Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Espaço Certo Na Textbox


Israel Murat

Pergunta

Galera, sei que deve ser simples mas como estou sem nenhum ponto de consulta estou apelando para a ajuda de vocês aqui.

Seguinte: tenho um text box que tem que ser preenchido exatamente da maneira que eu desejo. tem que ser preenchido por um tempo que deve ficar assim: XX:XX:XX

o primeiro XX são os minutos, os seguintes são os segundos e o último são os centésimos

os 2 pontos que estão entre os XX devem ser permantentes e os XX devem ser aquilo que o usuário vai escrever na textbox

portanto a text inicial deve ser assim: __:__:__

primeiro: como faço para que a textbox tenha esse formato?

segundo: existe uma maneira de eu fazer o programa entender exatamente que o primeiro espaço são os minutos, o segundo são os segundos e o terceiro são os centésimos?

valeu pela ajuda galera!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Galera, sei que deve ser simples mas como estou sem nenhum ponto de consulta estou apelando para a ajuda de vocês aqui.

Seguinte: tenho um text box que tem que ser preenchido exatamente da maneira que eu desejo. tem que ser preenchido por um tempo que deve ficar assim: XX:XX:XX

o primeiro XX são os minutos, os seguintes são os segundos e o último são os centésimos

os 2 pontos que estão entre os XX devem ser permantentes e os XX devem ser aquilo que o usuário vai escrever na textbox

portanto a text inicial deve ser assim: __:__:__

primeiro: como faço para que a textbox tenha esse formato?

Use a MaskBox da biblioteca Input32X: http://www.eoliv.com/

segundo: existe uma maneira de eu fazer o programa entender exatamente que o primeiro espaço são os minutos, o segundo são os segundos e o terceiro são os centésimos?

Coloque um exemplo em cima, indicando o que é cada parte.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
não consegui entender nada. baixei o arquivo la... é só uma ajuda... mas não entendi como usar e não achei nada que resolvesse o que eu quero.

alguém sabe como faço?

Tem um arquivo .ocx também. Então, você descompacta ele na pasta Windows\System32 e registra com o regsvr32. Depois é só marcar a Input32X na opção Components do menu Project no VB.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

agora cnsegui achar... mas não consegui fazer o que eu quero

para determinar os dados que entram na maskbox eu posso usar &&\´&&\``&&

assim a pessoa que for escrever vai ver: ` ``

sendo que antes das primeiras aspas vão os minutos, no meio vão os segundos e depois irão os centesimos dessa forma: 15´36´´87

ou seja 15minutos, 36 segundos e 87 centesimos...

até ai beleza

mas agora algumas dúvidas:

1º- como determinar o maximo e minimo das casas? porque no maximo pode ser 59´59´´99 e no minimo 00´00´´01

2º- depois será possivel eu fazer contas com esse numero?

por favor me ajudem... esta dificil resolver isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
1º- como determinar o maximo e minimo das casas? porque no maximo pode ser 59´59´´99 e no minimo 00´00´´01

Coloque o seguinte no evento Validate da MaskBox:

valor = MaskBox1.Value
    
minutos = Left(valor, 2)
segundos = Mid(valor, 3, 2)
centésimos = Right(valor, 2)
    
If minutos > 59 Or segundos > 59 Or (minutos = 0 And segundos = 0 And centésimos = 0) Then
    Cancel = True
    MsgBox "Valor inválido!"
End If

Desse jeito o caboclo não vai conseguir sair da caixa digitando um valor inválido.

2º- depois será possivel eu fazer contas com esse numero?

No exemplo acima eu separei os valores, então você já tem uma base de como trabalhar com eles.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Claro que funciona; eu testei aqui. Você realmente colocou no evento Validate? E tem outro controle no formulário de forma que a MaskBox possa perder o foco? E você também pode testar isso colocando aquele código no evento Click de um botão.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest --israel murat --

Continua não funcionando, independende do valor que eu coloco o erro não aparece e também não entendi como separar os minutos dos segundos dos centesimos para poder realizar as contas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Continua não funcionando, independende do valor que eu coloco o erro não aparece

Você está passando para outra caixa de texto? Ou seja, a MaskBox está perdendo o foco? Porque o validate só ocorre neste caso. E você tentou colocar aquele código no evento click de um botão?

e também não entendi como separar os minutos dos segundos dos centesimos para poder realizar as contas.

Nesta parte aqui eu já separei:

valor = MaskBox1.Value

minutos = Left(valor, 2)
segundos = Mid(valor, 3, 2)
centésimos = Right(valor, 2)

É só você usar as respectivas variáveis.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...