando você mandar imprimir algo em gráficas, pegue o resultado final, e compare cada cor e cada imagem, com o que você tem no arquivo de trabalho, e veja o que tem que ser melhorado, anote o percentual de cada canal cmyk, assim você terá sempre uma base para melhorar.

Um exemplo claro disso é a tal da cor "verde escuro" na paleta cmyk do corel, na tela ela aparece quase preta, que diz que esse treco é verde? Na impressão ela aparece um verde escuro.

É muito comum por exemplo, você converter uma imagem para o modo cmyk e ter que adicionar pelo menos 20% de contraste para que a cor fique um pouco melhor, mais nítida.

Vá devagar, faça experiências sutis e anote tudo.

Para ver se imagem realmente presta para imprimir, é legal colocar no corel e dimensionar ela no tamanho que ela será impressa, se no "rodapé" do programa aparecer a resolucão de 300x300 dpi ou superior, então ela presta.

Qualquer coisa, tamos aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Oi

Num tem jeito, o modo rgb é para apresentação em tela, para web, e o modo cmyk é para impressão.

A cor é modificada para que você possa fazer os ajustes necessários para que ela tenha uma boa aparência na hora de imprimir.

É sempre necessário fazer a conversão para que você tenha uma idéia do que vai acontecer depois, já que na tela você nunca vai saber exatamente o que vai acontecer.

Mesmo uma prova em laser 4 cores não te dá o resultado final mas chega a 80%, por isso ela é importante.

Uma galera que ganha dinheiro com a parte gráfica é a galera que simplesmente já sabe por experiência entre erros e acertos, o que vai acontecer.

Uma parada que sempre acontece é a imagem ficar meio escura na tela, e na hora de imprimir ela aparece boa, clara e nítida.

Converta sempre para não ter surpresas, afinal ela será convertida quando você fechar o arquivo para imprimir, mas aí será tarde, vai imprimir uma 5000 revistas com o azul que virou verde e o verde que virou azul.

Convertendo antes você não terá surpresas.

O que aparece na tela, nunca é o que vai sair na impressão profissional, já nas impressoras em jato de tinta que temos em casa, é tudo igual.

Quando você mandar imprimir algo em gráficas, pegue o resultado final, e compare cada cor e cada imagem, com o que você tem no arquivo de trabalho, e veja o que tem que ser melhorado, anote o percentual de cada canal cmyk, assim você terá sempre uma base para melhorar.

Um exemplo claro disso é a tal da cor "verde escuro" na paleta cmyk do corel, na tela ela aparece quase preta, que diz que esse treco é verde? Na impressão ela aparece um verde escuro.

É muito comum por exemplo, você converter uma imagem para o modo cmyk e ter que adicionar pelo menos 20% de contraste para que a cor fique um pouco melhor, mais nítida.

Vá devagar, faça experiências sutis e anote tudo.

Para ver se imagem realmente presta para imprimir, é legal colocar no corel e dimensionar ela no tamanho que ela será impressa, se no "rodapé" do programa aparecer a resolucão de 300x300 dpi ou superior, então ela presta.

Qualquer coisa, tamos aí.

Então, será que você não podia me ajudar, estou com outra dúvida.

Qual a resolução desejada de saída no pagemaker.

Quando eu configuro o documento eu sempre deixo com 300 DPI.Esse é o correto ou estou fazendo besteira.

Espero que você possa me ajudar, como já está ajudando.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
300 dpi é o correto.

Seu arquivo de saida também tem que estar em cmyk.

Se a imagem mesmo assim for impressa toda "quadriculada", o erro mais comum é que o link da imagem foi perdido.

300dpi é o que voce precisa pra tirar filme de fotolito, ou rodar os arquivos em grafias que tem CTP, se voce vai rodar a arte em bureau digital esse arquivo pode estar com 150 ou 200 dpi que não faz a menor diferenca. Pra banner pro exemplo voce pode ter uma boa imperssao com 80dpi.

obs: a relacao dpi somente existe pra imagens e não pra vetor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest Valter Santos

Bom dia!

Trabalhar com cores é meio complicado, por isso o profissional da área tem que entender de cores eprincipalmente luz e sombra;

No caso do nosso amigo, não sei em que programa ele está editando as fotos, para mim, o melhor é o Photoshop. Como você está trabalhando com o PageMaker, o melhor a fazer é deixar no documento o espaço reservado (tamanho e local onde será inserida a imagem), editar a imagem no Photoshop ou Corelphoto, deixa-la com uma resolução de 300 DPIs (saída de gráfica) no formato EPS; inserir no PageMaker em seus espaços reservados - observe que a qualidade (visual ou impressão jato/laser) não serão das melhores. Quando for gravar o arquivo, não esquecer de colocar também a pasta com as imagens. Não se preoculpe, fazendo dessa forma você não terá surpresa na impressão final.

Espero ter contribuido.

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...