Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Como descobrir o usuario que está usando a maquina?


Arckyz

Pergunta

Deixe me explicar, eu estou usando um componente Bemm antigo aeuiaheu o DirectoryFilelist, bom ae no directory eu quero q mostre o desktop, para isso a string teria q ser assim (minha maquina) :

C:/Documents and Settings/Usuario/Desktop

mas para o programa ser 100% perfeito p/ Xp, eu preciso descobrir em q pasta no documents and Settings esta o Desktop, por exemplo na minha é Usuario, eu acredito q uma boa forma de resolver isso é descobrir qual o nome de usuario q está logado na maquina ae é so ir na pasta referente no docume~1, mas agora vem a grande duvida... com faço isso?

Vlw a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
descobrir qual o nome de usuario q está logado na maquina

Usuário Logado

function GetUserName:string; 
var 
  Nome: array[0..64] of char; 


begin 
if DbiGetNetUserName(Nome) DBIERR_NONE then 
   Nome:=''; 
Result:=StrPas(Nome); 
end;

Endereço de outras informações que poderão ser uteis para voce neste assunto:

http://www.webmundi.com/delphi/dfuncaof.asp?SubTipo=Rede

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

foi mal ... esqueci de passar para voce o uses

Using DbiGetNetUserName:

uses 
  DbiTypes, DbiProcs, DbiErrs;   // coloque no uses 

procedure Whatever; 
var 
  szVar: array[0..200] of char; 
begin 
  DbiGetNetUserName(szVar); 
  edit1.text := szVar; 
end;

OBS: coloque no uses

DbiTypes, DbiProcs, DbiErrs;

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

vix cara, agora ta falando q o problema é q a expressao precisa ser booleana

if DbiGetNetUserName(Nome) DBIERR_NONE then

Edit:

eskece eu consegui resolver o problema achei outra funcao no site q você me enviou q funcionou direitinho, Vlw pela ajuda cara

Editado por Arckyz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Deixe me explicar, eu estou usando um componente Bemm antigo aeuiaheu o DirectoryFilelist, bom ae no directory eu quero q mostre o desktop, para isso a string teria q ser assim (minha maquina) :
C:/Documents and Settings/Usuario/Desktop

mas para o programa ser 100% perfeito p/ Xp, eu preciso descobrir em q pasta no documents and Settings esta o Desktop, por exemplo na minha é Usuario, eu acredito q uma boa forma de resolver isso é descobrir qual o nome de usuario q está logado na maquina ae é so ir na pasta referente no docume~1, mas agora vem a grande duvida... com faço isso?

Arckyz, para saber o nome do usuário logado (apenas), você poderia fazer uso da função API do Windows: GetUserName.

Pelo o que você diz você gostaria de obter algo como: "C:\Documents and Settings\micheus" e concaternar a pasta Desktop, não é?!

Talvez você possa também fazer uso de variáveis do sistema (variáveis de ambiente):

USERPROFILE, retorna exatamente a pasta do usuário, como a que coloquei acima;

USERNAME, retorna o nome o usuário logado.

você as lé utilizando a função API: GetEnvironmentVariable, dê uma olhada no help (Windows SDK)

é questão de verificar a compatibilidade (existência delas em outras versões anteriores ao XP).

eskece eu consegui resolver o problema achei outra funcao no site q você me enviou q funcionou direitinho, Vlw pela ajuda cara
você poderia colocar aqui a solução encontrada? Poderia ajudar a outros.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...