Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Table is busy


Fireboard

Pergunta

Quero deletar todos os registros de meu banco de dados, criei um button e inseri esta sequência:

DtRec.Tbrecibo.Close;

DtRec.Tbrecibo.Exclusive := True;

DtRec.Tbrecibo.EmptyTable;

DtRec.Tbrecibo.Exclusive := False;

DtRec.Tbrecibo.Open;

Só que aparece a mensagem: table is busy.

Procurei na Internet e em todos os links que vi disseram que a tabela deve estar exclusiva, no código que inseri ela está exclusiva e não está em rede, está somente na minha máquina.

O que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Quero deletar todos os registros de meu banco de dados, criei um button e inseri esta sequência:

DtRec.Tbrecibo.Close;

DtRec.Tbrecibo.Exclusive := True;

DtRec.Tbrecibo.EmptyTable;

DtRec.Tbrecibo.Exclusive := False;

DtRec.Tbrecibo.Open;

Só que aparece a mensagem: table is busy.

Procurei na Internet e em todos os links que vi disseram que a tabela deve estar exclusiva, no código que inseri ela está exclusiva e não está em rede, está somente na minha máquina.

O que pode ser?

Voce tem certeza que não está utilizando ela em algum outro dataset que possa estar aberto enquanto você tenta limpá-la?

Voce consegue observar se a mensagem ocorre quando você tenta setar a propriedade Exclusive=True ou com o comando EmptyTable? (normalmente após o erro, a execução do programa é desviada para a linha do código aonde ele ocorreu)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Quero deletar todos os registros de meu banco de dados, criei um button e inseri esta sequência:

DtRec.Tbrecibo.Close;

DtRec.Tbrecibo.Exclusive := True;

DtRec.Tbrecibo.EmptyTable;

DtRec.Tbrecibo.Exclusive := False;

DtRec.Tbrecibo.Open;

Só que aparece a mensagem: table is busy.

OBS: o codigo está correto porem ....este é um erro muito comum se a opção active do componente table estiver true quando voce executar o programa ( mesmo que voce feche durante a execução ), ele tem que estar false para que este erro não ocorra.

abraço

Feliz Ano novo aos amigos e colegas do forum ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O problema aumentou, não sei se tem alguma coisa a ver, mas tá dando erro no banco de dados, não tá nem compilando e dá uma mensagem " Project P_recibo.exe raised exception class EDatabaseError with message DBEDIT5: Field 'Estado' not found. Process Stoped".

Tem alguma coisa a ver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
....este é um erro muito comum se a opção active do componente table estiver true quando voce executar o programa ( mesmo que voce feche durante a execução ), ele tem que estar false para que este erro não ocorra.
só para não ficar qualquer confusão, setar a propriedade Active=True ou chamar o método Open resultam na mesma coisa: abrir o dataset.

O problema aumentou, não sei se tem alguma coisa a ver, mas tá dando erro no banco de dados, não tá nem compilando e dá uma mensagem " Project P_recibo.exe raised exception class EDatabaseError with message DBEDIT5: Field 'Estado' not found. Process Stoped".

Tem alguma coisa a ver?

Acho que é difícil de afirmar isto.

Mas, mais uma vez, para não deixar dúvidas quanto aos termos utilizados, este erro que você apontou não parece tratar-se de um erro de compilação, mas sim de execução.

Aparentemente você pôs a executar seu programa e logo de cara recebeu este erro. Isto pressupõe aquilo que o Jhonas sugeriu: que você está com o dataset aberto em design-time, e logo ao tentar executar seu programa já estaria obtendo uma mensagem de erro associada ao banco de dados.

Especificamente sobre a mensagem, ela diz que você tem um componente TDBEdit (DBEdit5) configurado com um campo (propriedade FieldName) chamado Estado que não foi encontrado no dataset vinculado ao DataSource que você ligou a esta respectiva propriedade no seu DBEdit5 (propriedade DataSource).

Você esta utilizando Datamodules para acomodar seus componentes de acesso ao banco?

Este dataset que você está manipulando está no form principal? Ou está em outro form ou datamodule?

Este form ou datamodule está sendo criado em run-time (criado via código) ou em design-time (criado via IDE)?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...