Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Comando Salvar


Israel Murat

Pergunta

Galera,

seguinte:

Meu programa pede uma série de informações ao usuario que vai preenche-las nos campos certos. Depois o usuario vai clicar em um botão que fará certas contas e vai assim preencher os outros campos.

Tudo fica aparecendo na tela.

quando o usuario apertar o botão "novo" vai voltar td pro zero, ou seja, tudo fica branco para começar uma nova avaliação.

O que preciso é: quando o usuario clicar no botão "salvar" (antes de apertar o botão "novo") ele consiga salvar um arquivo no computador que quando ele for abrir este arquivo o programa já esteja todo preenchido com os dados daquela primeira avaliação, ou seja, preciso simplesmente da rotina simples de salvar.

ah, e se não for muito abuso, preciso saber também como faz pra abrir o arquivo depois

Grande abraço e conto com sua ajuda

Israel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

aqui tem uns exemplos de como gravar e abrir txts. http://www.macoratti.net/txt_arqs.htm

agora você quer abrir no bloco de notas ou você quer abrir e ler via codigo?? se for no bloco de notas, faca uma busca pela funcao ShellExecute. se for pra ler via codigo veja no link q eu te passei.

e você tb pode usar o FileSystemObject da biblioteca Microsoft Scripting Runtime. talvez seja mais facil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

não entendi muito bem cara

tipo...

eu não sei salvar nada nem abrir nada... sou bem novato no vb

existem varias textbox, maskbox, numberbox... todas serão preenchidas...

ai preciso que o cara clique no botão salvar e abra akela janelinha tipo do word, ou excel, ou sei la, para salvar o arquivo sabe?

dps preciso q quando o cara clicar no botão abrir ele possa escolher esse arquivo q foi salvo (tb com akelas janelinhas de abrir tipo do word etc) e quando abrir apareça as coisas preenchidas de acordo com o q ele tinha feito antes

entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

o commondialog não salva pra você, ele so vai selecionar o caminho. ele vai voltar o caminho e o nome do arquivo na propriedade FileName.

na verdade quando você abrir o txt com o comando Open For Output (e não com o CommonDialog), ele já esta criando o arquivo (caso não exista. se existir, ele sobrepoe o arquivo existente), então é so você passar o filename no comando Open. tipo assim:

Open CommonDialog1.FileName For Output As #1
     Print #1, "AQUI você ESCREVE O CONTEUDO DO TXT"
Close #1[/code]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

mas não é um arquivo txt

pelo menos eu acho q não

o formulario tem varias textbox, numberbox, maskbox, td pra ser preenchido pela pessoa que for usar o programa...

e o que eu quero é que o arquivo que for salvo fique gravado todos as coisas que foram preenchidas... pra quando for abrir já abrir direitinho do jeito que o cara preencheu? entendeu? tipo sei la... acho q tah meio dificil de conseguir te explicar mas por favor me ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

entendi. mas você pode gravar com qualquer extensao desse mesmo modo, so q ele vai gravar o texto dentro do arquivo. o esquema é você gravar as informacoes la dentro como texto, e depois abrir como texto e preencher os textboxs.

você pode fazer varios tipos de formatacoes no arquivo de modo q fique facil pra ler depois. mas um exemplo é você grava, por exemplo, o Text1 na primeira linha, o Text2 na segunda e etc. ai na hora de abrir você sabe q o Text1 ta na primera linha e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

perai... acho q ainda num consegui te explicar

td bem.. entendi esse lance de salvar como texto...

mas pelo que entendi você tah falando pra eu dps abrir o arquivo e ver as informações que estavam nos campos e ai ir preenchendo dnv???

se for não é isso que eu quero... o que eu quero é que na hora que a pessoa escolha o arquivo que deseja abrir, já apareça td preenchido novamente como estava antes... entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

sim, mas é você q tem q preencher de acordo com o q esta salvo via codigo, você não quer q aconteca sozinho ne??

pra aparecer td de volta nos texts certos tem uma programacao por tras e quem tem q faze-la é você.

cara acho q vo sair agora, o seu otro tópico eu vejo mais tarde, beleza??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

hahaha isso eu sei não é?... o problema é que não entendo qual é essa programação

como eu devo colocar pra que o programa entenda que na hora que for abrir já deve estar td preenchido?? é do jeito que você falou ali em cima com o txt?

cara to ficando meio desesperado... preciso terminar isso até amanha a noite sem falta

pow cara... acho q até entendi agora... tentei fazer aqui e criou o arquivo com os dados dentro... mas e agora pra abrir? qual o comando q eu tenho que colocar no botão de abrir? porque ele num tah abrindo nada ainda

consegui criar o arquivo de texto!!! como faço pra o programa abrir ele agora??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

hum... no link q eu te passei explica direitinho.

mas é tipo assim:

Dim F As Long, Linha As String, i As Integer

F = FreeFile
Open arquivo For Input As F 'a variavel arquivo é onde você guarda o caminho do arquivo

i = 1
Do While Not EOF(F)
    Line Input #F, Linha 'lê uma linha do arquivo texto

    MsgBox "Linha " & i & ": " & Linha

    i = i + 1
Close #F[/code]

entendeu??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

cara.. tah quase

já consegui gravar todos as informações no arquivo texto

do jeito que você falou pra eu fazer ai ele tah abrindo uma msgbox com os valores salvos no arquivo txt mas não preenche os espaços..

como eu faço pra que preencha os espaços

eu consegui preencher apenas o primeiro espaço... como preencho os outros??

tah assim oh

open commondialog1.filename for input as #1

do until eof(1)

line input #1, linha

text1.text=linha

loop

close #1

desse jeito o programa le o arquivo txt inteiro e coloca a ultima linha na textbox1...

eu precisava q ele lesse a primeira linha e preenchesse a textbox1, dps lesse a segunda linha e pulasse a textbox1 e preenchesse a textbox2, e assim por diante

Editado por Israel Murat
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...