Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Stored Procedures No Access Via Ado


emixiz

Pergunta

Olá Galera, o access possui uma funcionalidade denominada no caso 'consultas', em que no proprio banco de dados posso estabelecer queries pré-definidas. Minhas dúvidas são:

Esta seria a stored procedure que o access implementa?

Como faço para chamar uma consulta dessa no delphi e poder manipulá-la como se fosse uma tabela?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
o access possui uma funcionalidade denominada no caso 'consultas', em que no proprio banco de dados posso estabelecer queries pré-definidas. Minhas dúvidas são:

Esta seria a stored procedure que o access implementa?

Acho que sim.

Ao menos, quando se altera, no componente TADODataSet, a propriedade CommandType para cmdStoredProc, a propriedade CommandText torna-se uma caixa de lista onde aparecem tais consultas.

No componente TADOStoredProc, elas também são listadas na propriedade ProcedureName.

Como faço para chamar uma consulta dessa no delphi e poder manipulá-la como se fosse uma tabela?
acredito que utilizando um dos componentes citados você consegue alguma coisa.

Siga as orientações presentes nos links que o Jonas passou.

adiantando: Se a consulta for parametrizada, você tem que declarar o parâmetro nestes componentes, via propriedade Parameters - definir Type, Size e Name conforme declarados lá na consulta. Por exemplo, lá no editor de consultas (no modo SQL) do Access você coloca:

PARAMETERS Param1 integer;

SELECT Codigo, Descricao, Atalho

FROM Atalhos

WHERE Codigo = Param1;

no Delphi, na propriedade Parameters do componente ADOStoredProc1 clica no botãozinho com "..." e na caixa que aparece adicionar um parâmetro. Na janela Object Inspector, você define DataType=ftInteger e Name=param1

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...