Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) valor negativo


Clauido José

Pergunta

estou com uma duvida como eu comparo um valor negativo de uma variavel por exemplo

-10 a outra 10

se eu fiezer

if 10>-10 aceita?

ou fazer assim
vl=1 
vl=-10
if vl<0 then 
  response.write("menor")
else
  response.write("maior")
en if

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Olá, incialmente peço para que você poste sempre seus códigos dentro das tags code, veja:

  • Quando precisar postar algum código, utilize as tags específicas, como [html] [/html] para códigos em HTML ou [code] [/code] para outros códigos.

    Existe também o [codebox] [/codebox] para códigos muito extensos, mas muitas vezes ele acaba atrapalhando a interpretação do mesmo em vez de ajudar.

    Se precisar postar o código de mais de um arquivo, escreva o nome do mesmo em negrito, logo antes da caixa de código, assim eles poderão ser identificados pelos outros usuários.

    Este simples recurso facilita incrivelmente na hora de ler ou analisar um código.

Veja mais em: http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=131728

quanto a dúvida...

O valor negativo realmente importa? digo... o sinal... importa? não podes simplesmente retirar o sinal com um replace?

[]'s Rafael Spilki

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ok desculpe é seguinte cara to com um problema não se se é cach do pc porque é seguinte to fazendo uma rotina onde verifico se o valor é negativo se for ele fala pra mim é negativo se não ele faz da um update na tabela entende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá Cláudio!

Sua dúvida é muito simples, é uma questão de organização da informação. Caso você tenha estes números de forma aleatória o recomendável seria usar uma regra básica da matemática.

Todo e qualquer número negativo está abaixo de zero, ou seja, independente do número que seja comparado (-3, -45, -1000, -3456, etc) com zero será automaticamente abaixo dele. Caso seja igual você deve fazer uma segunda referencia para tal.

Infelizmente está sua logística (10 >-10) está correta, porém não esclarecida. Explico:

-10 -9 -8 -7 -6 -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Observe que ambos os números estão em lados opostos (um é positivo e outro negativo, digamos assim), independente da ordem que você organiza isto a seleção é local, ou seja, 10 sempre será maior que –10.

Sua duvida em relação a isto... 10 < -10? Com certeza, a ordem dos números não é relevante e sim os operadores relacionais e como utiliza-los.

Ser um programador atencioso ajuda.

<%
vl= 10
if vl < -10 then 
  response.write("menor")
else
  response.write("maior")
end if
 %>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Olá Cláudio!

Sua dúvida é muito simples, é uma questão de organização da informação. Caso você tenha estes números de forma aleatória o recomendável seria usar uma regra básica da matemática.

Todo e qualquer número negativo está abaixo de zero, ou seja, independente do número que seja comparado (-3, -45, -1000, -3456, etc) com zero será automaticamente abaixo dele. Caso seja igual você deve fazer uma segunda referencia para tal.

Infelizmente está sua logística (10 >-10) está correta, porém não esclarecida. Explico:

-10 -9 -8 -7 -6 -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Observe que ambos os números estão em lados opostos (um é positivo e outro negativo, digamos assim), independente da ordem que você organiza isto a seleção é local, ou seja, 10 sempre será maior que –10.

Sua duvida em relação a isto... 10 < -10? Com certeza, a ordem dos números não é relevante e sim os operadores relacionais e como utiliza-los.

Ser um programador atencioso ajuda.

<%
vl= 10
if vl < -10 then 
  response.write("menor")
else
  response.write("maior")
end if
 %>

10 < -10 ?!?!

Olha... pra mim 10 > -10 assim como -10 < 10!

Agora 10 < -10 ?!?

Cláudio, favor postar os resultados após os testes... fiquei muito curioso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Obrigada Jonathan por ajudar-me a esclarecer de forma clara e objetiva, é exatamente isto. È condicional, ou seja, Que indica ser a verdade de uma proposição dependente da verdade de outra condicionalmente.

10 < (Menor que) –10 isto é condicional dependente de uma outra verdade.

Mais uma vez obrigado Jonathan por ajudar-me a esclarecer aos colegas com muito mais clareza. Sua ajuda foi fundamental (Gostei de você).

E AndreiaJP como está? lembro-me dela quando era membra e hoje é administradora segundo alguns colegas orgulhosos pelo feito dela(Eu também estou muito orgulhoso, sempre foi muito dedicada).

Editado por Marcio Benvenuto de Lima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Acho que não me fiz entender... mas vamos lá!

Cláudio... pode sim comparar em suas condicionais valores negativos!

No entanto... pelo que entendi da sua app, visto tópicos que tenho acompanhado... acredito que isso (somente isso) não será o suficiente!

Todo caso... sim, pode sim! pode comparar valor negativo com positivo... se vai funcionar, digo, se serão tratados como verdadeiros ou falsos vão depender da sua condicional!

Forte abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Cara sinceramente não entendi legal a sua dúvida, então tirei uma conclusão em relação ao seu primeiro post ...

Cole esse script ai e veja se é +/- isso

<%
if request("valor") <> "" then
    if CINT(request("valor")) < CINT(request("valor_1")) then
        response.write "O campo <strong>VALOR</strong> é menor"
    elseif CINT(request("valor")) > CINT(request("valor_1")) then
        response.write "O campo <strong>VALOR</strong> é maior"
    elseif CINT(request("valor")) = CINT(request("valor_1")) then
        response.write "<strong>OS valores são iguais</strong>"
    end if
else
%>

<html>
    <head>
    </head>
        <body>
            <form method="POST">
                <table>
                    <tr>
                        <td>Valor</td>
                        <td><input type="text" name="valor"></td>
                    </tr>
                    <tr>
                        <td>Valor 1</td>
                        <td><input type="text" name="valor_1"></td>
                    </tr>
                    <tr>
                        <td colspan="2"><input type="submit" value="Verificar"></td>
                    </tr>
                </table>
            </form>
        </body>
</html>
<%end if%>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Pessoal vejo que meu tópico gerou uma discução isso é bom né hehehe

É seguinte o que eu quero é verificar o valor que eu informo com um text e valor do banco de dados ele se ele verficar se o valor informado a qtd do produto por exemplo do banco for se maior beleza ele informa é maior isso ta fazendo certo bom se for menor o que ele faz um update ele diminue o valor da qtd do banco com o valor informado correto só que não pode ter numero negativo entende não pode haver no estoque por exemplo um produto que este com a qtd = - 10 certo esse é minha duvida.

Bom rafael em relação ao toquico referido sim resolvi e outra duvida se você analizar ok.

Obrigado pela ajauda do meu caros amigos do forum

Editado por Clauido José
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Sò que rafael por exemplo vou colocar alguns valores

qtdInformada=20

qtdEstoque = 30

beleza

total=qtdinformada-qtdEstoque

total=10

ok

proximo venda

qtdIn..=20

qtdEstoque=10

total=qtdinformada-qtdEstoque

total=-10 'Isso não pode tem que informar

ou melhor

se

qtd..=10

qtdEstoque = 10

total=qtdinformada-qtdEstoque

total=0 'Informar você zerou o estoque.

Onde qtdEstotue seria o valor do banco de dados que vou atualizando a cada venda e qtdInfo... é a quantidade informada.

Deu pra enteder?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

antes de fazer o calculo você tem que criar uma condicional assim:

if qtdeinforada > qtdEstoque then
total=qtdinformada-qtdEstoque
elseif qtdeinforada < qtdEstoque then
response.write "A quantidade solicitada é maior do que o disponível em estoque! O estoque atual conta com " & qtdEstoque & "itens disponíveis"
elseif qtdeinforada - qtdEstoque = "0" then
response.write "O estoque ficou zerado! Avise o depto. de compras imediatamente!"
end if

dessa forma nunca terá números negativos... o máximo que terá é o número 0!

[]'s Rafael Spilki

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

mas olha como você escreveu amigão:

if qtdp > rsBusca("qtdincial") then

total=qtdp-rsBusca("qtdincial")

sop = 3

elseif qtdp < buscarsBusca("qtdincial") then

response.write("<script>alert('A quantidade solicitada é maior do que o disponível em estoque')/</script>")

sop = 1

elseif qtdp - rsBusca("qtdincial") = "0" then

response.write("<script>alert('O estoque ficou zerado! Avise o depto. de compras imediatamente!');</script>")

sop = 2

end if

Veja: se qtdp for maior do que o valor do banco então qtdp - valor do banco! essa condicional vai dar sempre negativa! ou seja... se o que você quer tem mais do que tem no estoque pela lógica o estoque ficará negativo... não?!?!

sacou o porque?

o mesmo nas outras condicionais! da uma revisadinha aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

mais ai obviamento... se tu tem 10 em estoque eu quero 20...

agora você disse certo...

estoque=10
qcompra=20

if cint(estoque)-cint(qcompra)>=0 then
response.write "positivo"
else
response.write "negativo"
end if
agora saber qual é negativo... -10>0 ? já basta...
var1=-10
var2=10

if var1>0 then 
x="positivo"
else
x="negativo"
end if

if var2>0 then 
x1="positivo"
else
x1="negativo"
end if

if var1-var2=0 then
response.write "variaveis de mesmo valor com sinais opostos com var1 sendo "&x&" e var2 "&x1
else
response.write "variaveis de mesmo valor com mesmos sinais ou valores diferentes sendo var1 sendo "&x&" e var2 "&x1
end if

achu q é isso ai...

http://dic.academic.ru/dic.nsf/enwiki/106049

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

p**** resolvi mais uma era mais simples do que nos esperavamos a condicional ficou assim .

QtdEstoque = rsBusca("qtdincial")
total = 0
if CINT(qtdp) < CINT(qtdEstoque) then
sop=3
total=qtdEstoque-qtdp
if total<=0 then sop=4
elseif CINT(qtdp) > CINT(qtdEstoque) then
response.write "<script>alert('A quantidade informada é maioq que estoque')</script>"
sop=2
end if
if sop=3 then
executa o update do banco
end if

Aogra eu gostaria de saber aproveitando o tópico por a função alert não exibe a mensgaem obrigado mais uma veza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...