Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Buscar Em Campos Iguais Em Tabelas Diferentes E Exibir O Resultado


Alink

Pergunta

Olá a todos,

Estou com uma grande dúvida, tenho 3 tabelas que possuem 3 campos com o mesmo nome nas 3 tabelas: data, nome, email.

Ao usuário preencher com uma palavra-chave no textbox, quero que pesquise no campo nome e email, de todas as 3 tabelas, caso ache exiba os resultados ordenados por nome.

Gostaria de saber o seguinte, dá para fazer isso em uma query só ou seja em uma consulta, ou teria que ser em querys diferentes.

Estou usando Like para pesquisar a palavra que o usuário digitar que pode ser tanto nome ou email completo ou parte do nome ou email que ele pretende pesquisar.

alguém poderia me ajudar a resolver, isso alguém teria uma solução, e poderia me mostrar um exemplo de como resolver isso, o banco que estou usando a principio é access, porem devo migrar depois para o sql server.

Aguardo uma ajuda urgente, postem também o código de exemplo de vocês de como eu devo solucionar isso, pois desta forma fica mais, claro de entender.

Um Abraço e agradeço a todos desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Guest --Rafael --

Você poderia usar um Inner join relacionando as 3 tabelas.. pelo campo email (suponhando eu que não podera existir emails iguais)...

Tipo...

Where

Tabela1.email = Tabela2.email and

Tabela2.email = Tabela3.email and

Tabela1.email = "email@email.com";

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest --Rafael --

AHHHH sim.. acho que entendi o que você quer fazer...

Ao usuario digitar por exemplo o email em um campo... o select tem que pesquisar nas 3 tabelas pelo email digitado?.. seria isso??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Sim, e ao pesquisar o email (email@email.com.br) ou parte dele (email@), ou um uma palavra qualquer que pode ser o nome completo (João Gomes da Silva), ou até parte de uma nome (João Gome ou Gomes da Silva, ou até da Silva), ou a parte de uma email (email@ ou email.com.br, ou @email.com.br), enfim seriam inúmeras possibilidades.

Pesquisa-se nestas 3 tabelas e o que acha-se relacionado ao o que o usuário digitou, exibiria a listagem, ordenado por nome. Entendeu???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest --Rafael --

já que as tabelas possuem os mesmos campos.. você poderia utilizar o comando UNION

por exemplo

select nome,email from tabela where email like ..... nome like....

UNIOM

select nome,email from tabela2 where email like.... nome like....

UNIOM

select nome,email from tabela3 where email like.... nome like....

tenta ai.. e ve se isso serve pra ti...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...