Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Como Poderia Resolver Isto?


Halfar

Pergunta

tenho uma caixa de texto e dois botoes. E tenho um codigo js tambem que faz a validacao desta caixa de texto, tipo assim, se a caixa de texto estiver vazia, ao clicar em um dos botoes aparece a mensagem "favor informar...etc"

Bem, o problema é o seguinte, como tenho dois botoes no formulário, um deles deve fazer a verificacao se caixa está preenchida ou não, o outro botao não deve fazer a verificacao. Mas ocorre que como os dois botoes estao no mesmo formulario então os dois botoes estao fazendo a verificacao.

Bem, já que o segundo botao, que não deve fazer a validacao do formulário, gostaria de saber se tem como colocar um codigo no script js, que ao identificar que o segundo botao foi pressionado, ai eu colocaria um return false sem exibir mensagem nenhuma, tipo assim, pegar alguma referencia do botao que foi clicado, pelo nome do botao ou pelo value do botao... só que não sei como fazer isto, tentei fazer colocando a propriedade name, tipo assim:

if (form.name = "submit"){ ....etc...

mas não da certo, coloquei um alert(form.name) e retorna code native..etc...

teria como resolver isto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

é necessário os dois botoes. Um botao é do tipo submit que faz a verificacao do formulário. O outro botao é imagem, mas tambem do tipo submit, na realidade é um botao de paginacao ("proxima pagina", "pagina anterior"), só que quando clica neste botao ele está executando o script que faz a verificacao do formulário, e não deve fazer isto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bem, eu já resolvi o problema, fazendo algumas alteracoes no codigo, mas seria interessante que da outra forma que estava fazendo funcionasse. então prossigo neste tópico informando o seguinte:

eu sei que é meio dificil para voces entenderem, mas para mim tambem é meio dificil para explicar, de fato é necessário os dois botões, um botao submit que faz a validacao do formulário, e outro botao de imagem (que tambem é submit) que faz a paginacao (mover para frente, para tras, etc...).. Só que ao clicar no botao de paginação, apesar do botao ser uma imagem, mas é um botao submit que irá ler o conteudo do formulário, para montar o codigo sql para fazer a paginacao...

Como sugeriram ai fazer a verificacao pela id ou name, eu já havia feito isto, para verificar o botao submit, conforme já coloquei no primeiro post, coloquei um alert para testar === if (form.name = "submit"){ ....etc..., isto retorna a mensagem code native.

De qualquer forma, agradeco a todos pela paciencia, e agradeco pelas respostas que foram postadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...