Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Variavel Em Select Autoincrementavel Por Linha Retornada


Alexandre Becker

Pergunta

ola pessoal

comecei a desenvolver utilizando o postgre a pouco tempo, utilizao a versao 8.2.4 para windows

e gostaria de saber como retornar a linha atual de um select.

procurei por topicos relacionados no forum e não encontrei algo parecido

utilizo postgre 8.2 com delphi 5 + zeos 6.6

select * from clientes

lin nome

1 a

2 b

3 c

4 d

5 e

esta coluna lin não existe, gostaria de incrementa-la na hora hora que eu dou o select, ou seja

ela me retorna o numero de registros que eu tenho na tabela, mas como registro atual e não como

count() que me retorna em todas as linhas o numero total de registros

pelo pgadmin quando dou um select * de uma tabela ele me retorna certinho a esqueda ( do proprio pg admin ) gostaria saber o numero da linha atual retornada pela minha consulta com um:

ex:

select linha_atual, * from clientes

existe um meio de incrementar uma variavel para isto? criar uma função que funcione com todas as tabelas??

desde já agradeço toda a ajuda e interesse!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Pra contar o número de registro até chegar o que voce quer pode ser resolvido com programacão pl/pgsql ou mesmo com a linguagem de programacão que voce está usando.

A única coisa que eu achei que pode te ajudar é o número CTID de cada registro que é mais ou menos como um campo serial.

SELECT ctid FROM tabela WHERE condicao;

Para saber mais sobre o CTID

http://www.postgresql.org/docs/faqs.FAQ_brazilian.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Valeu!!! isto já resolve o meu problema.... é que muitas vezes utilizo dbloockupcombobox dentro de um form delphi e pego dados repetidos de tabelas como nome..... então quando o usuario seleciona um nome que existe em duplicidade o loockup seleciona os dois registros ao mesmo tempo... de certa forma dá um bug

então vou utilizar este select como digamos...... uma chave para não repetir na sequencia.....

tudo por pura preguiça de utilizar o concat.

VALEU BRIGADÃO!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...