Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0
Sign in to follow this  
Guest --Tatsu --

Banco de dados e Delphi

Question

Guest --Tatsu --

Olá pessoal, estou desenvolvendo uma aplicação e nela tem uma tela de cadastro, e utilizo banco de dados MYSQL até ai tudo legal, sem erros tudo indo bem, a questão é.

Eu gostaria de saber se tem como eu "NÃO" usar os componentes de conexão a banco de dados do delphi, pois gostaria que minha aplicação ficasse com o menos tamanho possível.

E gostaria de saber se teria como fazer conexão a banco de dados atravez de uma Console application, sabendo que nelas não se pode colocar componentes visuais. :rolleyes:

Ajudem-me por favor, Tank´s

4 answers to this question

Recommended Posts

• 0

gostaria que minha aplicação ficasse com o menos tamanho possível.

Deixando o EXE menor e mais rápido

Para deixar o programa executável menor e mais rápido, abra a tela de Options/Project.

Na página Compiler tire todos os "X" e deixe somente nas caixas: Force far Calls, Smart Callbacks e Extended Sintax.

Na página Linker marque um "X" em Optimize for size and load time.

Lembre-se fazendo isso o programa ficará menor e mais rápido, porém o Delphi levará mais tempo para compilá-lo

{Dica enviada por Gladson J. Reis Vieira}

gostaria de saber se teria como fazer conexão a banco de dados atravez de uma Console application

Console application é um aplicativo que roda sem a interface gráfica do Windows. Portanto, só vai rodar naquela tela preta do DOS, sem mouse.

Para fazer uma console application, clique em file / new e escolha console application.

Deve ter um exemplo no manual do Delphi ou no help.

Exemplo de Console application

http://br.geocities.com/mcc_allangomes/Alinhamento.doc

abraço

• 0

Jhonas o que eu preciso no memento é saber se existe como conectar ao banco de dados sem o usu de componentes visuais, por isso mencionei console aplication.

apenas usando código sem prescisar inserir os componentes de conexão

• 0
eu preciso no memento é saber se existe como conectar ao banco de dados sem o usu de componentes visuais

exemplo: IBDatabase, IBTransaction, IBQuery, DataSetProvider, ClientDataSet , DataSouce

são componentes não visuais de acesso ao Banco de Dados .... sem eles não tem como voce fazer esse acesso

abraço

• 0
o que eu preciso no memento é saber se existe como conectar ao banco de dados sem o usu de componentes visuais, por isso mencionei console aplication.
t4t5u, se a questão for não utilizar um form, acho que não seria problema. Voce poderia utilizar os componentes, que o Jhonas mencionou, em run-time, sem associá-lo a um form. Não tenho 100% de certeza, mas acho que funcionaria em um App Console. Supondo que desse certo, o uso de componentes nos trás muitas facilidades.

Há a possibilidade do uso da API client, mas você precisaria dos head's traduzidos do C++. "Existe" uma unit chamada MySQL.pas que não está mais disponível em lugar algum - tem um tempo que eu havia procurado por ela, por ter visto sua referência em um artigo.

Sabendo disto, dei uma pesquisada para ver se lhe achava alguma referência, e encontrei este tutorial (libmysql.dll através do mysql.pas no Delphi / MySQL 5) e como você vê, pode ser dependente da versão do DB que você estiver utilizando. Nele, o autor ainda faz uso de forms, mas isto você pode ignorar - o que interessa é o uso das funções da API que ele explica como utilizar.

Agora é só você achar a tal unit MySQL.pas. Quem sabe, você entra em contato com o autor e ele lhe fornece?

Voce poderia ainda dar uma olhada em um componente no SourgeForce que diz fazer acesso nativo sem uso de dll's: DirectSQL (apareceu na consulta - não conheço)

Boa sorte!