Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Visual Basic e Visual Basic .NET


kuroi

Pergunta

resolvi escrever um tópico aqui pra esclarecer as diferencas entre Visual Basic e Visual Basic .NET e ajudar quem tem duvida em escolher uma das duas.

primeiro de tudo, é bom deixar claro q se tratam de linguagens diferentes. a unica semelhanca entre as duas é a sintaxe q é praticamente a mesma.

o Visual Basic clássico teve a versão 6 como a ultima versão. a partir disso, a microsoft parou de lançar novas versões e passou a investir apenas no .NET.

afinal o q é o .NET?? basicamente é um ambiente de programacao baseado num negócio chamado .NET Framework. o .NET Framework é o q chamamos de máquina virtual. ele possui uma gde quantidade de bibliotecas e componentes já prontos e toda a programacao em .NET é feita baseada nessas bibliotecas.

por isso existem varias linguagens q trabalham com .NET, as mais conhecidas são C# e Visual Basic .NET, mas existem outras, inclusive Delphi .NET.

o q acontece é tanto o C# quanto o VB.NET utilizam as bibliotecas do .NET Framework. quando o codigo é compilado, ele é transformado num assembly intermediário q é interpretado pelo Framework. em resumo o .NET é uma colecao de bibliotecas e componentes prontos pra serem usados, onde todos os codigos de programacao são lidos e executados pelo .NET Framework. e para se programar foram desenvolvidas varias linguagens para se trabalhar com as mesmas bibliotecas de modo q se possa escolher a linguagem q mais te agrada.

o Visual Basic .NET seria então simplesmente uma linguagem baseada em Visual Basic para se programar em ambiente .NET.

podemos dizer então, q o Visual Basic 6 é uma linguagem ultrapassada, morta. e q o .NET é a linguagem do futuro.

entretando, o Visual Basic 6 ainda continua sendo relativamente bastante usado, principalmente no brasil. mas a tendencia é q ele va perdendo cada vez mas espaco.

você deve estar achando então q deve desistir do VIsual Basic 6 e investir no .NET?? bom, é o q eu recomendo, mas não necessariamente você deve fazer isso, pensando em termos de empregabilidade, ainda tem sim mta vaga de vb6.

ainda existem bastante sistemas feitos em Visual Basic 6 q continuam a ser usados, apesar de q a tendencia é o sistema migrar pra .NET, nem sempre isso é viavel, principalmente porque o .NET exige um pc mais equipado pra poder rodar. o Visual Basic 6 é muito mais leve, e atualmente no brasil você encontra mta empresa ainda com windows 98 em pentium iii sendo usado por exemplo.

vou aqui então fazer um comentario geral sobre as duas linguagens.

o Visual Basic 6:

como já dito, agora perdendo espaco para o .NET.

o Visual Basic 6 tem a vantagem de ser muito mais facil e leve de se usar e muito mais facil de se programar tb. a gde desvantagem é q ele é da epoca do windows 98, e a medida q o tempo vai passando novas tecnologias vem aparecendo q o Visual Basic 6 não acompanha. por exemplo, o Visual Basic 6 não esta preparado nem pra trabalhar com a rodinha do mouse. imagina você fazer um software cheio de barras de rolagem q você tem q ficar clicando na setinha pra descer.

agora, ele é muito melhor pra inciantes q estao aprendendo programacao do comeco. atraves dele é muito mais facil de inciar e aprender.

e pela sua simplicidade e facilidade, talvez seja bem mais util pra se fazer programas mais basicos.

e talvez a sua principal vantagem é q os programas rodam em praticamente qualquer pc, desdo window 98, incluindo xp e vista. agora o .NET exige o .NET Framework instalado no pc. e quanto a usuarios domesticos q ainda tenham xp (a maioria) por exemplo, quem é q instala o Framework no pc a não ser quem va desenvolver em .NET??

o Visual Basic .NET:

na minha opiniao, muito melhor de se programar e com resultados muito melhores.

o .NET é totalmente orientado a objetos. dessa forma, o codigo de programacao fica bem melhor montado, organizado e escrito. o problema é q trabalhar com OO é muito mais complexo do q se usar o Visual Basic antigo. normalmente só programadores experientes se dao bem com ele.

e o fator mais importante é q, como já dito, o .NET ta tomando cada vez mais espaco, principalmente com a possibilidade de se trabalhar com paginas web com o Asp.NET.

hj o mundo ta se conectando. você acessa internet do celular. a tendencia é q os softwares desktop vao se transformando em programas via web. e o Asp.NET talvez seja a melhor plataforma pra se trabalhar com web alem do java. já q o codigo é todo compilado (ou semi-compilado), as aplicacoes rodam muito mais rapido do q asp e php por exemplo, onde todo o codigo é interpretado.

a gde desvantagem é q, como já foi dito, é necessario a presenca do .NET Framework no pc do usuario. por isso ferramentas de uso domestico e coisas do genero ainda seriam perda de tempo de se fazer com o .NET. mas isso deve mudar em algum tempo. na verdade, nunca usei o vista, mas pelo q sei ele já vem com o .NET Framework instalado (me corrijam se eu estiver errado) e mesmo no xp, com a banda larga tomando mais espaco, não seria problema baixar e instalar o Framework.

o .NET foi lançado em 2002. a versao mais recente existente é a 2008.

em resumo:

o Visual Basic 6 esta ultrapassado. o .NET esta tomando o espaco.

profissionalmente falando, é muito melhor q você se dedique ao estudo no .NET, já q tb costuma se pagar mais pra programadores .NET do q de Visual Basic clássico.

agora caso você esteja iniciando em programacao pode ter serias dificuldades com o .NET, principalmente pra entender os fundamentos de orientação a objetos. uma boa opcao talvez seria comecar a estudar o Visual Basic 6 e depois sim ir atras do .NET

bom... é isso ai... qualquer duvida podem postar, se eu tiver escrito bestera pode xingar, mas acho q é mais ou menos isso ai. acho q da pra ter uma boa nocao do q são as duas linguagens.

e aqui no forum, temos uma sala exclusiva pra .NET. é essa aqui: http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showforum=49

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

eu estou começano a programar, e achei muito util para iniciantes oque você escreveu, achei que ficou bem claro

no meu caso pelo oque eu li, acho melhor começar pelo Visual Basic 6... mais tem algum programa que seria

mais recomendado, ou de certa forma melhor para mim que estou começando, pode me responder?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Higorbp, cara o ideal seria pegar logica e mexer com varias algoritmos, caso já tenha passado desta fase e queira começar a programar em uma linguagem (for windows), vale a pena seguir o conselho do Mestre Kuroi, pegue o VB6 instale na sua maquina, faça alguns programas e quando sentir que é a hora certa comece a migração para o .NET ( preferência para VB.NET)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

obrigado por me responder, eu demorei mais li sua resposta, eu estou pensando sobre começar com o VB 6, no meu curso estou aprendendo com ele... mais em casa eu estou com o VB.NET, obrigado desde já pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Kuroi, muito bom seu tópico e muito tentador para o meu caso, pois quero migra minha aplicacao que estou desenvolvendo, digo corrigindo os erros em Visual Basic 6.0 para o .NET, agora pelo que andei vendo por aí, vai ser um trabalhão não ? ou você descorda ? já que a Sintaxe é semelhante como você afirma, quero este desafio, mais ainda estou sem seguranca entende para migrar, mais preciso me atualizar no mundo, pois já fiz uma grande mudanca em minha aplicacao que foi mudar de banco, antes era ACCESS e agora é MYSQL.

"Sabio o Homem que Inventou a Cerveja"(Platao)

Editado por George Ferraz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Kuroi noite, eu fiz um teste com o Visual Basic 2008 express e me deparei com um layaut bacana de cara, agora, nessa versao assim que você tenta abrir um projeto seu, criado no Visual Basic 6.0, logo uma pergunta se você quer converter para .NET e dai cria tudo para você desde diretorio a pasta e também é possivel converte dll alem de exe, bom é atraente. Mais tenho que dizer em meu codigo de meu projeto aconteram mais de 30 erros entre eles de "ocx", acho que erros de codigo também, mais não era pra menos para mim que me deparei com um ambiente completamente diferente do Visual Basic 6.0, no sentido visual, mais muito interessante, que merece atencao nos estudos. Mais vou procurar com calma uma licenca para outra versao, pois o Visual Basic 2008 express é free por trinta dias, mais foi muito bom o primeiro contato.

Valeu.

"Sabio o Homem que Inventou a Cerveja"(Platao)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
obrigado por me responder, eu demorei mais li sua resposta, eu estou pensando sobre começar com o VB 6, no meu curso estou aprendendo com ele... mais em casa eu estou com o VB.NET, obrigado desde já pela atenção

Eu gostaria de começar a programar com o VB 2008 (VB 9), por acaso tem no mercado algum livro para orientar-me na programação com esta linguagem?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá para todos...

Eu também sou iniciante, e o pior de tudo, auto-didático, devido a ter pouco tempo livre e também pouca grana <_< .

Achei muito importante a criação deste tópico, pois fui um dos que não sabia dessa diferença e até perguntei para o Kuroi sobre isso...

@Higorbp: Concordo com você, também me conformarei em iniciar com o VB-6, apesar de já ter instalado o VB.NET e ficar bastante admirado com a interface dele e com as inumeras opções... mas, tenho que me contentar com o 6, pois tentei criar um exemplo de aplicativo no .NET que havia criado no 6, e me perdí totalmente...

Então pessoal é isso, se virem muitos tópicos criandos por mim não se assustem, pois trata-se de alguém que adora informática e está aprendendo "na raça"! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu me cadastrei hj no scriptbrasil, e vou contar uma.

Eu programo em visual basic 5 a alguns anos, e recentemente tentei experimentar converter um projeto grande para VB.Net.

Me deparei com a necessidade de migrar primeiramente para VB6, pois é a porta de entrada para o .Net, então migrei.

Depois de uns dois ajustes que fiz no projeto, tentei novamente para experimentar, cara, deu tanto erro na conversão, tanto erro..

Nem sei como o pc não explodiu de tanto contar!! Erros diversos, como por exemplo instruções como: txtNome = "", e o ocx do crystal reports, cada linha de definição de linguagem, era um erro, acho que foram algumas centenas... rsrs.. misericórdia

Então, apesar de eu ter dado um tempo nas minhas tentativas de conversão, eu gostaria de dar umas dicas para quem deseja fazer isso. Procure na internet as regras para você escrever o código para minimizar os erros durante o processo de conversão. Por experiência própria, eu digo, o processo de conversão começa antes do ato de converter o projeto propriamente dito, você precisa ir preparando o projeto para a conversão aos poucos, padronizando sua escritura de código, eu recomendaria, ir para uma versão mais nova do crystal reports como a 11.5, e sair do access e ir para o MySQL 5.1 por exemplo, pois são duas ferramentas muito poderosas nas mãos de um programador hábil. E antes de tentar converter um projeto grande como eu fiz, procure conhecer melhor a linguagem, compre um livro, e crie mini projetos que procurem explorar assuntos específicos, como por exemplo o uso de controles, listbox, textbox, acesso a banco de dados, manipulação de strings, etc... Para pegar o b.a.ba da programação, ir se acostumando as novas características, inclusive por exemplo, a manipulação de strings de dados está muito show. Bom, espero ter dado alguma contribuição. Desejo boa sorte e tudo de bom pra quem ler meu post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...