Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

alguém pode me ajudar


Rajare

Pergunta

Bom dia, eu sou iniciante em Delphi.

Eu to querendo criar um programa simples onde uso o access como banco de dados

Faço uma "ADOConnection" para conectar ao access(só assim que eu sei se alguém souber outra forma me avisa)

e depois uso o "ADOTable" para add os recursos da tabela.

E agora eu queria criar meus próprios botões de salvar, limpar, excluir. E também gostaria que depois de salvo não podesse excluir.

Por favor me ajude! :rolleyes:

Podem me add no messenger.

tec.rajare@hotmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Veja este post

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...st&p=496013

e procure tambem fazer pesquisa no forum antes de postar sua dúvida, pois ela pode já ter sido resolvida em outros posts

abraço

beleza, eu sou novo no forum e até tentei procurar mais não tinha encontrado valeu a força.

porém gostaria de sabe como faço um radiobutton alterar um valor direto na tabela.

Exemplo:

Nome: Rajare teclou as (*) 10:00 ( ) 11:30 ( ) 20:00

Tabela: NOME HORARIO

Rajare 10:00

Se existe um outro botão semelhante por favor me ajudem.

Mas se esse funciona também pesso a colaboração de todos vocês.

Muito Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
porém gostaria de sabe como faço um radiobutton alterar um valor direto na tabela.

Exemplo:

Nome: Rajare teclou as (*) 10:00 ( ) 11:30 ( ) 20:00

exemplo:

procedure TForm1.RadioGroup1Click(Sender: TObject);
var opc : integer;
begin

  opc := RadioGroup1.ItemIndex;
  case opc of
    0: begin
         Query_IB.Active := false;
         CDS_Query.Active := false;

         Query_IB.SQL.Clear;

         Query_IB.SQL.Append('SELECT NOME, HORARIO FROM Tabela ');


         Query_IB.Active := true;
         CDS_Query.Active := true;

         CDS_Query.Edit;
         CDS_QueryNOME.Value := 'Rajare'; // ou o nome pode vir de um Edit1.Text
         CDS_QueryHORARIO.Value :=  timetostr(now); // hora em que ocorreu o clique no RadioGroup

         CDS_Query.Post;
         CDS_Query.ApplyUpdates(-1)
       end;

    1: begin
         Query_IB.Active := false;
         CDS_Query.Active := false;

         Query_IB.SQL.Clear;

         Query_IB.SQL.Append('SELECT NOME, HORARIO FROM Tabela ');


         Query_IB.Active := true;
         CDS_Query.Active := true;

         CDS_Query.Edit;
         CDS_QueryNOME.Value := 'Rajare'; // ou o nome pode vir de um Edit1.Text
         CDS_QueryHORARIO.Value :=  RadioGroup1.Items.Strings[RadioGroup1.ItemIndex]; // ou uma opção do radiogroup
         CDS_Query.Post;
         CDS_Query.ApplyUpdates(-1)
       end;
   end;

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Não Consegui fazer como você postou, acredito que é falha minha. Porém aprendi de outra maneira. Valeu Pela Força.

Agora me deparo com outro problema que ta dificil pesquisei mas não encontrei(acredito que: como sou iniciante não tenho a ginga de pesquisar com nomes tecnicos).

Olhem esse caso:

1º- Eu queria um botão pra salvar só três linhas da tabela feito em access.

Exemplo:

[1ºAgendamento] [Horario] [Data e Horario]

[Nome do Fulano] [ 11:11 ] [Preenchimento automático de data e hora da reserva sem que o usuário não possa altera-lo > Como faço isso]

[botão Salvar] > Quando eu clicar quero que salve só essas três campos da tabela : [1ºAgendamento] [Horario] [Data e Horario]

[2ºAgendamento] [Horario] [Data e Horario]

[ Arthur ] [ 11:11 ] [Ex.:10/05/2009 - 19:30]

[botão Salvar]

2º- Gostaria de saber como eu faço um Botão abrir outro formulário.

3º- To apanhando pra fazer o relatório, qual é o jeito mais facil de fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
eu sou iniciante em Delphi.

Colega... sugiro a voce fazer buscas no forum usando palavras chaves como: apostilas delphi, botão, access ...etc

voce encontrará dúvidas como as suas já solucionadas

aproveite e leia as apostilas e as dicas e tutorias dephi

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showforum=69

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Agora me deparo com outro problema que ta dificil pesquisei mas não encontrei(acredito que: como sou iniciante não tenho a ginga de pesquisar com nomes tecnicos).
Rajare, esteja certo que não é uma questão de falta de "ginga", mas sim de desconhecimento - natural nos iniciantes. Quando você procurar conhecer os componentes que usa, logo descobrirá como, e o quê, pesquisar. Siga a dica do Jhonas: procure material para estudo. ;)

1º- Eu queria um botão pra salvar só três linhas da tabela feito em access.

Exemplo:

[1ºAgendamento][Horario] [Data e Horario]

[Nome do Fulano] [ 11:11 ] [Preenchimento automático de data e hora da reserva sem que o usuário não possa altera-lo > Como faço isso]

[botão Salvar] > Quando eu clicar quero que salve só essas três campos da tabela : [1ºAgendamento] [Horario] [Data e Horario]

Voce diz usar o componente TADOTable(dataset) para acesso ao banco de dados. Então, a próxima pergunta: Os componentes correspondentes aos tais campos são de que tipo? TEdit's ou TDBEdit's?

Se são TDBEdit's, você sabe configurar eles para ficarem associados ao dataset (componentes table ou query)? Se sim, para gravar os dados você precisa apenas chamar o método Post do dataset. Se são TEdit's, você terá que usar o método Append do dataset para criar o novo registro, mover o conteudo dos edits para os respectivos campos (fields) do dataset, e então chamar o método Post do dataset.

Em qualquer dos casos, isto feito no evento OnClick do seu botão Salvar.

A questão de não deixar o usuário alterar alguma coisa, vai depender de onde está feita a edição, se usando (DB)Edit's ou DBGrid. Em ambos os casos, você poderá utilizar a propriedade Enabled=>False (no caso do DBGrid, será a propriedade da coluna específica - não do componente).

2º- Gostaria de saber como eu faço um Botão abrir outro formulário.
De novo, no evento OnClick você executará a ação desejada. Neste caso, para mostrar um form, você tem duas opções chamar o método ShowModal ou Show do form em questão. Há diferença entre as duas opções - procure mais informações a respeito.

3º- To apanhando pra fazer o relatório, qual é o jeito mais facil de fazer?
No índice de Tutoriais e Dicas, você encontra um artigo do colega Prog'amador: Criando Um Relatório no QuickReport Passo a Passo, que pode lhe dar uma noção sobre o assunto. Há também inúmeros tópicos sobre o assunto com bastante informação (gaste um tempinho pesquisando aqui no forum e no Google).

É complicado tentar ajudar se você não tiver uma base mínima, senão, estaremos "falando grego" e não chegaremos a lugar algum, ou mesmo, você acaba ficando sem resposta - a idéia do forum é tirar dúvidas e não ensinar programação.

Então, sugiro que voce realmente procure estudar apostilas e/ou os exemplos que venham com o Delphi (normalmente tem uma pasta Samples na instalação) para que você comece a se acostumar com os componentes, suas propriedades e métodos, sua finalidade, ... O help também ajuda bastante (precisa um pouco do inglês).

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...