Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Ms Flex Grid X Db Grid


Musashi_RS

Pergunta

Olá,

Estava me perguntando, qual componente no estilo de grade (DBGrid, MSFlexGrid, etc) é o melhor e qual a finalidade de cada um.

Bom, eu conheço só os dois, e observei que o DB Grid é melhor pra edição, pois eu posso clicar, selecionar o texto, o cursor fica piscando, etc.

Já o MS Flex Grid, eu vi que não tem uma função de edição nativa, embora possa ser editado por meio do evento KeyPress, meio que na "gambiarra".

Alguém sabe me dizer se é isso mesmo? Qual deles vocês usam? As finalidades de cada um é isso que eu disse mesmo? Existem outros melhores?

Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

bom, primero de tudo, o Db Grid e o Ms Flex Grid só funcionam com DAO (tecnologia antiga). pra trabalhar com o ADO (recente), os grids correspondentes são o DataGrid e o Ms Hierarchical Flex Grid.

mas ai vai de preferencia sua. o Flex Grid tem maior possibilidade de interacao. tipo, uso ele quando quero escrever alguma coisa direto no grid, sem q esteja no banco. exemplo, o cara inclui varias linhas no grid, por exempo, itens do pedido, mas só elas só serao salvas no banco depois q ele fechar o pedido. pela propriedade TextMatrix, eu posso inserir na mao o texto q eu quiser em qualquer linha, qualquer coluna. já com o DataGrid (DbGrid), esse tipo de coisa daria bem mais trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Beleza, já dei um olhada neles... só que nõ entendi o que você disse. Você falou que o MS Hierarquical Flex Grid é mais interativo queo DataGrid, só que o Flex tem as células trancadas, já o DataGrid não. Por que daria mais trabaho escrever no data grid? E como você escreve na mão no flex? Desculpe, mas eu xei bem o contrário... ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

quis dizer q o FlexGrid tem maior interacao pra você editar via codigo. exemplo, você pode preencher o q quiser no seu flexgrid pela propriedade textmatrix.

exemplo, se eu quero q a coluna 1 da linha 1 tenha o texto kuroi, eu faco assim:

FlexGrid1.TextMatrix(1, 1) = "kuroi"

posso por o texto q eu quiser sem a necessidade de que os dados venham de um DataSet (ou RecordSet).

realmente o DataGrid é melhor, como nesse exemplo q você citou, pra interacao do usuario com o banco e são nesses casos q eu costumo usar mesmo o DataGrid.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Beleza então, agora concordamos. Outra coisa que você falou eu não entendi. Você disse que o MS Flex Grid não funciona com ADO e par isso existe o MS Hierarquical Grid. Beleza, só que ontem eu fui testar e o MS Flex Grid funcionou normalmente com ADO. Já baixei eté outros projetos na net com acesso via ADO utilizando o M Flex Grid. Bom, tanto faz... :P

Você sabe me dizer se há uma maneira rápida de "chamar" um recordset em um MS Flex Grid via código? Tipo, pra uns 30 mil registros. :huh:

vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

serio?? você baxou projetos de ADO com FlexGrid?? mas como eles funcionam?? acedito q eles preencham o grid pela propriedade TextMatrix, não??

esse tipo de coisa eu mesmo já fix, agora setar o datasource do FlexGrid com um recordset ADO, pelo q eu sei não da não.

Você sabe me dizer se há uma maneira rápida de "chamar" um recordset em um MS Flex Grid via código? Tipo, pra uns 30 mil registros. :huh:

então foi exatamente isso q eu disse q não funciona no Flex Grid. pelo menos não com ADO. so vai dar certo no Hierarchical, o codigo tipo assim:

Set MSHFlexGrid1.DataSource = rs

você pode preencher o FlexGrid com o TextMatrix normalmente, agora você não pode setar um recordset ADO, ele não vai aceitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...