Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Acentuação


_bruniolos

Pergunta

Boa tarde pessoal!

Já sei que existem diversas perguntas sobre o assunto "Acentuação com AJAX", mas ainda estou insatisfeito.

Gostaria de saber qual a melhor solução para resolver problemas de acentuação com AJAX. Antes eu usava funções do PHP (utf8_encode() e utf8_decode()), uma vez que já entendi que o xmlHttpRequest só trabalha com utf8.

O problema de usar essas funções do PHP é que é muito trabalhoso, imaginem que eu tenha que criar uns 20 formulários cada um com uns 30 campos. É muito desgastante usar toda hora essas funções.

Então pesquisei mais sobre o assunto e sugeriram que eu mudasse toda a codificação das páginas para UTF-8, inclusive o banco de dados ou até para não mudar todas as páginas, mudar o charset padrão do servidor, no caso apache. Fiz isso, funcionava até bem, mas o banco de dados fica com inconsistência, se eu coloco um "é" por exemplo, o banco de dados armazena algo como "Ãi". Para exibir os dados aparece normal o "é", mas não posso deixar isso armazenado no bd. Estou utilizando mysql.

Detalhe: estou utilizando a biblioteca JQuery, então tem mais um problema, quando o formulário contém um campo para envio de arquivos, como não é possível enviar por AJAX, o JQuery cria um iframe invisível para target do formulário, simulando o AJAX, o que é muito cômodo porém os dados não são codificados para UTF-8 e aí se o usuário que preencher meu formulário resolver enviar um arquivo não poderei usar as funções do PHP citadas acima, pois os dados não estão em UTF-8.

Gostaria de saber se alguém sabe como resolver o problema da acentuação da forma mais prática possível. Espero ter sido o mais claro possível.

Desde já agradeço!

Editado por _bruniolos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

bruniolos, eu não vou saber resolver o seu problema, porque não trabalho muito com a parte server-side.

Seria interessante você perguntar para o povo de php lá, que com certeza eles já tiveram o mesmo problema que o seu e vão saber melhor como solucionar isso.

Acho que talvez deva ter uma interface entre a tela que mostra o conteúdo e o php que controla os dados a serem inseridos no banco, pra não precisar usar toda hora as funções de encoding... não sei.

Mas, se tiver alguém que saiba uma forma mais simples, esse alguém deve manjar de php. Posso mover sua dúvida para lá ?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
é cara,

você parece ter um problema. hehe

chegou a ler este post?

talvez te ajude em algo:

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...p;hl=acentuacao

sucesso ai.

Eu sempre uso este comando para correção de acentuação:

<%@ CodePage=65001 %>

Mas as paginas que usamos aqui não é PHP e sim ASP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...