• 0
Sign in to follow this  
Eu o Mister HTML !!!

Javascript E Xml

Question

Pessoal, Conheço XML e JavaScript, mas ainda não sei como posso obter dados XML com uso do JS (ou seja interagir)...

Sabe, já tentei criar códigos alternativos e não dá certo...

como obter valores das TAGs XML, como texto interno e valores de atributos ?

<?xml version="1.0" ?>
<meuTeste>
<tag att1="1" att2="2">Texto</tag>
</meuTeste>

Como obter o valor do atributo att1 da tag TAG ?. E como obter o texto dentro da tag ?

Será possível ?! ... JavaScript não interage com XML ???

Podem responder isso fazendo favor ?

Eu não tenho acesso à Internet, mas dá para visitar esse site assim que entrar dentro de uma lan house e usar o PC, PELA QUARTA DIMENSÃO DE DELTA !!!, se JavaScript não interaje com XML então XML foi criada À toa ???!

por favor, respondem. Grato

Edited by Eu o Mister HTML !!!

5 answers to this question

Recommended Posts

• 0
Guest Gorgand

Bom pra você acessar um atributo de um xml primeiro você deve atribuir o xml na memorio com o XmlRequest, e para pegar atributos use nomeDoNo.getAttribute('atributo'), para pegar valor use nodeValue.

segue link pra ajudar

http://www.w3schools.com/dom/

• 0
Bom pra você acessar um atributo de um xml primeiro você deve atribuir o xml na memorio com o XmlRequest, e para pegar atributos use nomeDoNo.getAttribute('atributo'), para pegar valor use nodeValue.

segue link pra ajudar

http://www.w3schools.com/dom/

Obrigado, mas o link tá em Inglês (Não entendo muito bem) e como sou iniciante nesse assunto de Interação JAVASCRIPT/XML, por favor, não dá para resumir tudo isso num exemplo de código-fonte para eu entender melhor ?.

Grato

• 0

Cara esse é um assunto extenso, não da pra dar um exemplo em código fonte pra você aprender...Essa integração entre as duas linguagens é mais dificil do que pensa.

você questionou do porque existir XML se não integra com o javascript, mas o xml não foi feito pra isso, você usa o XML principalmente com linguagens server-side como php, asp, python. Já ouviu falar em RSS?

De qualquer forma, o javascript pode se integrar muito bem com o xml eu vou te dar um exemplo do seu arquivo:

Arquivo para loadear o arquivo xml ( para qualquer browser)

Tirado do w3schools:

function loadXMLDoc(dname)
{
var xmlDoc;
// code for IE
if (window.ActiveXObject)
{
xmlDoc=new ActiveXObject("Microsoft.XMLDOM");
}
// code for Mozilla, Firefox, Opera, etc.
else if (document.implementation && document.implementation.createDocument)
{
xmlDoc=document.implementation.createDocument("","",null);
}
else
{
alert('Your browser cannot handle this script');
}
xmlDoc.async=false;
xmlDoc.load(dname);
return(xmlDoc);
}
O seu arquivo xml:
<?xml version="1.0" ?>
<meuTeste>
<tag att1="1" att2="2">Texto</tag>
</meuTeste>
Agora pegando as informações do xml e mostrando na tela:
var xml=loadXMLDoc("teste.xml")
var aux=xml.getElementsByTagName('tag')

document.write("<h3>", "Arquivo XML:", "</h3>")

document.write("<h3>Nodo: <u>", aux[0].nodeName, "</u></h3>")

document.write("<h3>Valor do Nodo: ", aux[0].firstChild.nodeValue, "</h3>")

document.write("<h3>Atributos:</h3>")

document.write("<b>", aux[0].attributes[0].name, "</b>")
document.write("=", aux[0].attributes[0].value, "<br />")

document.write("<b>", aux[0].attributes[1].name, "</b>")
document.write("=", aux[0].attributes[1].value, "<br />")

Eu já fiz de um jeito diferente do amigo de cima para acessar os atributos, existe algumas maneiras diferentes de acessar propriedades, valores dos nodos etc...

você vai ter que aprender bem o XML Dom, deve aprender tão bem quanto aprendeu o html DOM.

você não precisa ser um Ás no (desculpe o cacófato rsrs)inglês, o site do w3schools dá TUDO TUDO em exemplos para você. Se você já programa em javascript, não vai ter dificuldades em entender o que ele mostra no código.

Agora, seria interessante você começar a ter experiências na lingua inglesa, os melhores tutoriais, apostilas e sites sobre tecnologias da informação são em inglês. Não precisa ficar pagando para aquelas escolas de inglês que não servem de nada, basta começar a ler textos fáceis em ingles e ir dificultando aos poucos, tente entendê-los pelo contexto ao invés de ficar decifrando cada palavra.

Assista mais filmes em ingles com legenda, assista várias vezes um mesmo filme, assim você já sabe as falas e começa a prestar atenção no ingles. Depois comece a assistir o mesmo filme sem legenda nenhuma, tentando entender o que os atores falam.

Eu tenho um inglês avançado sem precisar fazer escolhinha de inglês. Aprenda inglês como aprendeu as linguagens....Sozinho.

Kelabrassss

• 0

Obrigado mesmo (testei no IE 7 e no FF 2 e funcionou de boa - consegui até adaptar), mas e se nesse exemplo de código fonte, quisesse saber o valor de attr1, se eles tiverem em ordem diferentes ?

<?xml version="1.0" ?>
<meuTeste>
<tag attr1="teste1" attr2="teste2" />
[b]<tag attr2="teste2" attr1="teste1" />[/b]
</meuTest>

• 0

Ola, bom dia. eu gostaria de ler XML em JavaScript

mas estou com dificuldade na quando estou lendo uma tag que não existe no XML

exemplo são XML de NF-e

alguns tem imposto e outros não. e em muitos casos, o criador do XML não coloca a tag pois ia ficar com valor zero

como resolver?