Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

SEO - Conhecendo sua Audiência


Question

A exemplo do nosso amigo Norivan, que postou um excelente tuto conforme link abaixo:

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...mp;#entry502401

Seguem alguns materiais compilados sobre SEO.

O fato é que SEO (Search Engine Optimization), nada mais é, como o próprio nome já diz, trabalhar o seu site ao ponto de que o mesmo torne-se mais suscetível aos robots e spiders dos buscadores.

Foco da grande maioria, vale lembrar que o GOOGLE não é o único buscador existente no mercado, existem muitos outros que também podem gerar e agregar audiência em seu site, sendo que em alguns deles basta um simples cadastro de pouco mais de um minuto para que seu site seja incluso na lista de buscas e estes cadastros, futuramente poderão inclusive, melhorar sua indexação no google.

No entanto, não basta melhorar o seu site, coloca-lo dentro dos padrões (web standards) e até mesmo atualizado se você não dá a devida manutenção ao seu site. Poisé, você sabe em quais palavras chaves você aparece nos buscadores? Você tem certeza absoluta de que conhece perfeitamente a audiência e os gostos do seu público alvo?

Muitas vezes as respostas das perguntas acima nos surpreendem, e daqui a pouco nos damos conta que imprimimos esforços na tentativa de “ressaltar” palavras-chaves que muitas vezes nunca foram objetivos de pesquisas de sua audiência.

Portanto, como conhecer o seu público alvo, a sua audiência?

O google disponibilizou uma ferramenta muito bacana e gratuita chamada Google Analytics. O Analytics, conforme definição do wikipedia:

Google Analytics é um serviço gratuito disponibilizado pela Google onde ao ativar o serviço através de uma conta do Google e cadastrar um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e a cada exibição, estatísticas de visitação são enviados ao sistema e disponibilizado ao dono do site. Foi criado principalmente como um auxilio aos webmasters para otimizar seus sites para campanhas de marketing e para o Google AdSense.

O sistema foi modelado com o sistema de estatísticas Urchin, da Urchin Software Corporation, adquirida pela Google em abril de 2005. Ainda hoje o sistema Urchin original para instalação em computadores é vendido pela Google como um novo pacote.

O Analytics é capaz de identificar além da tradicional taxa de exibição e hit de uma página, localização geográfica do visitante, forma com a qual chegou na página (através de links de outros sites, buscador, AdSense ou diretamente pelo endereço), sistema operacional, navegador, navegador e sistema operacional combinados e suas versões, resolução de tela, javascript habilitado, reprodutor de flash instalado, entre outros, em períodos diários, semanais, mensais e anuais.

Pra mim fica um tanto evidente que sem esses dados, uma boa estratégia de SEO não poderá ser traçada.

Certa vez ainda, estava navegando pela web e encontrei um material muito bacana (que estou compilando aqui na integra como contribuição, estou inserindo o link completo do site do autor para aumentar o seu banklist e melhorar seu posicionamento nos buscadores!)

Checklist de SEO

Pesquisa

• Escolha seu objetivo – Por que você está fazendo isso? Porque quer que as pessoas encontrem esse site? Somente deixar o site disponível já não é o suficiente?

• Brainstorm – quais seriam as principais keywords relacionadas ao ramo do seu site que os clientes estão buscando?

• Pesquise suas keywords – utilize ferramentas e faça uma pesquisa da importância de cada keyword listada.

• Crie uma lista dos seus concorrentes

• Busque o seu site – utilize o comando “site:www.exemplo.com.br” e veja se seu site está indexado nas principais ferramentas de busca. Se não estiver, você precisa descobrir por que isso está acontecendo.

• Busque o site dos seus concorrentes – verifique se ele está bem colocado nas buscas para as keywords que você encontrou.

No Site:

• Se inscreva nas ferramentas Google Analytics, Google Webmaster Tools e Live Search Webmaster Center – é um passo importante que vai se tornar necessário mais à frente.

• Deixe o Google Analytics funcionando por duas semanas antes de fazer qualquer SEO – Isso vai fazer com que ele colete dados importantes e forneça uma base. Aqui talvez seja útil guardar algumas telas (print screen) para demonstrar mais tarde o desempenho do SEO.

• Avalie o design do seu site – Se o design não estimula o visitante a navegar pelo site, qualquer SEO feito será em vão. Procure por padrões de design entre sites do mesmo ramo que seu. Pense em Usabilidade.

• Cheque a compatibilidade com os navegadores – Visite seu site com as versões de navegadores mais usadas para ter certeza que todos podem ver seu site. Verificamos aqui a Acessibilidade.

• Otimize o código HTML e todas as tags relacionadas a SEO. Tenha em mente:

o O principal objetivo do visitante deve ser acessível da página inicial.

o Keywords no título (title tag) (diferente para cada página)

o Keywords no h1 de cada página

o Keywords nos textos

o Otimize as URLs e faça uma Canonização das URLs (www.website.com/passaros/aguia em vez de www.website.com/animais/?tipo=passaros&especie=agua) Use redirecionamentos 301* se for renomear as páginas.

o Organize a informação – o menor número de cliques possíveis para se chegar a um assunto.

o No-follow nos links apropriados

• Escreva uma boa meta description – Inclua suas keywords e tente convencer os potenciais clientes a clicarem no seu site.

• Faça um robots.txt – Ele é importante por alguns motivos. Primeiro, permite que você especifique exatamente quais páginas devem ser indexadas, seja para evitar conteúdo duplicado ou qualquer outro motivo. Segundo, com um robots.txt facilita a navegação da search engine pelo seu site, é o primeiro arquivo que elas lêem em seu site. É uma das diferenças da search engine para o visitante comum.

• Externamente, algumas coisas também precisam ser feitas, crie links para o seu site, divulgue em social bookmarks e feeds e diretórios de sites.

Tenha sempre essa lista ao seu alcance e busque sempre completar a maioria dessas tarefas em seus sites, desenvolvendo assim suas técnicas de SEO.

Autor Flávio, link: http://www.mestreseo.com.br/blog/geral/checklist-seo

*Para quem não conhece, redirecionamento 301, conforme citado acima:

Como implementar redirecionamentos 301 (permanentemente movido)

Se você precisar mudar o URL de uma página conforme ele é exibido nos resultados do mecanismo de pesquisa, use um redirecionamento 301 de servidor. Esta é a melhor forma de garantir que usuários e mecanismos de pesquisa sejam direcionados para a página correta. O código de status 301 significa que a página foi permanentemente movida para um novo local.

Os redirecionamentos 301 são especialmente úteis nas seguintes circunstâncias:

* Você mudou o seu site para um novo domínio e quer fazer a transição da forma mais direta possível.

* As pessoas podem acessar o seu site por meio de diferentes URLs. Se a sua página inicial puder ser acessada de diversas maneiras (por exemplo, http://example.com/home, http://home.example.com ou http://www.example.com), convém escolher um desses URLs como seu destino preferido (principal) e usar redirecionamentos 301 para enviar o tráfego de outros URLs para este URL. Você também pode usar Ferramentas para webmasters (google) para definir o domínio de sua preferência.

* Você está unindo dois sites e quer que os links de URLs desatualizados sejam redirecionados para as páginas corretas.

Para implementar um redirecionamento 301 para sites hospedados em servidores com Apache, você terá que acessar o arquivo .htaccess em seu servidor. (Em caso de dúvidas sobre acesso ou software do seu servidor, verifique com o seu web hoster.) Para mais informações, acesse o Apache .htaccess Tutoriale o Apache URL Rewriting Guide. Se o seu site estiver hospedado em um servidor com outro software, obtenha mais detalhes com o seu hoster.

Bom pessoa, aqui foram só alguns poquissimos materiais que tenho por aqui... em breve espero compilar mais alguns deles e continuar postando, ok? Espero que gostem!

[]'s Rafael Spilki

Edited by Rafael Spilki
Link to post
Share on other sites

2 answers to this question

Recommended Posts

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Answer this question...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Cloud Computing


  • Forum Statistics

    • Total Topics
      148888
    • Total Posts
      644902
×
×
  • Create New...