Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Campo de pesquisa em site- como fazer


ac_andre

Pergunta

Estou criando um site no trabalho com várias páginas e matérias, e o cliente quer que crie um campo de pesquisa, para buscar matérias através de palavras, não sei como fazer se alguém puder me ajudar?

o script do campo:

<form action="busca.php" method="POST" target="principal">
   <input name="busca" type="text" size="10">
   <input type="Submit" value="buscar">
</form>

na página "busca.php", é onde apareceria os resultados da busca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Se você não sabe PHP não deveria pegar nenhum trabalho que envolva isso, não é?

Como o seu cliente deve estar pagando, eu não vou fazer o trabalho por você, mas para não dizer que a gente não ajuda vou mostrar o caminho.

Primeiro, para resgatar variáveis (o que vai vir do formulário) se usa $_POST, $_GET ou $_REQUEST (este último faz o mesmo serviço que os dois primeiros combinados. $_POST é usado quando o fomulário é enviado usando o método POST e GET segue a mesma lógica. Por exemplo, para resgatar o dado do seu formulário, o qual o campo se chama busca, ficaria:

$_POST['busca'];

Após resgatar a variável você tem que jogar em uma query para consultar, a consulta segue basicamente o seguinte padrão:

//Faz as conexões...

$dado = $_POST['nome do campo'];
$sql = mysql_query("SELECT * FROM tabela WHERE coluna = '$dado'");
Onde tabela é o nome da tabela e coluna é o nome da coluna que vai ser pesquisada... Se o dado for úncio você pode utilizar o mysql_result para pegar o resultado, se existir a possibilidade de vir mais de uma linha na consulta então você vai precisar do while e do mysql_fetch_assoc ou mysql_fetch_array, exemplo:
while($x = mysql_fetch_assoc($sql)){
echo $x['coluna_a'].' - '.$x['coluna_b'];
}

Onde coluna_a e coluna_b seriam colunas existentes no banco de dados...

Para se conectar ao BD utlize o mysql_connect e mysql_select_db, para selecionar o banco de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Se você não sabe PHP não deveria pegar nenhum trabalho que envolva isso, não é?

Como o seu cliente deve estar pagando, eu não vou fazer o trabalho por você, mas para não dizer que a gente não ajuda vou mostrar o caminho.

Primeiro, para resgatar variáveis (o que vai vir do formulário) se usa $_POST, $_GET ou $_REQUEST (este último faz o mesmo serviço que os dois primeiros combinados. $_POST é usado quando o fomulário é enviado usando o método POST e GET segue a mesma lógica. Por exemplo, para resgatar o dado do seu formulário, o qual o campo se chama busca, ficaria:

$_POST['busca'];

Após resgatar a variável você tem que jogar em uma query para consultar, a consulta segue basicamente o seguinte padrão:

//Faz as conexões...

$dado = $_POST['nome do campo'];
$sql = mysql_query("SELECT * FROM tabela WHERE coluna = '$dado'");
Onde tabela é o nome da tabela e coluna é o nome da coluna que vai ser pesquisada... Se o dado for úncio você pode utilizar o mysql_result para pegar o resultado, se existir a possibilidade de vir mais de uma linha na consulta então você vai precisar do while e do mysql_fetch_assoc ou mysql_fetch_array, exemplo:
while($x = mysql_fetch_assoc($sql)){
echo $x['coluna_a'].' - '.$x['coluna_b'];
}

Onde coluna_a e coluna_b seriam colunas existentes no banco de dados...

Para se conectar ao BD utlize o mysql_connect e mysql_select_db, para selecionar o banco de dados.

Tá essa parte eu já sei de php, o que eu quero fazer na página é o seguinte: o cara escreve lá no campo de pesquisa "terra", então abre todas as matérias que tenham a palavra terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Você sabe é? Então me diz porque você está me perguntando uma coisa que eu já respondi?

1 - O cara digita

2 - Ele submete

3 - Você resgata

4 - Você faz a query

5 - Você mostra

Em resumo, já está tudo contemplado no que passei ai em cima, se você quiser que os dados apareçam sem precisar recarregar a página (ou seja, submete os dados e "do nada" os dados aparecem na página) ai teria que utilizar AJAX...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Quando você busca as notícias e lista o que você faz? Uma consulta no banco passando alguns parâmetros, não é mesmo?

Na busca funciona exatamente da mesma forma. A única diferença é que o usuário é quem passará um dos parâmetros. O resto é tudo igual.

Só uma dica: o Google permite que você coloque uma busca dele no seu site gratuitamente e funciona muitíssimo bem (tão bem quanto qualquer busca que você faça no Google).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...