Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Conta Células - Tabela Dinâmica ?


GTeubl

Pergunta

Eu gostaria de contar o número de vezes que aparece uma determinada palavra na coluna da minha tabela do access, explico:

Eu tenho um banco de dados de controle de processos.

Então em um campo eu coloco o nome do autor e no outro eu coloco em que comarca que está, por exemplo:

Autor: Fulano de tal

Comarca: São Paulo

Eu gostaria de saber quantos processos eu tenho em São Paulo.

No Excel, bastava eu criar uma tabela dinâmica com a coluna "comarca" que ele automaticamente contava quantos campos continham a palavra "São Paulo", "Rio de Janeiro" e assim por diante.

Eu fui tentar usar a tabela dinâmica do access e quase cai de costas... trata-se de um sistema complicado, pouco intuitivo e que me levou a lugar nenhum.

Alguém poderia me dizer qual seria a forma mais fácil de fazer este trabalho e como fazer ?

Agradeço desde já pela atenção de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Crie uma consulta no modo estrutura e utilize isso que você quer como critério, então em TOTAL coloque contar, isso resolve a contagem de forma bem simples. eu gostaria de poder colocar um exemplo mais toh sem tempo, assim que puder faço algo e pósto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Na verdade, o que eu gostaria de fazer é criar um botão no meu formulário, que ao apertar, ele iria abrir um outro forumulário informando coisas do tipo:

Ações

São Paulo 15

Rio de Janeiro 17

Bahia 23

Minas Gerais 12

Assim, toda vez que eu clicar no botão do meu formulário irá aparecer este "relatório" atualizado de ações na tela.

Inclusive, pretendo fazer a mesma coisa com gráficos. Fazer um gráfico é fácil, porém, eu gostaria de fazer um gráfico que se atualizasse na medida em que eu vou alimentando o meu banco de dados.

No Excel isto é muito fácil e intuitivo de fazer, eu fazia por meio de tabela dinâmica.

Confesso que eu não entendi como isto poderia ser feito por meio de consultas, como foi dito. (desculpem-me, mas sou usuário access há uma semana e ainda, não sou programador, sou apenas um advogado curisoso tentando implementar um banco de dados na minha empresa :rolleyes: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Na verdade, o que eu gostaria de fazer é criar um botão no meu formulário, que ao apertar, ele iria abrir um outro forumulário informando coisas do tipo:

Ações

São Paulo 15

Rio de Janeiro 17

Bahia 23

Minas Gerais 12

Assim, toda vez que eu clicar no botão do meu formulário irá aparecer este "relatório" atualizado de ações na tela.

Inclusive, pretendo fazer a mesma coisa com gráficos. Fazer um gráfico é fácil, porém, eu gostaria de fazer um gráfico que se atualizasse na medida em que eu vou alimentando o meu banco de dados.

No Excel isto é muito fácil e intuitivo de fazer, eu fazia por meio de tabela dinâmica.

Confesso que eu não entendi como isto poderia ser feito por meio de consultas, como foi dito. (desculpem-me, mas sou usuário access há uma semana e ainda, não sou programador, sou apenas um advogado curisoso tentando implementar um banco de dados na minha empresa :rolleyes: )

Gteubl, neste caso você poderia fazer um relatório do access agrupado por região, sendo que dentro de cada região haveria a contagem do número de ocorrências respectivas...

um botão no formulário que abre este relatório com todos os dados atualizados na tela...

da mesma forma que o excel, o access também atualiza-se conforme a entrada de registros no banco de dados...aliás, posso te garantir que o access é muito mais eficiente pra isso, já que estamos falando de gerenciamento de banco de dados...

De qualquer forma, se você ainda quiser seus gráficos e relatórios em access, é bem fácil fazer uma exportação dos dados do access para o excel, gerando relatórios automaticamente conforme as filtragens que você também quiser. Dessa forma você teria o máximo controle dos seus dados através do access, sem perder a repercusão do seus relatórios em excel...

bom, falando neste momento somente em access, um formulário/relatório tem sempre uma fonte de controle, que pode ser uma tabela/consulta...

aconselho a você que faça um relatório em access que mostre a contagem de registros por, como no seu exemplo, região...pra isso então, você deve fazer como fonte de controle de um relatório uma consulta totalizadora, que faça a contagem de registros por região, conforme o número de ocorrências...

se não souber como criar uma consulta totalizadora, retorne o post para que possamos te ajudar melhor...

Abração,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Elber,

Muito obrigado pelas explicações.

De fato eu não sei fazer a tal consulta totalizadora, eu preciso de ajuda.

Eu criei uma consulta simples pelo modo do assistente. Quando eu dou um double click na consulta, aparece parte da minha tabela fonte (os dados que eu coloquei na consulta).

Quando eu abro como design, aparece um quadro com os campos.

Eu deveria colocar a expressão "contar" em "critérios" do modo design ?

Consegui !

Com base na dica de Vocês, eu comecei a fuçar em consultas e não em tabela dinâmica.

Criei uma consulta pelo assistente para "localizar duplicados".

Daí pronto, ele me disse quantos "são paulo", "rio de janeiro", etc tinha duplicado... era tudo o que eu queria !

Obrigado mestres pela dica !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...