Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Cores Em C


belinha_lsm

Pergunta

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Oie belinha

bom existe 3 formas ao menos de se colocar cores nas fontes usando o Dev C sem utilizar as bibliotecas graficas;

obs: o setcolor(); ao que eu me lembre , n estou muito certo porque to enferrujado, corrija-me se eu estiver errado fahledu , era uma funcao da graphics.h da Borland , usava no Turbo C++ ,usava assim setcolor(RED); colocava o nome da cor dentro xD

Bom no Dev C , conheco essas 3 que listarei:

1- Biblioteca conio.c

O textcolor(); que tais usando está dentro da conio.c no Dev C , pegue uma versao recente do Dev , uma 4.9.x que já vem com ela , cuidado pra declarar como conio.c e não como conio.h

teste isso:

#include <stdio.h>
#include <conio.c>
#include <stdlib.h>

void main (void)
{
char string1 [20];
printf("Entre com string1\n");
scanf("%s",&string1);
textcolor(1);
printf("String em azul %s\n",string1);
system("pause");
}
Bom , o textbackground(); tu muda a cor da tela... a lista de cores possiveis são: Cores: 0 = Preto 8 = Cinza 1 = Azul 9 = Azul claro 2 = Verde 10 = Verde claro 3 = Verde-água 11 = Verde-água claro 4 = Vermelho 12 = Vermelho claro 5 = Roxo 13 = Lilás 6 = Amarelo 14 = Amarelo claro 7 = Branco 15 = Branco brilhante 2- A outra forma é usar o sistema na stdlib.h: tu usará a funcao system("color 00"); testa isso olha , também seguindo aquela tabela de cores
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

void main (void)
{
char string3 [20];
printf("Entre com string1\n");
scanf("%s",&string1);
system("color 02");
printf("String em verde %s\n",string1);
system("pause");
}

3- Uma outra forma utilizada é a forma de escape , é a forma de cor padrão,controlador ANSI:

Essa forma exige uma modificacao no seu config.sys

No config.sys tu coloca essa linha , depois reseta o seu micro ai

DEVICE=C:\DOS\ANSI.SYS

Bom , ai tu pode usar os controladores ANSI Esc[30m até Esc[47m

mais ou menos assim

printf(" 33[44m");

bom qualquer coisa , so perguntar , abraço

att

Ramon Mayor Martins

Editado por Jonathan Queiroz
Adcionar tag's (Jonathan)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
obs: o setcolor(); ao que eu me lembre , n estou muito certo porque to enferrujado, corrija-me se eu estiver errado fahledu , era uma funcao da graphics.h da Borland , usava no Turbo C++ ,usava assim setcolor(RED); colocava o nome da cor dentro xD

Acho que é por ai... C não é meu forte.. :)

Mas por desencargo... Passa um WD... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Obrigada, amigos!

Tentei utilizar a biblioteca conio.c mas não compilou, o dev mostra um aviso de que não existe o arquivo ou o diretório especificado. Usando a stdlib.h todo o texto (inclusive o que foi digitado antes do system("color 02") muda de cor. Tem alguma forma de modificar a cor somente do que for digitado após a função? Desculpem, mas é que estou começando a aprender agora... ;)

Muito obrigada pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Belinha , creio que não conseguiste compilar a conio.c porque sua versão do DevC é antiga , tenta pegar uma versao mais recente , ai tu vai poder se deleitar com as funcoes do conio.c que sinceramente vao fazer tudo que tu quer.

Tens a opcao de pegar a conio.c em um devpack http://www.devpaks.org/category.php?category=Text+console

Realmente o system da stdlib aplica rgb em toda tela , n tem mudanças ao menos que tu mexa com o system ("cls"); mas n é algo muito interessante.

att

Ramon Mayor Martins

Editado por Ramon Mayor Martins_
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

olá belinha, também sou novo no assunto e fiz uma pequena descoberta.

#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>
#include<conio.h>
main(void){
           system("color fc");
           printf(" bem vindo ao c");
           system("pause");
           }

no exemplo em que passei gera o vermelho claro, no plano de fundo branco brilhante.

system ("color [ fc ]") f = corresponde à cor do plano de fundo c= à cor de primeiro plano.

0 = Preto 8 = Cinza

1 = Azul 9 = Azul claro

2 = Verde A = Verde claro

3 = Verde-água B = Verde-água claro

4 = Vermelho C = Vermelho claro

5 = Roxo D = Lilás

6 = Amarelo E = Amarelo claro

7 = Branco F = Branco brilhante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Só uma ressalva pros leitores que usam linux. Isso só funciona pra sistemas Windows. No linux não existe esse comando color.

No linux tem que usar uma versão da conio própria pra linux, usando os recursos de outra biblioteca, a ncurses. Pra mais informações:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Conio.h-para-Linux/

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...