Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Calculo de horas


alexandremanowar

Pergunta

E a e pessoal beleza!

Estou com uma dúvida de calculo que é a seguinte como eu faço para calcular porcentagem usando horas? Por exemplo eu tenho variável que recebe um o resultado de um soma de horas, vamos supor que somando sua variável de horas de um resultado que seria:

$varialvel = 02:30

Então preciso pegar essa hora e adicionar suponhamos 100% daria um total de 5 horas, mas como eu faria esse cálculo?

AS vezes posso precisa aumentar 130% coisas do tipo porcentagem quebrada.

Alguém saberia me explicar?

A minha outra dúvida é a seguinte como eu somaria valores em horas? Por exemplo cada hora cusa 10 reais e o cara consumiu 3h e 23m, como eu faria o cálculo para saber quanto o cara vai pagar?

Valeu

Editado por alexandremanowar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

E ae pessoal beleza

Fiz algo para calcular a porcentagem sobre a hora mas além de estar meio gambi ainda não ficou legal, fiz o seguinte teste:

Tenho um total de 2:10 Hs e vou acrescentar 180% sobre a hora, veja como fiz:

$hora = 2.10;
$porcentagem = 1.80;
$calculo = ($hora * $porcentagem)+$hora;
echo "$calculo";

O valor deu 5.88 o que deveria ter dado 6:28 hs. Não estou conseguindo converter, alguém sabe onde estou errando ou como melhorar isso?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

E ae amigo beleza

Cara estou tentando aqui mas não consegui fazer os valores estão todos errados, tem como você me explicar como fazer isso, já estou a mais de um dia e nada até agora.

Valeu pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Realmente isso não é coisa tão fácil amigo, vai ter que dar uma pesquisada em http://br2.php.net/mk_time

Agora to meio agarrado aqui e eu te respondo quando chegar em casa

abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

E ae cara beleza

Então um amigo me deu uma força e fiz dessa forma:

// Variaveis
$hora = '2:10';
$acrescentar = 180; // Porcentagem: Acrescenta 100% de $hora... se for '2:10' vai ficar '4:20', se for '5:30' vai ficar '11:00'

// Faz o calculo
$x = explode(':', $hora);
$horas = $x[0]; // Pega as horas (2)
$minutos =  $x[1]; // Pega os minutos (10)
$total = ($horas * 60) + $minutos; // Calcula o total de minutos: (2 * 60) + 10 = 130 minutos
$resultado = ($total * ($acrescentar / 100)) + $total; // Total de minutos, no caso 260
$horas_finais = (int)($resultado / 60); // Calcula as horas de 260 minutos: 4 horas
$minutos_finais = str_pad((int)($resultado % 60), 2, "0", STR_PAD_LEFT); // Calcula os minutos finais: 20 minutos
$final = $horas_finais . ':' . $minutos_finais; // 4:20

// Exibe o resultado
echo "O resultado é: ". $final;

O que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

<?php

    function toMinutes( $horario ) {
        
        $array = explode(":", $horario );
        $array[0]; //hora
        $array[1]; //minutos

        $min = $array[0] * 60; //convertendo a hora para minutos
        $min = $min + $array[1]; //somando as horas convertidas com os minutos

        return $min;
    }

    function getCusto( $horario ) {

        $min = toMinutes( $horario );        
        
        $custoHora = 10;
        return ($min/60)*$custoHora; //retorna o custo total das horas utilizadas
    }

    function getTempoPorcento( $total, $atual ) { //tempo total e o horario atual
        
        return ($atual*100)/$total.'%';                    
    }

?>

Cara tenta ae, fiz correndo aqui, passei tudo para minuto, da uma testada nisso ae e me avisa. falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá n0visk,

eu to desenvolvendo um sistema que faz o que o seu codigo mostra... calcular a hora e mostrar o valor das horas usadas..

so que estou com um problema na hora de calcular as horas.. pois tenho no meu bd um campo que grava as horas usadas.. ex: 1:20:03 - foram gastos 1h, 23m, e 3s, so que tenho clietnes que gera 3 os por dia e e cobrado por mes deles, então eu preciso pegar os horarios de todas as OS geradas no Mes e somar as horas e calcular os valores.. você poderia me dar uma ideia de como irei fazer isso no codigo php..

Obrigado.

Att

Vitor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...