Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

Apelo


Eduardo Godoy

Posts Recomendados

Galera, gostaria de postar aqui um apelo para ajudar o Script Brasil. Existem muitas perguntas e dúvidas antigas sem resposta alguma.

O que gostaria de pedir é para todos que acessam o portal.

Não postem apenas suas dúvidas, naveguem pelo portal procurem dúvidas de outros usuários e exponham seus conhecimentos, mesmo que sejam poucos mas já é o bastante. Lembrem-se, que do mesmo modo que você ficou satisfeito quando sua dúvida foi respondida, você pode trazer essa satisfação para outro usuário.

Abraço a todos!!!

Eduardo

Editado por Eduardo Godoy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do ponto de vista.

Para o fórum ter as duvidas respondidas precisa de pessoas que não vem apenas para perguntar.

Que é o que a maioria faz.

E sujar a imagem do portal por que ?!

No fórum quem responde perguntas são voluntários pessoas que não tem nada a ver com o portal.

E já que sua critica é sobre os tópicos antigos você acha que deletar eles mudaria algo ?!

Afinal são antigos o que o pessoal ve antes de postar é se o fórum é bem movimentado no dia para sua pergunta ser respondida logo já que a maioria são sangue-sugas que só se cadastram para pegar conhecimento e/ou resolver seus problemas.

:)

Editado por Thelon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com você Thelon, eu não quis dizer que só os moderadores e outros membros devem responder, e sim todos os que acessam o portal diariamente. Eu mesmo me cadastrei hoje, postei uma dúvida e respondi duas. Acho que todos devem colaborar com as respostas o máximo possível, para que todos tenham suas duvidas solucionadas. Quanto apagar as antigas, de forma alguma, quanto mais tempo elas ficaram no portal mais respostas variadas elas vão ter.

Desculpe se minha crítica foi meio ofensiva, pois não foi minha intenção, o Script Brasil já me ajudou muito, não tenho porque querer manchar a imagem do portal.

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kuroi, foi como eu disse na minha resposta anterior, acho q todos devem colaborar não só os moderadores e membros como também os visitantes, sei q isso é meio dificil, mas no meu ponto de vista isso melhoraria bastante esse ponto. Veja bem que eu me referi a "GALERA" no ínicio do meu post, isso inclui todos os que acessam o portal diariamente.

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da frase do cookie rsrsrs.

Então Eduardo, cujo o nome é o mais bonito do mundo na minha opinião. Eu já pensei nisso e postei aqui mesmo nessa seção uma sugestão de dar créditos para quem posta ajudando e tudo mais.

Antigamente existia um sistema de ranking e parece que os usuários rebaixavam outros menos rankiados, foi a experiência que os moderadores e admininstradores tiveram nessa época. Por esse motivo, me responderam, aqui mesmo, que era inviável esse sistema de créditos.

Vou expor agora uma opinião minha, então fique à vontade para não concordar.

Hoje eu penso que existem diversos tipos de pessoas que postam no fórum. Algumas parecem não ter tempo mesmo para ajudar. Outras parecem não ter como, por falta de conhecimento para isso.

Eu tenho visto que tem muita gente trabalhando numa área que não corresponde à sua vontade. Me parece às vezes que algumas pessoas que frequentam fóruns como esse, trabalham com algo que não gostariam de trabalhar mas não tem outra opção.

Outras parecem que são meio que "faz tudo", onde o chefe parece não ter avisado que o coitado iria trabalhar com aquilo.

Hoje em dia os fóruns viraram Help Desk, não existe mais o conceito de "fórum de dicussão". Pouca gente parece perceber que o aprendizado vem com a TROCA de conhecimentos além da experiência.

Como todo trabalho voluntário, a minoria participa e algumas pessoas que sabem, estão muito ocupadas para ajudar os outros.

Eu vejo isso como um mal necessário, pelo menos na área de tecnologia que é a que trata nosso fórum. Mal necessário porque se todos fossem voluntários, se todos ajudassem, se todos corressem atrás de problemas dos outros, obteriam mais conhecimento com certeza e talvez a concorrencia nessa área aumentaria bastante, considerando não apenas esse fórum como veículo de comunicação.

É assim com tudo. Se todas as pessoas estudassem mais, pensassem mais, lessem mais, seria mais dificil para qualquer um se destacar.

Como não são todas as pessoas que fazem isso, aquela minoria que faz tem uma chance maior de conseguir seus objetivos. Não é uma questão de altruísmo apenas, eu mesmo comecei ajudando porque eu queria aprender e vi que não havia melhor exercício do que o de resolver os problemas que outros tinham. Eu acabei ganhando com isso.

Os melhores desenvolvedores que conheço têm blogs, participam de fóruns ou as duas coisas, dão palestras etc. Não há outra forma de obter conhecimento se não o compartilhar.

Não dá para forçamos ninguém a ajudar mais, nem a estudar mais, ler mais, esse tipo de coisa deve vir da pessoa.

A sua dúvida lá pode não ter sido respondida pelo fato de ninguém saber...Se você considera ela fácil, então encontrou uma área na qual pode ajudar, já que não existe muita gente que saiba resolver o problema que julga simples. Se considerar difícil, então é dificil mesmo e nem sempre todo mundo sabe de tudo.

É muito de época também, antigamente existiam outros usuários que manjavam muito lá na minha área, percebi vendo alguns posts antigos que ora ou outra desenterram, essa galera também some, seguem sua vida e talvez ajudando tanto ou mais que aqui no fórum. Portanto existe também uma certa rotatividade. Entram uns, saem outros...normal.

Se quiser ajudar, veja uma área na qual mais te interesse e que trabalhe mais, pense nas dificuldades que teve para aprender no começo e pense em algumas boas idéias para ajudar os iniciantes que certamente terão as suas mesmas dificuldades. Não estará "gastando" sua cuca à toa, ter idéias é bom para seu próprio desenvolvimento e elas não acabam nunca, a não ser que queira. Não é necessário ser um expert, perito em determinado assunto para ter boas idéias, ajudar...

Talvez usar uma assinatura funcione, talvez não...Talvez a pessoa que ajude volte para responder dizendo que a dica funcionou, talvez não... Talvez encontre um usuário que gaste o tempo que tem para te insultar ou para te difamar ao invés de ajudar outras pessoas...ou encontre um usuário que faça totalmente o contrário e ajude...

O importante mesmo cara... é fazer a sua. Essa é a minha opinião, que tirei de experiência própria...

Entendo perfeitamente seu apelo.

Akeleabraço xará.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba falou tudo e mais um pouco :P

O que você falo é realmente o que acontece.

Tudo que aprendi de programação foi pegando duvidas e pesquisando para poder postar uma resposta para a pessoa.

O grande problema é que as pessoas só fazer se receberem algo em troca.

Lembro quando estava começando como era bom ver minha duvida respondida e eu aprender a fazer.

Agora ajudar um visitante que posta.

Mas acho que não custa nada tentar incentivar o pessoal a ajudar.

Ou pelo menos fazer uma discussão sobre algum assunto relacionado a área.

Postar coisas interessantes sobre o assunto também faz parte mas ninguém se interessa.

Se você postar uma reportagem legal sobre Flash por exemplo pouco vão ler e comentar então desanima.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o KaKarotto tenha dito tudo.

Gostaria de ressaltar algo aqui nas regras do fórum, que diz o seguinte:

...
É importante destacar que os Moderadores não possuem, como atribuição do cargo, a obrigação de serem mestres de cerimônias, de participarem direta e ativamente de todas as discussões.
...

Porém sabemos que hoje isso não é bem assim.

Eu comecei a freqüentar o fórum porque queria aprender PHP, estava cansa do de pegar scripts prontos, tentar modificá-los e eles nunca mais funcionarem.

Mas como eu aprendí?

Não, não fiz perguntas no fórum...

Lí e aprendí o básico do PHP, entrei aqui no fórum e pegava as dúvidas do pessoal, transformava em exercícios, resolvia e postava aqui.

Com isso eu acabei me tornando moderador da área de PHP.

Se os moderadores não responderem as perguntas, muitas acabarão ficando sem resposta alguma, mas ainda assim vemos, pelo menos na área de PHP, que ainda existem alguns usuários que tiram dúvidas de outros, ainda que pouco.

Agora sobre o portal.

Essa é minha opinião pessoal, não necessariamente a mesma opinião do restante da equipe / administração do portal:

Acredito que o portal seja apenas para matérias, notícias, dicas e scripts prontos.

Qualquer dúvida deveria ser centralizada aqui no fórum, até porque o fluxo de membros do fórum é muito maior que o fluxo do portal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Permitam-me dar minha opinião sobre o assunto...

Galera, gostaria de postar aqui um apelo para ajudar o Script Brasil. Existem muitas perguntas e dúvidas antigas sem resposta alguma.
Não postem apenas suas dúvidas, naveguem pelo portal procurem dúvidas de outros usuários e exponham seus conhecimentos, mesmo que sejam poucos mas já é o bastante.
Eu pediria: por favor não ressucitem os mortos...

É algo que tenho observado recentemente pelo forum. Será que seria apenas para aumentar os hits pessoais?!

O que se ganha com isto? Alguns dos posts, seriam dígnos de serem excluídos, porque simplesmente não agregam nada ao assunto. Fora o fato de que quem postou a dúvida, muito provavelmente não lerá este post para fazer algum proveito (se bem que até poderia servir a outro) e não dirá se ele realmente resolve a questão ou serviu para alguma coisa.

Pensa bem, se a galera sai a responder tudo o que tá em aberto, quem é que vai validar as respostas, já que existem inúmeros pseudo-sábios por ai? Ressucitar tópicos antigos com respostas que possam estar furadas, só vão "piorar a imagem do forum" (se é que a idéia inicial é melhorar).

É como um cara que conta muita mintira, com o passar do tempo, ninguém mais confia nele.

KaKarotto, que discurso heim?! Muito bom.

Hoje em dia os fóruns viraram Help Desk, não existe mais o conceito de "fórum de dicussão".
chegando ao ponto de usuários enviar MPs para a moderação, pedindo ajuda, mesmo sendo contra as regras do forum.

Aliás, regras??? Será que algum dos usuários algum dia as leu? (claro que uma minoria bem pequena, sim)

Talvez usar uma assinatura funcione, talvez não...Talvez a pessoa que ajude volte para responder dizendo que a dica funcionou, talvez não... Talvez encontre um usuário que gaste o tempo que tem para te insultar ou para te difamar ao invés de ajudar outras pessoas...ou encontre um usuário que faça totalmente o contrário e ajude...
Estão vendo minha assinatura?

Acho que eu deveria aumentar o tamanho das letras...

Sabe quantas vezes acabo fazendo uma busca por algo que já respondi e indicando a um sujeito?

Quanto a indicação de tópico resolvido, isto já foi pior, em minha sessão. Mas mesmo assim, quando percebo que a questão foi sanada, tento confirmar com o autor. Por quê?

Porque acho que isto sim é útil. Mas, vai servir quando?

Quando alguém fizer uma busca e vendo que o assunto foi resolvido, ter convicção de que pode ler este tópico que resolverá seu problema. Puxa..., mas quase ninguém usa o bendito do botão Pesquisar. :(

Fazer o quê?! A gente tenta...

Gostaria de ressaltar algo aqui nas regras do fórum, que diz o seguinte:
...
É importante destacar que os Moderadores não possuem, como atribuição do cargo, a obrigação de serem mestres de cerimônias, de participarem direta e ativamente de todas as discussões.
...

Porém sabemos que hoje isso não é bem assim.

Concordo. Tem algumas sessões que se a moderação não postar, pode fechar porque, não demora muito, deixam de procuradas por falta de respostas. O que vai de encontro com o que o Thelon postou antes: "Para o fórum ter as duvidas respondidas precisa de pessoas que não vem apenas para perguntar. Que é o que a maioria faz."

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o pior de tudo é quando você pega arquivo do cara ou pesquisa na internet para resolver

Te da uma p*** dor de cabeça gasta um tempo que você não tem.

E o cara não posta se resolveu você nunca vai saber se ajudo ou não.

Isso também desanima o pessoal que tenta ajudar.

E fazer tutorial para ninguém comentar só ve seu arquivo com 1500 downloads e nenhum comentário.

Viva as sangue-sugas :D

:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não postem apenas suas dúvidas, naveguem pelo portal procurem dúvidas de outros usuários e exponham seus conhecimentos, mesmo que sejam poucos mas já é o bastante.

Eu pediria: por favor não ressucitem os mortos...

Micheus, desde que se esteja adicionando uma informação útil não tem problemas ressucitar um morto, isso a termos de pesquisa sempre é útil. A coisa mais frustrante que existe é pesquisar no Google sobre uma dúvida, ver uma pessoa que tem o mesmo problema que você e quando entra para ver a solução não tem respostas.

Mas o pior de tudo é quando você pega arquivo do cara ou pesquisa na internet para resolver

Te da uma p*** dor de cabeça gasta um tempo que você não tem.

E o cara não posta se resolveu você nunca vai saber se ajudo ou não.

Isso também desanima o pessoal que tenta ajudar.

Isso sempre foi e sempre será dessa maneira, mas eu penso tentar ajudar alguém já me tornou uma pessoal melhor, então caso amanhã alguém possa usar minha idéia para resolver seu problema minha missão estará cumprida :).

E fazer tutorial para ninguém comentar só ve seu arquivo com 1500 downloads e nenhum comentário.

Para ser sincero com você eu prefiro que seja assim, acho que polui o post ter milhares de respostas que não agregam nada tais como:

"Parabéns"

"Bom tutorial"

"Legal"

Resumindo a história toda, nem todos que são ajudados voltarão para ajudar, portanto não se pode esperar mudar o mundo, tente mudar apenas 1 pessoa e isso já será mais do que o suficiente :D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...