Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Problema Com Formato De Número

Guest --samuelsjn --
 Share

Question

Guest --samuelsjn --

Olá pessoal;

Estou com dificuldade em um problema. Estou usando o banco de dados postgres com o delphi 7.

Eu possuo uma tabela com alguns campos, onde um deles é o valor de um item. Eu o coloquei como tipo float8.

No delphi, estou fazendo um edit para entrar com esse valor.

É ai que consta o problema.

O banco de dados não aceita vírgula antes das casas decimais. ele fala que o tipo de inforamação não é válido.

Eu vi neste forum algumas formas de alterar, mas não estão dando certo.

alguém poderia me mostrar um exemplo.

Desde já o meu muito obrigado.

3 answers to this question

Recommended Posts

• 0
No delphi, estou fazendo um edit para entrar com esse valor.

É ai que consta o problema.

O banco de dados não aceita vírgula antes das casas decimais. ele fala que o tipo de inforamação não é válido.

samuelsjn, você não informou como está utilizando este valor no programa, mas imagino que você esteja concatenando strings da instrução SQL com os edits.

Neste caso você tem algumas opções:

1) fazer uso da função de formatação na instrução SQL do PostGres, apontada pelo colega Jhonas - to_number;

2) formatar o texto antes de concatenar. Neste caso, seguindo o que você disse, seria necessário apenas remover os pontos (".") que possam existir, de modo que haverá, no máximo, uma vírgula a qual será tratada como separador de decimal. Um ex.:

...
  SQL.Add('Values(212121, '+ StrToFloat(StringReplace(Edit1.Text,'.', '', [rfReplaceAll]) +', 12/10/2007, "BATATINHA", 23');
  ...

Observe que substituimos o '.' por '' (nulo, ou seja, nada - que resulta em sua remoção). Assim, um número digitado neste formato "12.462.456,90", antes da conversão, ficaria assim "12462456,90", o qual não resultaria em erro.

3) utilizar parametrização, ao invés de concatenação.

Abraços