Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Urls Amigáveis


LordSky

Pergunta

Boas...!

Pessoal, vejo por ai vários tópicos sobre URL Amigável, porém não consigo entender de jeito nenhum, pois não trabalho muito com arquivos .htaccess o que eu devoi fazer pra testar esse tipo de url ? devo criar o arquivo .htaccess com os códigos, e depois outro script, mais fiz isso e não obtenho resultados, como devo fazer ? crio uma página com um link ? me ajudem ai !

Atenciosamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

A URL amigável é gerenciada pelo servidor... ou seja, não tem nada a ver com o PHP, ASP, ou seja lá o que for... isso é com o apache... basta colocar o arquivo na raiz que se tudo estiver OK a URL vai ser re-escrita...

Vídeo tutorial: http://videotutoriais.blogspot.com/2007/08...-do-apache.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

um exemplo basico vamos ver se tu entende...

url atual (não amigavel) = www.meudominio.com/site/leitura.php?fy=artigo&id=523

url desejada (amigavel) = www.meudominio.com/artigo/523

htaccess disso? veja abaixo

crie um arquivo .htaccess (assim mesmo é um arquivo sem nome só com extenção) e coloque ele na pasta raiz do seu site (as vezes pasta www/ ou public_html/ ou na pagina que entra direto)

bote este code nesse arquivo

RewriteEngine on 
RewriteRule ^artigo/([0-9]+) site/leitura.php?fy=artigo&id=$1 [L,NC]

pronto ta feita ai uma url amigavel.. no seu code de listagem de arquivos é só tu da esse endereço novo amigavel dai..

bom tae não sei muito .. isso aí que te passei é basico tem muito mais coisa. mas xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

hum... nesse caso, se eu digitar www.meudominio.com/site/leitura.php?fy=artigo&id=523 na barra de enderecos e der enter, ele vai me mostrar esse endereco www.meudominio.com/artigo/523, certo??

e o contrario?? se eu digitar www.meudominio.com/artigo/523 ele vai encontrar a pagina certa??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

não se tu entra no www.meudominio.com/site/leitura.php?fy=artigo&id=523 ele vai fica nesse mermo.. entente.. não é redirecionamento.. é como se tu tive-se links duplicados..

os dois funcionam.. se entra em um vai fica no que se entra não redireciona.. da pa faze com que redirecione não é?.. por php mermo.. tu verifica se ele ta pela amigavel ou não.. se não manda pra amigavel.. mas acho desnecessario... é só tu arurma os link do teu code ap entra no amigavel!

faloow!

UPDADE..

EXEMPLO PRATICO NO MEU SITE

amigavel = http://www.nafaixa.com.br/artigos/249/list...sites-proxy.htm

não amigavel = http://www.nafaixa.com.br/v1.2/art.php?fy=ver&id=249

clikem nas duas e veja o resultado.. é o mesmo.. mas no meu site.. os link redireciona pro amigavel..

como disse também não sou fera nisso.. isso aí é simples não sei se é completamente correto eheheh!

Editado por brunohcs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
como disse também não sou fera nisso.. isso aí é simples não sei se é completamente correto eheheh!

Não sei se em programação e desenvolvimento tem algo certo, ou completamente certo.

Você monta da sua forma, e se funcionar e for seguro, essa forma está correta! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...