Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Botão De Comando Para Abrir Arquivo Externo


HClausing

Pergunta

Boa tarde,

Construí um aplicativo no access e gostaria de fazer com que um botão abrisse o arquivo de ajuda do aplicativo, que se chama Guia.pdf, localizado na pasta \Ajuda. Porém não consegui nada ainda, já tentei o seguinte:

1ª tentativa:

Dim x As Object

x = Shell (App.Patch & "\Ajuda\" & "Guia.pdf", vbNormalFocus)

NÃO DEU CERTO

2ª tentativa (copiei o Guia.pdf para a pasta principal do aplicativo):

Dim x As Object

x = Shell (App.Patch & "\" & "Guia.pdf", vbNormalFocus)

NÃO DEU CERTO TAMBÉM <_< <_< <_<

3ª tentativa (copiei o Guia.pdf para c:\):

Dim x As Object

x = Shell ('c:\Guia.pdf", vbNormalFocus)

Agora melhorou, pois o erro foi de arquivo não encontrado, porém NÃO DEU CERTO TAMBÉM

Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

A função shell executa programas executáveis então você teria que informar o caminho de onde ele deve buscar o acrobat, algo assimm

x=shell("C:\Arquivos de programas\Adobe\Acrobat 6.0\Reader\AcroRd32 C:\guia.pdf",vbNormalFocus)

Bom acho que deve funcionar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Consulteu agora de manhã e notei que escrevi errado só aqui no fórum, me desculpe a falha, porém

A função shell executa programas executáveis então você teria que informar o caminho de onde ele deve buscar o acrobat, algo assimm

x=shell("C:\Arquivos de programas\Adobe\Acrobat 6.0\Reader\AcroRd32 C:\guia.pdf",vbNormalFocus)

Já entendi que meu problema é mais embaixo, pois a cada máquina onde eu for instalar o aplicativo poderá ter um reader de versão diferente, o correto seria fazer o aplicativo buscar o .exe do reader e executar de onde ele estiver. Bom muito obrigado pela ajuda, vou tentar a dica que me deu!

Complementando: Testei e funcionou, porém quando eu fecho o guia.pdf, o vba me retorna o reguinte erro:

Erro em tempo de execução '91'

A variável do objeto ou a variável do bloco 'With' não foi definida.

Tentei fazer assim:

Dim x as Object

With x

x=shell("C:\Arquivos de programas\Adobe\Acrobat 6.0\Reader\AcroRd32 C:\guia.pdf",vbNormalFocus)

End With

Deu na mesma... :(

Bom, obrigado pela ajuda, mas pelo método da insistência deu certo, vejam como fiz, e também se possível escrevam aquele "(Resolvido)" no título do tópico:

1º) Ao invés de declarar uma variável "x" e ao clicar no botão x ser igual a Shell ... já uso diretamente o Shell ao clicar no botão (o erro não aparece mais!)

2º) Ao invés de chamar o AcrRd32.exe, que pode variar de localização de acordo com sua versão o até por opção do usuário de instalar em uma pasta alternativa, eu chamo o explorer.exe do windows e coloco para abri o guia.pdf. FUNCIONA!! e nem abre a janela do explorer! já vai direto para o adobe reader!! VERY GOOD!!

Editado por HClausing
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...