Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

PHP-GTK


MLeandroJr!

Informativo  

45 votos

You do not have permission to vote in this poll, or see the poll results. Por favor faça login ou cadastre-se para votar neste enquete.

Pergunta

PHP-GTK

O PHP-GTK é, na verdade, um "bundle" de duas linguagens já existentes e vastamente utilizadas na internet.

O PHP, como já sabemos, é uma linguagem server-side para desenvolvimento de aplicações web, ou seja, rodam do lado servidor, que o transforma em HTML e exibe no navegador.

Já o GTK (que significa Gimp ToolKit) é um kit de ferramentas para desenvolvimento de interfaces gráficas de programas stand-alone, ou seja, que rodam direto no computador do cliente.

A idéia de juntar essas duas ferramentas foi de Andrei Zmievsk, que resolveu carregar os módulos do GTK em um interpretador PHP para ver se funcionaria.

Essa junção funcionou e criou uma poderosa "linguagem" para desenvolvimento de programas, aproveitando toda a maleabilidade do PHP e os recursos gráficos que o GTK é capaz de criar.

Hoje existe uma comunidade PHP-GTK aqui no Brasil, com a documentação em português, downloads dos pacotes e exemplos de como criar pequenos aplicativos para aprimorarmos nossos conhecimentos.

A comunidade possui também fórum e lista de discussões, mas pra ser sincero, tentei me cadastrar no fórum, e este exibe apenas uma mensagem de erro.

Tentei contato com a equipe responsável, mas fui apenas ignorado.

Pra quem quiser conhecer o site da comunidade PHP-GTK, o endereço é: http://www.php-gtk.com.br

Eu pretendo mais sobre essa poderosa junção, pretendo criar sistemas que rodem em computador local e possuam recursos que possam interagir com um website e seu database.

Com isso criei este tópico, com uma enquete, para saber quais dos usuários aqui do fórum já tiveram algum contato com essa linguagem.

De repente, se tiver fluxo suficiente, podemos discutir sobre isso.

Não deixem de colocar também seus comentários sobre o assunto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Saudações!

Então, também já engatinhei uma calculadora simples em PHP-GTK, até tenho este livro, tá certo, é em inglês, mas já lí quase a metade, embora de prático não saiu mais que a calculadora, e a interface nem fim com php, usei o glade para desenhar a interface (não como o livro recomenda).

Quanto a ter uma área para PHP-GTK aqui no fórum acho que seria uma boa, porque não tem outro lugar "bom" fora a lista que o MLeandroJr! citou, e não concordo com ele, o pessoal da lista é muito participativo.

Mas acho eu que temos que negociar com o pessoal da lista oficial, com o Pablo especialmente, porque lá é lugar oficial, e com certeza precisaremos da participação deles aqui.

De minha parte, apóio a idéia de ter essa área aqui no fórum, e particularmente como aprender e fazer uso de PHP-GTK estava nas minhas metas do ano em 2006, em 2007 e não avancei quase nada ainda, EU faria uso com certeza. Mas como eu disse, precisaremos do apoio do pessoal da lista oficial. Talvez um link no site apontando para o ScriptBrasil dizendo que aqui também se discute sobre PHP-GTk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

GenTKode gerador de codigo fonte Php-Gtk e Python-Gtk

Há algum tempo fiz um curso de Python-gtk pela Web, gostei muito, porém o curso foi baseado na utilização do “Glade” para confecção de janelas, descobri então que precisava de bibliotecas do Glade para o meu código funcionar. Resolvi iniciar um projeto onde eu fosse capaz de criar janelas visualmente e obter o código fonte da janela (puro).

Depois percebi a similaridade GTK entre Python e PHP, comecei a estudar PHP-GTK. Hoje o GenTKode gera código fonte para ambos, e ainda estou estudando a possibilidade de gerar código fonte para Ruby-GTK.

Baixem e testem

http://www.gentkode.net

Obs: no linux usem Wine que funciona bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Muito legal Rafael!

Realmente escrever o código das telas de uma aplicação GTK não é muito divertido, qualquer ferramenta que ajude é bem vinda com certeza!

E então alguma decisão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Conversei com o Beraldo e já entrei em contato com o pessoal do PHP-GTK Brasil, porém a resposta deles novamente está demorando bastante.

Assim que tiver uma posição eu aviso.

Enquanto isso, estou preparando um conteúdo inicial para colocar em nossa nova área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Php-Gtk é uma união fantastica para desenvolvimento de aplicativos desktop, ela faz a união de duas poderosas e constantemente atualizadas linguagens de programação o php e o gtk, no começo fiquei com duvidas em usar esta junção, mas depois fui me acostumando e hoje tenho varios clientes usando aplicações desenvolvidas por mim utilizando-se esta junção, com ela podemos criar um sistema desktop e disponibilizar tarefas rotineiras como orçamentos pelo web, ou seja podemos criar um ecommerce integrado a um erp que roda desktop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...