Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

.exe com firebird só roda em maquinas com delphi


rodrigosil

Pergunta

olá se possivél gostaria da ajuda de alguns dos Srs, estou com um programa feito em delphi7 e firebird 2.0 que so roda em maquinas com o delphi instalado. já instalei o firebird na maquina do cliente mas mesmo assim não roda. alguen sabe me dizer porque isso acontece? preciso saber se tem que instalar alguma dll na pasta system uso o dbexpress para conexção com o banco e um componente skin, mas isso acho que esta embutido no exe, se algum poder me esclarecer algo fico grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

já tive esse problema tambem, é por faltas de DLL sim...

um dos mais principais é o midas.dll tente copiar ele junto para pasta windows/system32...

depois disso vai dar mais erros.... só que ai quando abrir o aplicativo vai dar uma mensagem acusando qual DLL falta... ai em diante é só procurar no pc com delphi e passar pro pc sem delphi

aqui foi asim oumenos...

Editado por Frega
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

antes de mais nada obrigado por responder minha dúvida. mas olha so já coloquei a midas.dll no system e a dbexpint no dir do exe, agora o programa até inicializa mas dá erro, pior que esse erro não esta indicando nehuma dll saberia precisava saber quais dlls o exe está buscando mas isso ainda não consegui. se souber esse dica me passa. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

olha.. não sei se vai servir mas no meu projeto foi:

comerr32.dll

k5spt32.dll

krb5_32.dll

libeay32.dll

libiconv-2.dll

libintl-2.dll

ssleay32.dll

mas os dlls se não me engano ficam na pasta system32 e não sistem... vou testar em um micro novo sem delphi nem nada depois te falo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest --rodrigosil --

olá pessoal, o problema é que o erro justamente não indica nada de concreto "assim seria bem melhor né" mas o windons so avisa "esse programa executou uma ação indevida e sera fechado" mais ou menos isso, aparece a ai aparece Modname:kernel32.dll , mas essa dll está na sistem 32 junto com as outras dlls dbexpint , midas e as do fb que foi as que eu descobri que precisa até agora. a respeito Frega essas dlls que tu indicou são para qual tipo de conexão e banco. oque acho estranho é que o delphi embuti todas as dlls no exe né só é necessario a de conexão com o banco. mas tranquilo pessoas ficarei atento a novas dicas, pois ainda não consegui resolver o problema.

obrigado a todos por enquanto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

olá novamente pessoal. vou clarear um pouco mais meu caso para ver se alguém pode me dizer noque estou errando

o programa (exe) roda perfeitamente em maquinas com delphi.

na maquina do meu cliente (um micro só) sem delphi fiz o seguinte

instalei o fb 2.0 como serviço instalei o o exe (com instalador inno setup) setando o banco para o dir indicado na conexão e as dlls dbexpint e midas para a system32 , as dlls do fb já estão na sys32 pois instalei fb e ele está rodando normal o que acontece então é que o exe inicializa mas quando faço o logim ele fecha com a mesagem de erro que passei anteriormente.

esse exe contem um comonete skin (que aparentemente não é o preblemas pois iniciou normal)

tambem tem relatórios rave report (que tambem não deve ser o problema pois não chego a executar nenhum)

a conexão e com db express (a dll dbexpint já esta na system 32)

banco fb2.0 (as dlls já estão na system32, pois como disse já instalei o fb para evitar esse problema)

bom acho que é isso, então aguardo se algum dos senhores conseguir me ajundar em algo...

desde já obrigado a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest --Joao Paulo --

E, voltando, aparentemente, o problema está na conexão com o banco, pois o erro ocorre quando voce faz uma solicitação de dados ao banco, então ele não está conseguindo se comunicar com o mesmo, e, só para testar, tenta executar no seu micro(seé que voce já não fez) diretamente do executável, com o delphi fechado, e não pressionando para o Delphi compilar, e verifica se ocorre o mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest --rodrigosil --

bom dia pessoal, então descobri que o erro realmente é na conexão com o banco, o exe esta encontrando o banco mas não consegue conectar,deixei o meu sqlconection como conected = true e o banco em um dir fixo (repito que ele esta encontrando o banco no dir expecificado na conexão) mas realmente não conecta com o banco, preciso saber se é correto deixar o sqlconection com true (conectado por padrão) ou existe outra maneira de fazer isso, não sei tambem se precisa algur arquivo de inicialização da conexão ou algo desse tipo. qualquer dica agradeço

obriagdo a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest --rosenildo30 --
Tenta instalar o Zeos, e colocar para rodar na rede, ou localmente

Download Zeos 6.6.3-stable Source Forge.net

Qualquer coisa, posta novamente aí prá gente...

Pessoal estava com o mesmo porblema, e pra solucionar eu fiz o seguinte.

No componente de conexão SQLConnection, alterei algumas propriedades.

Connected = False

VendorLib = gds32.dll

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Tenta instalar o Zeos, e colocar para rodar na rede, ou localmente

Download Zeos 6.6.3-stable Source Forge.net

Qualquer coisa, posta novamente aí prá gente...

Aproveitando o gancho, eu estou tendo o mesmo problema, utilizo Zeoslib 6.6.4-stable, mas quando executo a aplicação em uma maquina sem Delphi ele simplesmente aparece na barra de tarefas do windows e fica parado, não faz nada, não da erro nem nada, detalhe: em minha aplicação eu leio um arquivo .INI com a configuração do IP do servidor, quando mudo pra um IP inválido ele imeditamente me retorna o erro de conexão ao banco, mas quando coloco o ip correto do servidor ele congela a aplicação e não me dá erro nenhum. Na pasta do aplicativo (unidade mapeada na rede) já estão todas as DLLs do postgre. Fiz o teste em uma máquina que tem apenas o delphi instalado, sem Zeoslib ou qualquer cliente de Postgre e dai ele executa normal. Também instalei apenas o BDE na maquina que não tinha Delphi e mesmo assim não funcionou. alguém tem alguma dica ?

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...