Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Bd Access Pela Internet


Notax

Pergunta

Amigos, Bom dia.

Tenho um bd em access com tabelas, consultas, relatórios, formulários e etc. Em meu computador, basta eu dar dois cliques em meu bd e uma macro já abre automaticamente um formulário denominado "geral" onde é possível administrar todo o meu BD com um visual bastante "amigável"... O que eu quero é ter exatamente isso só que pela internet... ou seja, gostaria de colocar o meu bd no meu site, e quando eu acessar o endereço ex: http://www.meuendereço/bd... abrisse exatamente o meu formulário "geral" e apartir daí conseguisse operar tal como em meu computador, só que salvando, incluindo e retirando os dados diretamente de meu servidor... Isso é possível? Alguém tem alguma pista, sugestão, exemplo ou código que possa me dar uma luz?

Agradeço a atenção de todos e peço antecipadamente desculpas por qualquer. inconveniente!

Notax.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Primeiro, você vai ter que utilizar OBDC para conectar ao banco (aqui tem um tutorial), segundo, não dá apenar pra acessar o banco pelo endereço e ele abrir o "formulário amigável", mesmo porque esse formulário é criado na sua tela pelo software "Microsoft Access", enquanto que se você fizer isso pela internet, apenas os dados que estão no banco serão consultados e enviados para uma interface que não está ligada com o Access...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Então... pelo que eu entendi, o meu bd só poderá ser utilizado como fonte de dados, ou seja... meus formulários terão de ser substituídos por "paginas de internet" php ou asp, que consultarão, acrescentarão ou excluirão dados (registros) às minhas tabelas... é isso? neste caso, qual seria o software mais adequado para criação e desenvolvimento destas "páginas" que substituirão meus fomrulários?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Sim é isso.. você vai ter que re-criar os formulários em páginas de internet... olha pra criar páginas em ASP/PHP dá pra fazer até no bloco de notas... isso vai do gosto pessoal de cada um, é claro, se você não souber HTML (que também é necessário), ai vai ter que usar um editor visual, tipo FrontPage ou Dreamweaver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

:( puxa que desilusão... achei que fosse possível e até certo ponto fácil manipular os forms do access pela internet... o forte do meu sistema são os formulários... alguns bem complexos... e seus desenvolvimentos só foram possíveis graças a colaboração de várias pessoas destes fórums... e muito estudo... sinto que voltei à estaca zero! terei de aprender muito mais ainda! Agradeço sua colaboração...

...mas relendo as respostas me ocorreu mais uma dúvida... se não for abusar da paciencia... não existiria um plug-in capaz de exibir e operar pela internet os forms do access... algo que emulasse o software "microsoft access"... neste caso, o usuário que acessar a página específica será requerido de instalação deste plug-in para visualização da mesma! será que to viajando demais? é que realmente foi barra fazer esses forms funcionar... tem várias tarefas com datas e etc... bem barra mesmo!

Editado por Notax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Duvido que exista um plugin desse tipo, mesmo porque pensando pelo lado de um desenvolvedor ele teria que fazer um verdadeiro milagre... note que você não está acostumado (pelo visto) com a realidade de um banco de dados, um BD em geral se resume a um arquivo com um monte de coisas dentro, o Access é um SGBD que tem um front-end gráfico (interface) junto ao SGBD, coisa que você não encontra com o MySQL (que vem com um console que roda no prompt de comando)... dependendo da complexidade dos seu formulário você vai ver que é bem mais fácil criar ele em PHP/ASP do que no Access... então não precisa se assustar quanto a isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ok... muito obrigado pelas informações... então... já que não tem outro caminho mesmo... iniciei, atraves do dreamweaver a construção dos formuçários que administrarão o meu BD... São aproximadamente 12 formulários... ontem dei um ligeirão e concluí a parte estética de todos eles... ou seja, coloquei logotipo, campos, títulos, nomes, checkboxes e etc... só que agora vem o mais complicadinho, que é fazer esses campos se comunicarem com o meu BD... além do que, tem alguns campos que são verdadeiramente complexos... Poderia me dar alguma dica de por onde começar? Novamente agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Basicamente...

Para você receber os dados vindos de um formulário você usa:

$_POST['nome_do_campo'] para o médoto POST e

$_GET['nome_do_campo'] para o método GET

Então se você tem um campo chamado relacao_geral para receber você usará

$_POST['relacao_geral'] para o médoto POST e

$_GET['relacao_geral'] para o método GET

A parte que insere os dados no BD eu não sei como fica no Access, pois faz uns 4 anos que fiz curso dele, mas larguei de mão porque tem soluções gratuitas que funcionam bem melhor :), então teria que consultar a parte de SQL do próprio access para pegar os códigos certos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Uhm... desculpa ser chato... mas agora acho que eu não entendi denovo...

eu tinha entendido que os formulários que eu fiz em access teria simplesmente serem esquecidos, pois para criar um acesso remoto ao meu bd teria de desenvolver formulários em php que se comunicassem única e exclusivamente com as tabelas ou consultas do meu BD...

mas pelo que escreveste eu entendi então que eu posso fazer um formulário em php que interaja diretamente com o meu form em access, é isso?!? bom se isso é possivel já facilitaria muito... realmente muito, porque as programações que fiz nos form em access não precisariam ser "refeitas" pois eu poderia os utilizar com um form php que serviria basicamente de "interface" entre a página e os forms access...

Daí eu poderia utilizar os metodos post e get vinculados diretamente com os campos já existentes dos forms do access e pronto... é isso?

Aproveitando, mais uma dúvida que surgiu: naquele tutorial que o amigo disponibilizou um link, foi possivel operar o bd por php mas somente em localhost... e me surgiu a dúvida de como fazer isso via servidor... será que o amigo saberia alguma coisa a respeito?

Desculpa estar abusando da sua paciência e do seu conhecimento... entenderei se não quiser responder... forte abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...