Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Capturar Video (webcam P.e.) E Salvar Como Wmv Ou Asf


paulobergo

Pergunta

Oi Pessoal...

Seguinte...

Desenvolvi um software, em Delphi 4 (agora "migrando" para o Delphi 6) que captura dados sobre rodovias (lê um gps, um odometro e um indicador de oscilacao na barra traseira), mais os dados observados por um engenheiro que fiscaliza a rodovia... tudo é gravado em um banco de dados... e ao mesmo tempo é feita a "filmagem" do trecho verificado, usando-se o MovieMaker (xp), que salva o vídeo no formato wmv...

Agora, passando o software para o Delphi 6, fiz varias melhorias e, a mais importante, eliminei a (possível) necessidade de se usar o MovieMaker para filmar a rodovia, colocando dentro da propria aplicacao a filmagem, e ainda acrescentando mais uma camera (uma filma a frente e a outra a lateral da via)...

Só consegui, até agora, dois componentes para salvar video: o DSPack e o VideoGrabber da Datastead.

O VideoGrabber é muito complexo e o DSPack muito mais simples... no entanto, até esta madrugada, não conseguia capturar um vídeo no formato wmv (windows media) e salvá-lo usando o DSPack... somente dava para fazer isso com o VideoGrabber... porém, logo de madrugada, consegui "descobrir" como capturar para wmv (asf)...

O único problema é que em ambos os componentes não encontrei meios de aumentar a taxa de bits dos 28 ou 56k para, p.e., 700k (melhor qualidade)...

Caso alguém use algum desses componentes (ou outro parecido) e possa dar alguma dica, ficarei muito grato!!!

Abraços!

Editado por paulobergo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Opa

Paulobergo, eu editei a descrição do seu tópico, porque não achei legal o que

você escreveu rs

Coloque algo que identifique o que você está precisando, e não o que você escreveu:

"como chupar cana e assoviar ao mesmo tempo"

kkk foi engraçado mass de acordo com as regras do fórum eu tive que editar ahusehe

abraçox

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O link remete para o "Rmvb Fixer 3.21", que é um "patcher" para vídeos já prontos...

Vi que tem outros componentes... inclusive para gravar...

Vou dar uma olha e se funcionar, adiciono uma resposta!!!

De qualquer forma, grato.....

Quanto a editar o titulo, sem problemas...

'E que realmente a maquina que faz a captura dos dados trabalha numa condição extrema... tem trechos de estrada que chegam a mais de cem quilometros, filmados a 40km/h... sem contar que o gps passar uma informação com os dados de coordenadas, altitude, direção, velocidade a cada segundo, o odometro manda cerca de oito linhas de dados por segundo e o dispositivo da barra estabilizadora manda cerca de 90 dados por segundo... tudo isso tem que ser "juntado" num banco de dados, ao mesmo tempo que o engenheiro bate no teclado cerca de vinte tipos de ocorrencias que ele observa...

E o que é mais engraçado... o unico tipo de banco de dados possível de ser gravado e ser executado em qualquer pc foi o dbaseIII do componente Halcyon 5 para Delphi... isso porque os dados tem que ser apresentados (para Denit, Dersa, DER, etc.) sem que seja instalado nem um componente ou recurso nos computadores deles... (aliás, essa é outra coisa que eu precisaria ver mais para frente...)

Também, de qualquer forma, obrigado pela atenção!

Editado por paulobergo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Em tempo!!

Só lembrar que a captura é feita "ao vivo"... ou seja, não posso usar um "conversor" tipo "mpg" para "wmv", "avi" para "wmv", etc...

Ok

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Só lembrar que a captura é feita "ao vivo"... ou seja, não posso usar um "conversor" tipo "mpg" para "wmv", "avi" para "wmv", etc...
paulobergo, o que você precisa é setar qual codec (codificador) deseja utilizar, neste caso WMVideo9 Encoder.

Voce mencionou anteriormente ter instalado o componente DSPack. Então, deve ter instalado os exemplos, certo!?

Dê uma olhada no exemplo VideoCap.dpr em ...\DSPACK234\Demos\D6-D7\videocap. Você vai ver que lá ele permite a seleção do codificador de vídeo e audio. Veja no código do botão Start a parte com o comentário "// configure output Video media type". Acredito que você conseguirá fazer o que deseja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá!

Grato pela resposta...

Na verdade, já tentei de tudo um pouco...

Com base nos exemplos, o componente para captura de wmv (asf) é o TASFWriter... e com ele a captura funciona... no entanto, na sua propriedade Profile, só consigo usar wmp_V80_288VideoOnly ou wmp_V80_56VideoOnly... precisaria usar uma taxa de, por exemplo, 512k, como no MovieMaker...

Quanto ao "videocap", já havia experimentado outras opções realmente, mas só funciona com AVI, sem compactação, sendo que só consegui encontrar a função SetOutputFileName com referência ao tipo de gravação:

Isso dá certo:

SetOutputFileName(MEDIASUBTYPE_Avi, PWideChar(CapFile), multiplexer, Writer);
Esses não resultam em erro, mas também não salvam nada...
SetOutputFileName(MEDIASUBTYPE_DIVX, PWideChar(sCap1File), multiplexer, Writer);
            SetOutputFileName(MEDIASUBTYPE_MDVF, PWideChar(sCap1File), multiplexer, Writer);
            SetOutputFileName(MEDIASUBTYPE_MPEG1Packet, PWideChar(sCap1File), multiplexer, Writer);
etc...

Expandindo também a propriedade BaseFilter do Video1SourceFilter, temos inúmeras opções... mas nada que faça funcionar a gravação em outro formato que não o AVI...

De qualquer forma, grato pela colaboração!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

E'... seria interessante dar uma olhada... só que,depois de verificar a autenticidade do windows, o link da microsoft da microsoft não funciona...

"

Obrigado pelo download

Windows Media Encoder 7.1 - Portugus (Brasil)

Instrues de Download:

Na caixa de dilogo Download de Arquivo, siga um destes procedimentos:

Para iniciar a instalao imediatamente, clique em Abrir ou Executar este programa a partir do seu local atual.

Para copiar o download para o computador a fim de instalar posteriormente, clique em Salvar ou em Salvar este programa em disco.

Para obter mais informaes sobre o download selecionado, inclusive instrues de instalao detalhadas, retorne pgina de informaes de download.

Se o download no for iniciado em 30 segundos, clique neste link: Iniciar download.

Obrigado por usar o software autntico da Microsoft

Para aproveitar mais downloads gratuitos e vantagens adicionais reservadas para clientes do Windows original, visite o site de Vantagens do Windows Original.

"

Depois tento de novo!

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest Jefferson Marcelo

Pessoal...

...eu queria saber se existe alguma forma de salvar (capturar) videos das pessoas que estão conversando comigo, e se tiver devo usar algum programa específico pois o meu e da pessoa com quem tc é o AMCap!

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
eu queria saber se existe alguma forma de salvar (capturar) videos das pessoas que estão conversando comigo, e se tiver devo usar algum programa específico pois o meu e da pessoa com quem tc é o AMCap!

Alguns componentes de captura de video que voce pode usar:

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...st&p=500133

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...st&p=500284

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest Jefferson Marcelo
eu queria saber se existe alguma forma de salvar (capturar) videos das pessoas que estão conversando comigo, e se tiver devo usar algum programa específico pois o meu e da pessoa com quem tc é o AMCap!

Alguns componentes de captura de video que voce pode usar:

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...st&p=500133

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...st&p=500284

abraço

o negócio é o seguinte Jhonas acho q n estas me entendedo...

n quero salvar o meu vídeo da Web Cam, e sim da pessoa com quem estou conversando com a outra Web Cam!

Se porderes tirar essa duvida agradeço desde já!

Grato!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
n quero salvar o meu vídeo da Web Cam, e sim da pessoa com quem estou conversando com a outra Web Cam!

Se porderes tirar essa duvida agradeço desde já!

Jefferson Marcelo .... se voce procura uma solução gratuita não vai encontrar

existem componentes de captura de video ( local ou internet ) para serem usados com o delphi, mas eles são pagos

o AMCap é um software especifico para uso com web cam com a possibilidade de gravar o video no formato avi ou wmv9 ou ainda com nenhuma compressão, o que deixaria o arquivo enorme com poucos segundos de gravação.

existem tambem programas já prontos para esta finalidade, mas tambem são pagos.

Componente gratuito para delphi poderia ser o DsPack mas voce teria que implementar o codigo para que alem de salvar como jpeg ( que seria o ideal ) voce tambem teria que reduzir a imagem para que o arquivo não ficasse muito grande.

Uma outra solução seria o uso do ScreenCam da Lotus, mas ele grava tudo o que mostra na tela do windows

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest Jefferson Marcelo

Componente gratuito para delphi poderia ser o DsPack mas voce teria que implementar o codigo para que alem de salvar como jpeg ( que seria o ideal ) voce tambem teria que reduzir a imagem para que o arquivo não ficasse muito grande.

Uma outra solução seria o uso do ScreenCam da Lotus, mas ele grava tudo o que mostra na tela do windows

E como consigo emplementar esse tal código????

ele já é disponibilizado no download do programa ou tem q ter alguma espécie de crac????

abraço!!!!

no aguarde!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
ele já é disponibilizado no download do programa ou tem q ter alguma espécie de crac????

E como consigo emplementar esse tal código????

Endereço para download

http://www.progdigy.com/modules.php?name=DSPack

quanto a implementar o codigo é com voce .... já existe alguma coisa a respeito no forum ... faça uma pesquisa

veja alguns destes posts

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...highlite=dspack

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...