Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Instalar O Win Em Outra Particao


tuliobarata

Pergunta

eae gente? tudo bom??

eu so o irmao do §tRuTe®..hehe...peguei a antiga conta dele aqui no Forum...

a minha duvida é a seguinte.....

eu tenho um HD particionado em dois aqui em casa..na primera particao ta instalado o win98..ae eu queria instalar o ME(eu sei q é ruim..mas da nada não) na otra particao......ou seja, deixar o c: com o 98 e o d: com o ME.....tem jeito?

ae depois se eu tirar o win98 quando eu iniciar a maquina ela vai direto pro ME?

brigadao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

o 2000pro quando instala ele, ele pergunta se quer a atualização, ou criar uma particao para ele

e quando você inicia a maquina ele pergunta, se você quer iniciar com o win98 ou win2000

qualquer duvida posta ai

ah..

que negocio é esse pegar o registro do seu irmao, faça o seu registro, é facil....

ate mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

cara, existem alguns programas (parttionmagic por exemplo) que montam um sistema de boot que te dá a escolha de qual dos sistemas operacionais você quer usar.... no caso do LINUX é o LILO...... mas tem uns pra win também....

ai você instala e é só procurar o programa e configurar.....

ai se você apagar um dos win você configura pra entrar direto......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu particularmente colocaria o XP e o 98, pois o próprio XP gerencia o esquema aí você inicia com o SO que você quer, no caso XP ou 98, se você optar pelo XP (q eu acho beeem melhor) e quiser instalar td sem formatar o micro, entra no prompt do DOS e renomeia as pastas do window e arquivos de programas e instala o XP, mas o ME não sei se faz esse gerenciamento, uma q eu usei o ME poucas vezes e não gostei não véio...mas... cool.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
cara, existem alguns programas (parttionmagic por exemplo) que montam um sistema de boot que te dá a escolha de qual dos sistemas operacionais você quer usar.... no caso do LINUX é o LILO...... mas tem uns pra win também....

ai você instala e é só procurar o programa e configurar.....

ai se você apagar um dos win você configura pra entrar direto......

O Lilo é um boot loader, e não um componente do Linux.

Ele ou o Grub são incluidos na maioria das distribuições porque é necessário para dar boot no sistema apartir do HD.

Mas isso não faz dele exclusivo para Linux.

Eu usava aqui para usar sistemas em dois HDs quando emprestei por uns dias a máquina pro meu pai por o HD dele(a dele estava com problemas na placa de vídeo).

Para instalar o Lilo você só precisa ler sobre ele e iniciar a máquina com o disco de boot de alguma distribuição do Linux.

biggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

matrix....... eu me referi ao lilo não como específico do linux.... e sim como um prog. q vem com o linux......... biggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

porque? o lilo num funca com o win98 e winME.............

ah...e nesse maquina q eu irei fazer isso.........o XP num roda nem em sonho...auhahu

ah..e mais uma coisa......mesmo sem colocar um prog desses ae.........eu instalo otro windows no D:

e depois disso...............formato o C: q ta o win atual.o q vai acontecer? na hora de iniciar o win ele vai iniciar direto no D: ou vai dar algum erro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

acredito que ele esta querendo trabalhar com os dois

mais se você instalar o win2000 ele faz o gerenciamento, caso você tenha dois S.O, quando você carregar o sistema ele ira perguntar se quer iniciar com o win 98 ou win2000

acredito que o win ME faca isso

caso em duvidas poste ai

ate mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

eu de comeco.......quero ficar com os dois.....mas depois eu vo ter q tirar um deles..e no caso queria tirar o win 98 e esta no C: e deixar o winME e vai estar no d:.............

ou seja...ficar apenas com um SO......

ah...eu já tentei instalar com win2000 aqui.mas depois de uma semana, nesse PC aqui.......ele fica muito lerdo.........

então.tem jeito de iniciar o win direto do D:? ??????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

acho que tem sim........... o sistema operacional é procurado por porta IDE e não por unidade 'virtual' do HD.... ele procura por HD.... e não por partições..... smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
ah..e mais uma coisa......mesmo sem colocar um prog desses ae.........eu instalo otro windows no D:

e depois disso...............formato o C: q ta o win atual.o q vai acontecer? na hora de iniciar o win ele vai iniciar direto no D: ou vai dar algum erro?

Cara!!

muito interessante a sua dúvida. Achei mesmo. Se você 1 dia chegar a fazer isso q tá citado me diz o q aconteceu, beleza?! Faz um post nesse tópico mesmo. E o Setup realmente só gerencia portas pra configurar inicialização, isso é verdade, por isso até eu fiquei curioso.

Agora eu farei outra pergunta:

O WinME não teria q substituir o 98 durante a instalação?

Falow ph34r.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

liga não gente....meu irmao é meio retardado......auauhauhauhauhauha

é q ele ta feliz la com o PC dele........ta fuçanu tanto...q daqui a pouco quebra....

auauhauhauhauhauha

mas ele não queria atualizar o 98 pro ME....ele quer mesmo instalar o ME no d:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

orra, e eu que vou ter um HD de 20Gb pra fazer experiências aki em casa??...hehehehe

um de 40 pra levar a sério e um de 20 pra aloprar...hehehe..... vou instalar td q puder no de 20.... tongue.gif

ae, quem quiser fazer testes de vírus é só falar comigo..... cobro baratinho... hahahahahha smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

instala o winME no teu d:\ que ele vai criar no c:\ um arquivo chamado boot.ini com as opções para dar boot nos dois sistemas instalados, se ele reconhecer que o win 98 está instalado...

<boot.ini>

[boot loader]

timeout=30

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows 98"

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows Me"

<>

Com isso vai aparecer uma tela no boot para tu escolher qual sistema deve ser carregado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
instala o winME no teu d:\ que ele vai criar no c:\ um arquivo chamado boot.ini com as opções para dar boot nos dois sistemas instalados, se ele reconhecer que o win 98 está instalado...

<boot.ini>

[boot loader]

timeout=30

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows 98"

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows Me"

<>

Com isso vai aparecer uma tela no boot para tu escolher qual sistema deve ser carregado...

// no pc da minha tia instalei o xp com o 98...

// quando escolho o 98 na hora do boot

// da um erro de dll e não inicia o windows...

// não to na minha tia agora... mas fala para reinstalar o arquivo

// hall.dll

// c não me engano...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

AMIGO ...

SE você FIZER ESSE TIPO DE INSTALACAO DE DUAL BOOT VAI FUNCIONAR DE FORMA CORRETA ATE QUE você FORMATE OU DESINSTALE O S.O. QUE TIVER NA PARTICAO C:, NESSE CASO você TERA QUE UZAR O FDISK E MUDAR QUAL A PARTICAO QUE ESTARA ATIVA NO CASO A D:, E TAMBEM FAZER UM DISCO DE BOOT E DIGITAR NA PARTICAO D: FDISK /MBR ( DE MASTER BOOT RECORD).

AI SIM A SEGUNDA PARTICAO QUE NO CASO SERA D: SERA A QUE VAI INICIALIZAR O BOOT.

MAS COMO já FOI DITO ANTERIORMENTE MELHOR SERIA UTILIZAR UM GERENCIADOR DE BOOT PARA AGILIZAR O PROCESSO...

SUGESTAO SE SEU MICRO FOR ANTIGO PORQUE não UZAR EM UMA PARTICAO O LINUX E EM OUTRA O WINDOWS 98 OU ATE MESMO O ME.

VALEU...

ESPERO TER AJUDADO...

QUALQUER DUVIDA POSTE NOVAMENTE PARA PODERMOS AJUDAR....

laugh.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...