Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Ajuda desenvolver 1 algoritimo


kajaz

Pergunta

Pessoal, sei que muitos aqui vao achar estranho, mas eu preciso de 1 ajuda sobre a logica de 1 programa que eu preciso fazer para meu TCC.

Vou explicar como o programa funciona : Existe 1 chapa de 7x7 muito

Eu preciso cortar essa chapa em varias partes nas medidas que eu decidir.

ex : 7 pecas de 45x65 cm

3 pecas de 35x70 cm

etc, o programa calcularia as pecas na chapa, fazendo com que tenha o maior aproveitamento possivel.

PS : o corte, tem q ser guilhotinado, ou seja, corte de fora-a-fora, tipo assim :

exemplo1ph5.jpg

-O Objetivo, é calcular a ordem, e quais peças devem ser cortadas primeiro, para que haja 1 melhor aproveitamento da chapa, e caso seja necessario,

a ultilizaçao de outra chapa ou a armazenagem da mesma para futura reaproveitação.

- não há limite de peças para ser calculado, o usuario pode colocar de 1 ate X peças, de acordo com sua necessidade, quando 1 chapa for totalmente ultilizado, o programa pega outra chapa para coontinuar o corte

- Tanto a chapa quanto as peças tem suas medidas editaveis, o usuario escolhe o tamanho e quantidade das peças.

Outro exemplo de Corte Guilhotinado, como deveria ser feito pelo programa :

Veja 1 novo exemplo bem simples abaixo, como ficaria o corte com as seguintes peças :

Tamanho da placa : 4x4 muito

Pecas :

3 - 1,0 x 1,5 muito

4 - 0,5 x 0,5 muito

exemplo2si4.jpg

Espero que não esteja muito confuso para voces, caso alguém tenha alguma duvida, poste que eu respondo rapidamente.

PS : So lembrando o pessoal, eu não quero que ninguém faca o programa, nem codigos, a unica coisa que eu gostaria, seria 1 ajuda para desenvolver 1 algoritimo para o calculo das peças na chapa, onde a prioridade seja o melhor aproveitamento possivel da chapa.

Abracos a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

raphael, eu não quero que ninguém faca por mim, so gostaria de 1 empurraozinho, tipo, somente a logica desse algoritimo, o resto eu desenvolvo sozinho...

já quebrei a cabeca tentando achar 1 solução e ate o momento não consegui nada.....

caso alguém possa me ajudar so com ideias para o algoritimo já estaria otimo !

Abracos a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Oi, 'kajaz'!

O teu algorítimo tem que levar em consideração o maior comprimento/largura e partir daí.

Como no exemplo acima você daria as dimensões da chapa (assim poderia ser qualquer tipo de chapa (quadrada ou retangular);

Receber as dimensões de corte (pode preencher um vetor com produtos cartesianos (que informariam largura e altura de cada pedaço da chapa original))

Buscar o primeiro corte (o que tivesse maior altura e/ou largura)

e assim por diante.

Veja se isto ajuda voce pensar na solução.

Informe se você emprrar em algum ponto e analisaremos uma possivel solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...