Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Include

Guest sllc
 Share

Question

Prezados Colegas,

Estou com um problema muito sério e não consigo determinar o que pode ser. Quando passa pela instrução:

include "funcoes.php";

apresenta este erro e trava:

Fatal error: Cannot redeclare verif_cpf() (previously declared in /home/credcal/public_html/Fornecedor/funcoes.php:3) in /home/credcal/public_html/Fornecedor/funcoes.php on line 43

a função verif_cpf() é a primeira função deste arquivo e está sendo declarada na linha 3 e a linha 43 é o fim da função }

coloquei a próxima função na linha 3 e deu o mesmo erro só que na outra função.

Tentei de tudo e continua o mesmo problema. Estou parado tentando resolver isso e não consigo.

Agradeço muito a quem puder dar um help.

Obrigado

Sergio

7 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Olha o erro Cannot redeclare verif_cpf() e claro: Voce esta declando uma mesma função repetidas vezes num mesmo lugar.

O exemplo classico deste erro e dar varios includes do mesmo arquivo,

<?php
include "funcoes.php";

//seu copdigo;

include "funcoes.php";

//Seu codigo
.
.
.
.
?>

• 0

Itibere,

Obrigado pelo seu retorno.

Mas, já verifiquei isso. Até aparecer este erro, o processo passa por 4 arquivos PHP e só existe a chamada include no último arquivo, justamente este e isto é que está me deixando sem saber o que fazer. Aliás, também coloquei esta linha como comentário para ver o que acontecia e deu erro de função não declarada.

Se me sugerir algo mais agradeço muito.

Obrigado.

Sergio

Olha o erro Cannot redeclare verif_cpf() e claro: Voce esta declando uma mesma função repetidas vezes num mesmo lugar.

O exemplo classico deste erro e dar varios includes do mesmo arquivo,

<?php
include "funcoes.php";

//seu copdigo;

include "funcoes.php";

//Seu codigo
.
.
.
.
?>

• 0

Tente mudar a ordem dos includes e veja em que arquivo agora aparecerá o erro.

Assim você descobrirá quais são os dois arquivos que chamam a mesma função.

Se aparecer o nome do mesmo arquivo, é função está sendo criada duas vezes nele.

Dá uma conferida aí em seu código.

• 0
Guest sllc_br

Agradeço sua ajuda.

Mas, eu já olhei os 4 arquivos que existem neste processo e o único include que tenho é no último e é onde o erro é apresentado. Eu coloquei a instrução include como comentário para ver o que acontece e dá outro erro que a função verif_CPF não foi declarada.

Eu estou ficando de cabelo branco tentando achar onde o PHP reclama que a função está redefinida proque eu já cansei de procurar manualmente e através do menu Editar - Localizar e não há include e nem redefinição deste arquivo funcoes.php.

Obrigado pela força, mas continuo na luta.

Sergio

Tente mudar a ordem dos includes e veja em que arquivo agora aparecerá o erro.

Assim você descobrirá quais são os dois arquivos que chamam a mesma função.

Se aparecer o nome do mesmo arquivo, é função está sendo criada duas vezes nele.

Dá uma conferida aí em seu código.

• 0

Obrigado amigo pelo seu interesse.

Eu retirei o include do código de propósito sabendo que iria dar erro. Mas, era para provar que a função não estava declarada duas vezes, porque se estivesse não daria o erro de redeclaraçaõ. Até aí tudo bem.

O problema é que se coloco a instrução include "funcoes.php" passa a dar o erro fatal.

Bem, é até relativamente fácil postar os arquivos aqui, o problema é que este arquivo de funções tem 326 linhas e vai ficar muito grande. Tem como eu te mandar por email (ou posso te enviar por email)?

Obrigado mais uma vez.

Sergio

Fala que a função não está definida porque em algum lugar você a chama, e como retirou o include, ela deixa de existir!

Teria como você postar seu código (arquivo que chama o include e arquivo do include) para podermos dar uma olhada?