Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Problemas com AutoNumeração - Chave Primária

GTeubl

Question

Senhores,

Tenho um BD onde diversos usuários fazem login para lançar informações.

Neste BD existe uma única tabela que é acessada por diversos formulários (cada setor tem seu formulário e todos os formulários alimentam uma única tabela).

A minha tabela possui um campo chamado CÓD que é a chave primária e possui autonumeração. (não é possível duplicar).

Ocorre que por vezes esta autonumeração dá bug.

Meu DB está com quase 4000 registros e já ocorreu por duas vezes de ele "esquecer" qual foi o número do último registro que ele deu. Veja o exemplo do problema que está ocorrendo:

usuário 1 -> cria novo registro -> autonumeração 3986 (Cód = 3986)

usuário 2 -> cria novo registro -> autonumeração 3987 (Cód = 3987)

BUG DA AUTONUMERAÇÃO

Usuário 3 -> cria novo registro -> autonumeração 754 (deveria ser 3988 porém ele joga um outro número)

Pelo fato de ter gerado o número 754 ao invés do 3988 o access não deixa o usuário 3 salvar o registro por já existir um registro com este número (CÓD = 754).

Uma forma "TABAJARA" de resolver este problema é apagar a chave primária CÓD e recriá-la.

Ocorre que esta já é a segunda vez que isto ocorre e muitas vezes não estou na empresa para fazer isto, e quando isto ocorre, ninguém mais consegue criar novo registro no DB até que eu chegue, peça para todos fecharem o ACCESS e fazer o procedimento acima.

Alguém sabe o que pode estar ocorrendo ?

É um erro ter uma única tabela com diversos formulários criando registros ao mesmo tempo ?

É um erro ter diversos usuários criando registros ao mesmo tempo ?

Gratos pela atenção.

Edited by GTeubl

5 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Estranho fera, o campo autonumeração por padrão não permite ser alterado, já tentou executar um requery antes iniciar o proximo lancamento?

Eu entendi direito, você utiliza vários front-ends com qtos formulários cada?

Outra coisa que você pode tentar fazer é utilizar "Compactar e corrigir" do menu ferramentas pode resolver!

• 0
Estranho fera, o campo autonumeração por padrão não permite ser alterado, já tentou executar um requery antes iniciar o proximo lancamento?

Eu entendi direito, você utiliza vários front-ends com qtos formulários cada?

Outra coisa que você pode tentar fazer é utilizar "Compactar e corrigir" do menu ferramentas pode resolver!

Vou tentar executar o requery antes de iniciar e sair do lançamento, vamos ver se resolve. Vou tentar também "Compactar e corrigir" o meu DB.

Pois é, eu tenho uma grande tabela (com quase 170 campos) com 5 formulários que alimentam ela. Usuários logados e divididos entre estes 5 formulários incluem dados nesta tabela.

• 0

amigo.. só por curiosidade.. sobre o que essa tabela armazena dados.. 170 campos.. fiquei curioso..

qual versão de access você usa?

se mesmo com as dicas MrMALJ não der certo, e esse erro for intermitente.. pode ser o bug do engine JET que tb me assolou uns tempos atras..

ai seria bom você tentar com o hotfix da MS pra JET

abraços

• 0

Nossa fera uma tabela com 170 campos? acho que a primeira coisa a fazer seria quebrar ela em várias até mesmo pór uma questão estética e tb funcional... faça uma principal e associe as demais entre si e para os forms utilize guias para organizar a distribuição dos dados...