Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Endentação/Indentação/Identação em Python


gustafsom

Pergunta

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Até onde sei, a forma correta do termo vai do gosto do freguês (ou cliente), já que se você procurar você vai encontrar todas elas nos dicionários. Enquanto na maioria das demais linguagens a indentação é opcional (apesar de ser uma boa prática, já que melhora muito a leitura do código :)) em Python ela é obrigatória já que não existem termos (begin...end) ou símbolos ({} - chaves) que delimitem blocos de código. No exemplo abaixo...

if i==1:
    print a
    print b
else:
    print c
    print d

... o que indica que as linhas "print a" e "print b" pertencem ao bloco do if são justamente os espaços em branco na frente (a indentação). E o mesmo vale para o bloco do else, bem como para todas as instruções que possam conter blocos de código (elif, def, for, while, try, except, finally e with). E pode-se usar tanto espaços quanto tabulações (tecla TAB), desde que se mantenha um padrão.

Certo? ;)

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Vlw pela ajuda Graymalkin:D, mas deixa eu fazer outra pergunta: eu sei q se você colocar os 2 pontos(:) a indentação é automática, basta teclar enter que automaticaticamente é criado a indentação, mas no caso em q não é usado os 2 pontos, como é possivel eu criar uma indentação e ser a digitar na linha inferior, sem q ele execute a linha anterior ou acuse erro?

será q fui claro? ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Você está falando do interpretador ativo? Onde você digita e ele logo em seguida executa? Bom, ele só é usado para pequenos códigos e não para criar um programa completo. O ideal neste caso é criar um arquivo .py com todo o código e depois executá-lo. O próprio IDLE faz isso, bastando ir no menu File e depois em New Window. Na janela que surgir você pode escrever o código, salvar e depois executar com a tecla F5.

Certo? ;)

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

a = input("Entre com um numero:")

if a < 0:

print a," é negativo"

print "Obrigado!"

No Python, como eu faço, neste caso, para pôr tudo isso em um mesmo bloco? Quando eu escrevo a = input("Entre com um numero:") não consigo, grosso modo, passar para a linha de baixo, já que não há os ":".

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
a = input("Entre com um numero:")

if a < 0:

print a," é negativo"

print "Obrigado!"

No Python, como eu faço, neste caso, para pôr tudo isso em um mesmo bloco? Quando eu escrevo a = input("Entre com um numero:") não consigo, grosso modo, passar para a linha de baixo, já que não há os ":".

Mas, as duas primeiras linhas vão ficar no mesmo nível, já que não existem uma relação de bloco ali. Somente as duas últimas (ou a antepenúltima - depende do caso) é que estarão (estará) identadas (identada):

a = input("Entre com um numero:")
if a < 0:
    print a," é negativo"
    print "Obrigado!"
a = input("Entre com um numero:")
if a < 0:
    print a," é negativo"
print "Obrigado!"

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...