Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Ação No Menu

Guest Fabio Avila
 Share

Question

Guest Fabio Avila

Galera Boa Tarde

Sou novo em DElphi, e gostaria de saber como eu do uma ação no menu , por exemplo quando eu clicar no MENU :

CADASTRO - CLIENTES

Ele abra o fomulario CLINTES..vocês podem me ajudar...

[~]ços

7 answers to this question

Recommended Posts

• 0

se você já adicionou o componente TMenu e definiu suas opções em design-time, basta que você, no editor do menu, selecione a opção desejada e na janela Object inspect acesse a guia Events do item do menu. você deve encontrar o evento Click - é só dar dois clicks e no editor, escrever o código que mostrará o form chamado (com Show ou ShowModal).

• 0

isto é bem basicão, mas vamos lá:

quando você dá dois clickes lá no evento do item de menu, você vai "cair" no editor código do programa com algo mais ou menos assim:

procedure TForm1.MenuItem1Click(Sender :TBoject);
begin
 | <== * Com o cursor piscando aqui *
end;
daí você vai ter que utilizar os métodos para exibição do fom em questão. Pode ser Show e ShowModal. A principal diferença é que quando você utilizar ShowModal, a janela é apresentada e as linhas de comando que existirem após este comando, só serão executadas depois que a janela for fechada. Então, supondo que seu form se chamer FormClientes, você teria que acrescentar no código acima:
begin
  FormClientes.ShowModal;
end;
este procedimento só funciona se o form estiver criado anteriormente (normalmente já em design-time, menu Project->Options Auto-create forms) Caso você não esteja deixando o form criado em design-time, então você terá que criá-lo em run-time (tempo de execução). Para isto o código teria que ficar com esta "cara":
begin
  FormClientes := TFormClientes.Create(Self);  // Cria o form antes do uso
  try
    FormClientes.ShowModal;  // mostra o form
  finally
    FormClientes.Release;  // libera a memória alocada para o form
  end;
end;