Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Combobox


4njo

Pergunta

Ola a todos....salve....

devo estar falando besteira, mas como eu faço para que um ComboBox registre automaticamente um campo de registro.

Por exemplo, estou querendo que um ComboBox grave todos os dados(datas) que forem inseridos em um DBEdit no caso,

"Data de Registro".

não consigo entender a logica desse ComboBox e gostaria de poder utiliza-lo.... pra começar acho que a duvida acima já resolve...ne...

Obrigado a todos ein...desde já....valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Guest --HDELPHI --
Ola a todos....salve....

devo estar falando besteira, mas como eu faço para que um ComboBox registre automaticamente um campo de registro.

Por exemplo, estou querendo que um ComboBox grave todos os dados(datas) que forem inseridos em um DBEdit no caso,

"Data de Registro".

não consigo entender a logica desse ComboBox e gostaria de poder utiliza-lo.... pra começar acho que a duvida acima já resolve...ne...

Obrigado a todos ein...desde já....valeu

Não use um Combobox mas sim um DBCombobox ... este componente já fica atrelado ao banco de dados .... ok ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

valeu HDELPHI..... obrigado... tava fazendo cag4d4 mesmo...

grande abraço velho...

-Gabriel-

Mas mesmo assim...como fazer para que os ítens do campo Data fiquem acessíveis no DBComboBox? não gostaria de adicionar novos intens e sim que o próprio DBComboBox "capturasse" novos registros e gravasse o campo Data, para que futuramente eu , ao clicar na data específica, o registro relativo seja exibido.

sou bem iniciante...por isso não manjo muito essas estruturas de componentes...mas de qualquer forma valeu...

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest --HDELPHI --
valeu HDELPHI..... obrigado... tava fazendo cag4d4 mesmo...

grande abraço velho...

-Gabriel-

Mas mesmo assim...como fazer para que os ítens do campo Data fiquem acessíveis no DBComboBox? não gostaria de adicionar novos intens e sim que o próprio DBComboBox "capturasse" novos registros e gravasse o campo Data, para que futuramente eu , ao clicar na data específica, o registro relativo seja exibido.

sou bem iniciante...por isso não manjo muito essas estruturas de componentes...mas de qualquer forma valeu...

Grande Abraço

Use a propriedade do DBCombobox DataField (nome do campo ) e o DataSource ( nome da tabela ou da query) Obs: isto aparece automaticamente se o componente de banco de dados estiver no formulario ou referenciado via data module. A cada registro gravado, ele aparece no DBcombobox ... valeu ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

bom...eu já consegui algum avanço aqui, porém as datas aparecem todas desordenadas , mas o mais importante no momento é o seguinte: como fazer para que, quando clicar em uma data dentro do Lookupcombobox, o sistema vá exiba automaticamente a data selecionada, mas a exibição no DBGrid. Ou no próprio TEdit mesmo....tem como fazer isso?

a principio ta tudo uma zona aqui....não consigo realmente entender Combobox, mesmo lendo muita coisa que to baixando pela net e aqui mesmo no forum, mas aos poucos vou me aprimorando. O que não entendi também é o lance do DBLookupCombo ser "automatico" e quando faço o link das conexões e campos de tabela ele não retorna nada quando executo o programa. fica visivel, mas inativo.

por enquanto só..e agradeço ai se alguém puder me ajudar nessa batalha de aprender a programar ...em Delphi..

abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest --HDELPHI --
bom...eu já consegui algum avanço aqui, porém as datas aparecem todas desordenadas , mas o mais importante no momento é o seguinte: como fazer para que, quando clicar em uma data dentro do Lookupcombobox, o sistema vá exiba automaticamente a data selecionada, mas a exibição no DBGrid. Ou no próprio TEdit mesmo....tem como fazer isso?

a principio ta tudo uma zona aqui....não consigo realmente entender Combobox, mesmo lendo muita coisa que to baixando pela net e aqui mesmo no forum, mas aos poucos vou me aprimorando. O que não entendi também é o lance do DBLookupCombo ser "automatico" e quando faço o link das conexões e campos de tabela ele não retorna nada quando executo o programa. fica visivel, mas inativo.

por enquanto só..e agradeço ai se alguém puder me ajudar nessa batalha de aprender a programar ...em Delphi..

abraço a todos

No caso do DBLookupCombobox ele fica inativo se você não ativar a query ou a tabela; este componente serve basicamente para você mostrar um campo de uma tabela ou query e salvar em outra sem precisar digitar, simplesmente selecionando o conteudo do campo... ok ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
mas o mais importante no momento é o seguinte: como fazer para que, quando clicar em uma data dentro do Lookupcombobox, o sistema vá exiba automaticamente a data selecionada, mas a exibição no DBGrid. Ou no próprio TEdit mesmo....tem como fazer isso?
Isto que você quer fazer é localização/busca. Há bastante questões sobre isso aqui no forum. Sugiro que você utilize a opção Pesquisa (na barra de opções do forum), procure por "localizar" ou "busca" ou "locate" ou "like" que você vai achar pistas sobre como implementar isto.

Mas, basicamente, para localizar uma informação e mostrá-la no DBGrid, você pode utilizar Locate, FindKey, ou instrução SQL como Like e utilizar a entrada (TEdtit ou campo selecionado no TDBLockupComboBox).

"n" modos de se fazer uma consulta e depende de que tipo de dataset você está utilizando para mostrar os dados no seu DBGrid (se Table ou Query). Vai precisar dar mais detalhes, mas antes, como disse, dê uma pesquisada.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

HDELPHI obrigado mesmo. Só que eu não estou utilizando DataModule. Estou apenas com 1 Datasource e um TTable e os registros estao sendo feitos corretamente no banco (Paradox) eu não estou usando Connection porque não sei qual serviço utilizar para bancos Paradox. Então, como funcionou , eu deixei assim mesmo.

No caso do DBLookupCombo... é intrigante porque estou fazendo exatamente o que voces estao me sugerindo, mas mesmo assim o DBLComboBox fica inativo quando executo o programa. Estou ativando o item Data no DataField , Configurando DataSource..e.tc.. será que é por causa da falta do componente de conexão (ADOConnection..por exemplo) que eu não estou usando?

Micheus beleza velho...obrigado mais uma vez.....saudações....

Rapaz...é isso mesmo que você falou. Eu quero na verdade criar uma estrutura de consulta rapida através do DBLookupComb....

E que depois seja exibido na tela. E procurei aqui no forum sobre isso, mas com a palavra chave diferente...mas valeu pela dica.

O item "Locate" eu não consegui achar aqui no Inspector...não sei porque....mas sim, percebo que há muitas alternativas para fazer o que estou querendo. Mas com essas dicas já consigo caminhar melhor....vamos ver aqui o que consigo...

mas segue a duvida: porque será que mesmo assim , seguindo as dicas e raciocinando ca comigo; eu não consigo fazer o DBLookupC......"responder" ..? porque sera que ele ainda fica inativo.?

Pessoal...show de bola....muito obrigado pelas dicas e pelo tempo aí desperdiçado. espero melhorar....

Grande Abraço!

Gabriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
mas segue a duvida: porque será que mesmo assim , seguindo as dicas e raciocinando ca comigo; eu não consigo fazer o DBLookupC......"responder" ..? porque sera que ele ainda fica inativo.?
Voce já conferiu se está abrindo o dataset que você ligou a propriedade ListSource? É este o motivo comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest --4njo --

MICHEUS......eu decidi utilizar o InterBase, com SQL direto. me sinto mais a vontade.

Gostaria que me ajudasse na seguinte questão agora (não querendo fugir do tópico, pois prevalece meu objetivo com DBLookup): E claro, estou fazendo um sistema caseiro, apenas apra aprendizado mesmo. Por isso ta muito amador.

Mas seguinte meu amigo: Eu criei a seguinte tabela:

CREATE TABLE "cont_sql"

(

"DATA" DATE NOT NULL,

"PROFISSIONAL" VARCHAR(20),

"valorP" FLOAT,

"RESIDENCIAL" VARCHAR(20),

"valorR" FLOAT,

"IMPOSTOS" VARCHAR(20),

"valorI" FLOAT,

"AUTOMOVEL" VARCHAR(20),

"valorA" FLOAT,

"TOTAL" FLOAT,

PRIMARY KEY("DATA")

);

Porem, gostaria que os valores (valorP,valorR,etc..) fossem convertidos para moeda (R$) .

tentei com FLOAT, mas não da certo. NUMBER aqui no Interbase ele nem reconhece. Vi alguns codigos com MONEY, que aqui tambem não rola.

PS: estou utilizando componentes da paleta InterBase no Delphi7. A comunicação esta bunita e funcionando , registros inseridos , etc. Porem gostaria realmente dos campos em formato moeda.

Se puder me ajudar, novamente...seria legal..

Grande Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...