Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

(Resolvido) obter a taxa de juros (composto)


Halfar

Posts Recomendados

sabendo o numero de parcelas, o valor da parcela e o valor financiado, como faço para saber qual foi o juro aplicado neste financiamento.

Exemplo:

Parcelas:12

Valor da parcela: 20,00

Valor financiado:180,00

Como faço para saber o juros (composto) aplicado neste financiamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só aplicar a fórmula dos juros compostos...

Fv=Pv(1+i)^n

Fv = Valor futuro (ou seja, o já com os juros)

Pv = Valor presente

i = taxa

n = quantidade de parcelas

Observa que ali é 1+n elevado na n (por isso o ^). Em outras palavras, no seu caso ficaria:

240 = 180 (1+i)^12

É só desenvolver...

O que isso tem a ver com PHP?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

confesso que não entendi sua resposta.

240 = 180 (1+i)^12

voce disse que i é a taxa...

mas eu não tenho a taxa, é justamente a taxa que estou procurando.

Eu cheguei a achar a seguinte formula na internet:

juros = 180 * (Math.pow( 1+i,12-1));

mas não dá um resultado coerente...

achar formulas para calculos de juros simples ou compostos tendo a taxa tem bastante, mas não consigo achar nada para obter a taxa...

Quanto a sua pergunta o que isto tem a ver com php,é que existem formulas prontas em várias linguagens por ai, tenho pesquisado em várias linguagens,mas não achei nada ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos supor que você tenha a seguinte equação:

a=b+c

Onde a = 10, b=7 e c você não conhece, como você resolve? Não é apenas isolar o c? Então, como eu disse no outro post aquilo que eu passei precisava ser desenvolvido, se você desenvolver e isolar o i vai achar a taxa de juros... que é a única variável que você não conhece...

Dei uma olhada numa apostila velha que tenho aqui e achei outra fórmula que dá a taxa direto...

i = (j*100)/m

i = taxa

j = juro (montante-valor inicial)

m = montante

No seu caso i=(60*100)/240 => 25% no período...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, desculpa ai, mas me expressei mal no inicio deste tópico. Estou a procura da taxa de juros mensal composto

No exemplo que citei o resultado é 4,72957, sei que o resultado é este pois utilizei uma calculadora do banco central (http://www.bcb.gov.br/?PRESTFIXA).

Creio que não basta pegar o resultado do calculo que voce fez, onde retornou 25%, e apenas dividir pelo numero de parcelas. Creio que o calculo é mais complexo.

Se souber algo a respeito e puder ajudar fico agradecido. Eu já varri a internet atrás disto mas não consigo achar...já procurei em foruns de matematica, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algo de errado em algum lugar... pois segundo os dados que você passou o o valor final do produto vai ser 240 (como você não disse que vai ter entrada é 12 x 20 = 240)...

Só que pela taxa de juros mensal que a calculado do BC informa, o valor final ficaria em R$ 313,40...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, eu acabei fazendo os calculos na mao, e bateu com o banco central,fiz assim:

180,00 x 4.72957% = 8.5132

180,00 + 8.5132 - 20,00 = 168.5132

168.5132 x 4.72957% = 7.9699

168.5132 + 7.9699 - 20,00 = 156.4831

e assim fiz até o final. Somando somenteos valores dos juros pagos (8.5132 + 7.9699 + ...etc) será igual a 59,99, ou seja 60,00.

então somando o valor financiado 180,00 + 60,00 dos juros é igual a 240,00.

Me parece que bateu os resultados. O que eu procuro é uma formula que me evite fazer todos os calculos acima de multiplicar pela porcentagem e depois subtrair o valor da parcela, etc... alguma formula que me desse o resultado direto...

mas se não tiver jeito vou ter que seguir o caminho das pedras mesmo...

vixi... embaralhei o campo...

eu estou a procura da taxa de juros, eu fiz aqueles calculos todos para ver se batia com o banco central uma vez que voce disse que há algo errado...

então aqueles calculos todos que fiz no ultimo tópico que postei não servem para procurar a taxa de juros..

bem resumindo, voltei a estaca zero, estou a procura da formula para descobrir a taxa de juros quanto tenho numero de parcelas, valor da parcela e valor financiado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece que bateu os resultados. O que eu procuro é uma formula que me evite fazer todos os calculos acima de multiplicar pela porcentagem e depois subtrair o valor da parcela, etc... alguma formula que me desse o resultado direto...

E pra isso eu exite a fórmula dos juros compostos, que por algum motivo não funciona no seu problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...