Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Distribuição De Aplicações Em Vb 6


Musashi_RS

Pergunta

Olá,

Criei uma aplicação e estou enfrentando dificuldades em distribuíla. <_<

Quando fui distribuir minha primeira aplicação, eu instalei os arquivos necessários (DLL / OCX) na pasta do sistema do cliente. Essa instalação substituiu algumas DLLs por outras mais atuais e ferrou com o sistema todo (win98). Desde então venho colocando as DLLs / OCX na própria pasta da aplicação (e tem funcionado). Porém os programinhas não utilizavam acesso a banco de dados, no máximo arquivos texto.

Entretanto, nessa minha última aplicação eu estou utilizando mais componentes do que de costume, como Data Control, utilizando DAO 3.51, instruções SQL , etc. Quando fui instalar em outra máquina (sem o Visual Studio instalado) deu um erro.

Com o P&DW eu consegui distribuir legal, pois observei que ele registrou tudo e até o driver .JET. Mas como o P&DW é uma droga, eu utilizo o Is Tool em conjunto com o Inno Setup para gerar o pacote de instalação. Nele encontrei uma opção (flag) chamada "Registrar servidor". Marquei essa flag para registrar a DLL quando a mesma é copiada para a pasta da aplicação. Funcionou no win XP.

Pergunto.

Qual a maneira mais correta de distribuir uma aplicação sem correr o risco de ferrar com o PC do cliente? Digo, onde deixar as DLLs / OCX e como registrar automaticamente?

Existe alguma outra opção no Istool ou Inno Setup para registrar um componente mais seguramente?

E quais os componentes que eu preciso enviar junto com o pacote e registrar no PC cliente?

Desde já agradeço a atenção. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

cara o q eu sempre faco é o seguinte. primeiro faco um instalador no package e deployment. mas não distribuo esse, eu so faco o instalador porque ele copia numa pasta separado todas as dlls, ocxs e qualquer otros arquivos q eu for precisar. assim eu não corro o risco de esquecer nd e nem de pegar arquivo desnecessario por engano.

ai sabendo quais são os arquivos eu copio todos eles e ponho no innosetup. e apago o q eu fiz no deployment. ai o esquema é gravar todos as dlls e ocxs na pasta C:\Windows\System32 (se não me engano, no istool, opcao {sys} ou {system} ou {winsys}, alguma coisa assim).

ai você tem q saber quais as dlls registraveis ou não. quando eu tinha duvida, eu punha o flag pra registrar em todas. ai eu rodava o instalador uma vez de teste, e as dlls q não fossem registraveis ele dava um erro, ai eu anotava e tirava o flag dessas.

com o innosetup nunca tive problemas nem em xp nem em 98.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
cara o q eu sempre faco é o seguinte. primeiro faco um instalador no package e deployment. mas não distribuo esse, eu so faco o instalador porque ele copia numa pasta separado todas as dlls, ocxs e qualquer otros arquivos q eu for precisar. assim eu não corro o risco de esquecer nd e nem de pegar arquivo desnecessario por engano.

Legal!

Pelo que eu lembre, ele gera um arquivo compactado (.cab), certo? É dentro desse arquivo que ficam as DLLs e OCX que você falou ou elas ficam soltas em uma pasta?

ai sabendo quais são os arquivos eu copio todos eles e ponho no innosetup. e apago o q eu fiz no deployment. ai o esquema é gravar todos as dlls e ocxs na pasta C:\Windows\System32 (se não me engano, no istool, opcao {sys} ou {system} ou {winsys}, alguma coisa assim).

Mas esse é meu medo. Uma vez eu instalei as DLLs na pasta do sistema e foi substituida uma delas (Oleaut32.dll) e aí ferou todo o sistema. Sorte que eu tinha feito um backup da DLL original pra repor denovo. Nunca te aconteceu nada parecido? O que você sugere que eu faça?

ai você tem q saber quais as dlls registraveis ou não. quando eu tinha duvida, eu punha o flag pra registrar em todas. ai eu rodava o instalador uma vez de teste, e as dlls q não fossem registraveis ele dava um erro, ai eu anotava e tirava o flag dessas.

com o innosetup nunca tive problemas nem em xp nem em 98.

Vou fazer isso então!

Obrigado pelas dicas. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Legal!

Pelo que eu lembre, ele gera um arquivo compactado (.cab), certo? É dentro desse arquivo que ficam as DLLs e OCX que você falou ou elas ficam soltas em uma pasta?

se não me engano, nos dois. acho q ele copia no cab pra distribuicao e (não sei se tem q flagar alguma opcao pra isso) ele copia tb numa pasta solta.

Mas esse é meu medo. Uma vez eu instalei as DLLs na pasta do sistema e foi substituida uma delas (Oleaut32.dll) e aí ferou todo o sistema. Sorte que eu tinha feito um backup da DLL original pra repor denovo. Nunca te aconteceu nada parecido? O que você sugere que eu faça?

então, tem uns flags a mais q é sempre bom selecionar, um deles so vai copiar a dll se não existir uma outra (se você usa a versao em portugues, Somente se não existir), ou pra perguntar se ela for mais nova do q a já existente (Perguntar se mais antigo) e outra q não vai apagar a dll quando for feita uma desinstalacao do seu programa (Nunca desinstalar), etc.

e so confirmando a opcao pra pasta C:\Windows\System32 é {sys}, fui conferir agora, achei q não tinha IsTool no meu pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Pois é, só que o problema que eu enfrento sempre, é que eu desenvolvo todo o pograma no win XP e depois tenho que recompila-lo no windows 98, pois alguns controles (como o flash) mudam.

Quando vou executar um programa no 98, feito no XP, que contenha mais componentes do que o padrão, sempre aparece o erro: "Unexpected error."

Porém rodar um programa compilado no 98, tanto no próprio 98 quanto no Xp rodaram beleza.

Vai saber... :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...