Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Não funciona em outras maquinas


DpOIZ

Pergunta

galera, procurei bastante algo aki no forum, mas não achei uma resposta pro meu caso.. seguinte:

Fiz um programa que acessa um servidor mysql (linux) remoto pelo IP..

até ai beleza.. ta tudo fuincionando certinho.. o programa le o banco e escreve nele.. mas quando rodo o programa em um computador diferente, que não tem o delphi instalado ele da pau! tanto em XP quanto em VISTA...e num fala muita coisa.. diz q o aplicativo.exe encontrou um erro e deve ser fechado... pesquisando eu cheguei a conclusao q falatavam as dll: libmysql e algumas outras.. mas já copiei elas pro windows\system32 e nada! num sei o q faze! pior é q o banco de dados do cliente ta todo em mysql nesse servidor!

ahhh.. eu usei o ZEOS pra acessar o banco...... e também copiei as dll q vem com ele

só para constar: fiz um programinha de teste.. só com uns botoes q mudam a cor do form quando são clicados.. e rodou perfeitamente em todos os comupatadores.. por isso acho mesmo q o problema é com o mysql. alguma coisa deve tar falatando...

outra pergunta, aproveitando o barco.. é se tem algum jeito de saber quais dlls ou adicionais o meu aplicativo usa?!! assim seria mais facil fazer um instalador q pegasse tudo q precisa..

vlw pessoal, qualquer ajuda é bem vinda, e já logo vou agradecendo..

falou!

Editado por DpOIZ
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Fiz um programa que acessa um servidor mysql (linux) remoto pelo IP..

.. mas quando rodo o programa em um computador diferente, que não tem o delphi instalado ele da pau! tanto em XP quanto em VISTA...e num fala muita coisa..

... pesquisando eu cheguei a conclusao q falatavam as dll: libmysql e algumas outras.. mas já copiei elas pro windows\system32 e nada!

o banco de dados do cliente ta todo em mysql nesse servidor!

ahhh.. eu usei o ZEOS pra acessar o banco...... e também copiei as dll q vem com ele

DpOIZ, perguntinhas...

- qual a versão do banco no servidor?

- como você configurou seu componente TZConnection? (as principais propriedades - não incluir user e password)

- que dll's você copiou? (as do Zeos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

micheus, vlw a atencao...

mas funcionou!!! quando estava copiando as informacoes do zconnection pra te passar, percebi q o PROTOCOL estava apenas mysql.. mudei pra mysql-4.1 porque percebi q esse tinha uma ddll propria.. recompilei e coloquei na outra maquina!! funcionou..

obrigado, você levantou a questao e localizamos o erro.

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
quando estava copiando as informacoes do zconnection pra te passar, percebi q o PROTOCOL estava apenas mysql.. mudei pra mysql-4.1 porque percebi q esse tinha uma ddll propria.. recompilei e coloquei na outra maquina!! funcionou..

DpOIZ, era justamente onde eu queria chegar com as perguntas.

O Zeos em suas pasta lib distribui os Clients, de cada versão do banco, onde o nome é composto deste número. Ex.

MySQL:

- libmysql40.dll (versão 4.0)

- libmysql41.dll (versão 4.1)

- libmysql320.dll (versão 3.2.0)

- libmysql323.dll (versão 3.2.3)

- ...

existem algumas "duplicadas", como libmysqld41.dll - observe que este d refere-se a uma versão de depuração (debug) - não é necessário distribuir este tipo de client.

Assim, quando você seleciona um determinado protocolo (associada a versão), deverá distribuir esta dll com sua aplicação - Fica a sugestão de pô-la na pasta de instalação da sua aplicação e não na pasta system.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...